Educação infantil à distância

Educação infantil à distância: como os pais estão lidando com essa nova rotina?

Nesta pandemia pais e educadores discutem estratégias de ensino infantil para que as crianças não percam o ritmo e continuem com um bom aprendizado. Dessa forma ocorreu uma reinvenção do cotidiano.

Sendo assim, a educação infantil a distância passa a ser debatida para ver qual será a melhor maneira de trazer grandes resultados. Isso é importante porque a vida dos pais podem ter agitações do trabalho e precisam de um momento para ajudar a criança.

Muitos pais têm relatado a rotina com os filhos diante dessa pandemia. Inclusive tem aqueles pais que até fizeram cursos online para que possam saber como lidar com a questão do ensino, enquanto outros buscaram por tutores para as crianças.

Educação infantil à distância: como os pais estão lidando com essa nova rotina?

Estudar a distância está crescendo muito nesta pandemia, mas a necessidade de ensino online infantil da parte das escolas se tornou uma exigência para que os alunos não percam o ano e possam voltar às aulas sem ter que reaprender tudo do zero.

Porém, um dos desafios é com relação aos pais, ou seja, como eles vão se ajustar ao ensinamento dos filhos a distância nessa pandemia e como encaixar essa nova rotina.

Na realidade, tanto educadores como pais tiveram que se adaptar às novas rotinas, isso já pode ser visto pelos mais de 5 milhões de estudantes do ensino fundamental e médio que foram afetados pela suspensão das aulas em 2020.

Rotina de estudo na prática

Grandes mudanças levam a grandes desafios e por isso é necessário fazer com que tudo ande bem. Sendo assim, você já pode imaginar como a suspensão das aulas afetou todos alunos, pais e professores.

Alguns estudantes tiveram a sua rotina com vários trabalhos de escola alterados, fazendo com que muita matéria ficasse acumulada para estudar em casa, mas com relação às crianças do ensino infantil, isso foi pior porque exigem mais atenção dos pais.

A rotina dos pais foi muito alterada e das crianças ao ponto de não haver conciliação de horário devido as duas partes estarem cansadas no período que podem estudar que muitas vezes é a noite.

As crianças tinham um certo horário de aula, este foi alterado, possuíam dificuldade de fazer algumas atividades em casa, aí essa mudança foi ainda mais acentuada.

Os pais se queixam do horário, da dificuldade de ensinar, de incentivar as crianças a uma rotina de estudos em casa e etc…

Buscando conhecer a plataforma que os alunos irão estudar

Um dos desafios dos pais é o de buscar a plataforma que os filhos irão estudar nesta pandemia e fazer o máximo possível para que a criança tenha vontade de assistir às aulas.

É certo que tudo na prática muda, porque muitos pais estão tendo dificuldade para esse tipo de atividade, por impaciência, falta de tempo, pela falta de internet, falhas de conexão e etc..

Foram oferecidos tablets para algumas famílias que não têm aparelhos para conseguir acessar as plataformas adequadamente.

Somente no estado de São Paulo foi feito um planejamento para distribuir 465 mil tablets, dessa forma os pais que estão tendo dificuldades estão correndo atrás para saber como será o acesso às plataformas das aulas.

Conciliar o tempo de estudo e rotina de trabalho e as demais atividades

Esse um grande desafio porque os pais já possuíam uma rotina onde era só levar as crianças em determinado horário para a escola ou esperar a vã chegar para os levarem. Por isso, eram mais de quatro horas sobrando para fazer outras atividades.

Então como a mudança da pandemia os pais que trabalham e chegam a noite cansados tiveram que chamar os filhos em horários que eles também estão cansados para os estudos, tornando a atividade ainda mais difícil e estressante para os dois lados.

Alguns especialistas sugerem que o tempo de estudo em casa deve ser diminuído de cinco horas para apenas três porque os pais não tem tanto tempo assim, quer trabalhem em casa ou fora.

Além disso, os pais têm os momentos de preparar a comida para dar à criança no horário certo, lavar as roupas e dar a atenção carinhosa sem a parte de estudos.

Dessa maneira, você pode perceber que além dos pais buscarem ser pais eles tem que ser um professor e incentivador.

Manter a criança focada durante os estudos online

Esse é um desafio que é citado por algumas listas de atividade dos pais, teoricamente é tudo bem certinho, mas muitos pais citam os desafios que você sendo pai deve ter também. Um deles é fazer com que a criança tenha foco e atenção.

Mas para isso você perceberá que a criança que tinha uma certa dificuldade de fazer atividades, piorou agora, aumentando as birras e chateações.

Por isso o desafio da educação infantil à distância está em tirar tudo que for possível que desvie a atenção, como TV e som ligado, barulhos de alguma máquina em casa e etc…

Reservar momentos de lazer

Se a atenção e o tempo de qualidade dos pais era precário antes, nessa pandemia o problema aumentou.

Por isso os pais devem ter momentos de lazer, mas o tempo livre acabou ficando meio escasso. Estar em casa sem trabalhar permitia um tempo a mais para estas atividades, só que o retorno à rotina de trabalho dificultou muito as coisas.

Dessa forma você pode perceber que muitos pais organizaram um certo cronograma que vai desde o momento que eles se levantam, depois as refeições, atividades escolares, e horário de dormir.

Mas os momentos de lazer são importantes, sendo necessário que os pais se organizem para que a rotina pesada de semana possa ser amortecida por momentos de recreação.

Conclusão

Os desafios para os pais, professores e alunos são enormes nessa pandemia, afinal, todos tiveram que se reinventar para que a adaptação atingisse bons resultados.

Os pais estão buscando conciliar o tempo, fazendo cronogramas, lidando com plataformas online e tendo de enfrentar a dificuldade de ensinar aos filhos.

Dificuldades sempre aparecem, mas é importante que se tenha em mente a importância de aproveitar estes desafios para criar habilidades e capacidades novas.

Que tal procurar cursos online com certificado que possam aumentar o seu leque de atividades e habilidades?

No mais é isso, qualquer curiosidade ou dúvida sobre o assunto, conte com a gente!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.