Massagem em bebês

Massagem em bebês, quais os benefícios?

Você sabia que bebês também ficam estressados, se sentem cansados, sentem desconfortos, e muitas das vezes todos esses sintomas passam com uma simples massagem feita com carinho e delicadeza?

Porém para se fazer uma massagem em bebê exige muita atenção e cuidado, um simples movimento errado, poderá comprometer sua saúde. A seguir saiba da importância da massagem em bebês, quais os benefícios, cuidados e precauções.

Lembrando que existem vários cursos online do tema que podem ajudar a trabalhar a musculatura de forma ainda mais suave.

Qual a importância da massagem para bebês?

Principalmente para um bebê recém nascido, o toque da massagem vai ajudá-lo a desenvolver seus sentidos, além de aproximar os laços maternos e paternos, o que de fato é muito importante. 

Se o desenvolvimento dos sentidos da criança for estimulado através das massagens, de fato isso reduzirá possíveis problemas psicomotores, por isso recomenda-se que dialogue com o bebê, use brinquedos que atraiam a sua atenção, e mantenha sempre o olhar nele.

Ao contrário de alguns animais que em um mês já se torna independente, os bebês não, eles levam anos para poder desenvolver independência, são completamente dependentes da mãe em todos aspectos.

Essa prática é super importante principalmente para que o bebê sinta-se seguro e confortável, onde por sua vez, a insegurança pode causar diversos desconfortos, falta do sono, choros excessivos. 

Não foi atoa que o médico francês Frédérick Leboyer, após ver uma mulher massageando sua bebê que se chamava Shantala, criou uma técnica de massagem batizando-a com esse nome, onde ela é feita pela mãe, justamente para mostrar os benefícios da massagem em bebês.

Quais são os benefícios

Existem uma série de benefícios desde que a massagem seja feita corretamente, por isso manter o cuidado nunca será demais. Acompanhe a seguir todos os principais benefícios que o bebê receberá.

Reduz o estresse: Com a técnica certa a massagem pode aliviar as tensões causadas pelo estresse, onde a mesma equilibra o sistema nervoso, energético e emocional, e principalmente acalma.

Alivia dores e desconfortos 

Cólicas, gases, dores por dificuldade para evacuar são alguns dos sintomas comuns que os bebês sentem principalmente nos primeiros meses de vida, por ainda não saber controlar o corpo, e a massagem certa poderá aliviar todos esses sintomas.

Melhora a qualidade do sono

É normal um bebê acordar várias vezes à noite por diversos motivos, como sentir fome, mas em alguns casos a falta do sono poderá vir por causa do estresse que é acumulado durante  o dia, esse é outro grande benefício da massagem, onde essa situação será revertida.

Promove felicidade

A felicidade não é só um gesto de sorriso, ela é cura para todos os órgãos, protege o coração, combate ao estresse, doenças e deficiências, além de aumentar o afeto familiar, e sim esse é um dos maiores benefícios da massagem.

Auxiliar no desenvolvimento psicomotor 

Para que o bebê adquirir tais habilidades, equilíbrio, concentração, o seu corpo deve ser estimulado desde os primeiros dias de vida, por isso permita seu bebê sentir diferentes temperatura (leves), texturas e sons, e com certeza manuseando a massagem com as técnicas corretas,  o psicomotor com certeza será desenvolvido.

Promove saúde e bem estar

Um bebê saudável é o que toda mãe busca e deseja, e a saúde de uma criança se constrói, antes, durante e após a gravidez, por isso é importante saber que a massagem poderá proporcionar saúde e bem estar além do bebê, mas os cuidados vão muito além disso para proporcionar saúde.

Mas para que a massagem seja realmente eficaz na vida e na saúde do bebê é importante tomar alguns devidos cuidados, precauções e estar atento a todas as contraindicações da massagem em alguns casos, por isso leia atentamente a seguir.

Quais a contraindicações

A massagem é contraindicada para bebês que tenham febres, diarréia, algum tipo de resfriado, principalmente se for um prematuro, onde o indicado é que a massagem seja feita somente após o décimo mês de vida.

É contraindicado fazer massagem em um bebê tenha alguma irritação na pele, caso seja feito a irritação poderá piorar, é contraindicado também depois que o bebê já estiver dormindo, recomenda-se fazer apenas enquanto estiver acordado.

É importante verificar se o mal estar do bebê vai além das causas naturais e normais de acontecerem, caso contrário a massagem deverá ser suspensa imediatamente, por isso é sempre importante manter os exames de rotina em dia.

Cuidados e precauções

Evite usar cremes, loções, óleos corporais que não sejam dermatologicamente testados para bebês, caso contrário poderá causar irritações, reações alérgicas, até mesmo lesões, por via das dúvidas use apenas as mãos limpas para fazer a massagem.

Nunca e de forma alguma faça massagem logo após a alimentação, principalmente na região abdominal isso poderá causar sérios problemas como engasgos, convulsões, desconfortos, e isso deve ser priorizado para os bebês de todas as idades e meses.

Nunca leve seu bebê a massagistas que não sejam especialistas do ramo e formados na área pediátrica, caso contrário, a saúde do bebê poderá ser comprometida, caso sejam usadas as técnicas erradas.

Aprenda técnicas de massagens confiáveis com um especialista, e evite copiar tudo o que se vê na internet, pois nem todos que vos falam por esse meio poderá ser alguém de confiança, sendo assim cuidado com o que se vê e com o que recomendam por aí. 

Por isso, busque sempre orientação médica, para que o mesmo possa avaliar a saúde do bebê e se ele poderá receber massagem, se sim por quanto tempo, quais regiões devem ser priorizadas.

Considerações finais

De fato, se a massagem em bebês for realizada corretamente, só trará benefícios à saúde do mesmo, além de ser muito importante para o seu desenvolvimento motor do bebê, e dos sentidos como foi descrito anteriormente.

Mas para ter um bebê saudável exige muito mais do que massagens, como uma boa alimentação, proporcionar vitaminas certas que auxiliam no desenvolvimento, estimular todos os sentidos.

Procure por uma variedade de cursos online com certificado que podem trazer uma carga positiva de conhecimento para crescer no dia a dia.

Deixe nos comentários caso tenha ficado alguma dúvida sobre o assunto, e compartilhe com todas as mamães e futuras mamães. Espero que tenham gostado do assunto, um grande abraço e até breve.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.