brinquedos educativos

A importância de brinquedos educativos para o desenvolvimento da criança

Hoje em dia as mais diversas correntes pedagógicas, em sua maioria, entraram em concordância sobre a ideia de que é possível transformar os momentos de lazer e diversão das crianças, em momentos de aprendizado. 

Dito isso, nós sabemos que as experiências que as crianças vivenciam desde a primeira idade são bem marcantes e definidoras, por isso é preciso desde cedo trabalhar as competências dos pequenos, tais como cognição, motricidade, sociabilidade, linguagem, entre outras.

Com isso em mente, as fábricas direcionadas para brinquedos infantis resolveram desenvolver uma nova linha, a dos brinquedos educativos, itens que estimulam as mais diversas habilidades desde cedo, sendo eles imprescindíveis para o bom desenvolvimento da criança.

O que são brinquedos educativos?

Entendemos por brinquedos educativos todos aqueles itens que estimulam ou incentivam de alguma maneira no desenvolvimento infantil, seja massinha de modelar para trabalhar a motricidade ou um quebra-cabeça para trabalhar a cognição.

Veja bem, um bebê vai aprendendo a partir dos sentidos, ou seja, ele vai ter contato com tudo aqui que o cerca e a partir dessa interação com o ambiente externo, ele vai desenvolvendo sua personalidade e percepção do mundo.

As crianças costumam reproduzir nas suas brincadeiras de faz de conta, situações que vivenciam no dia a dia, ou imitações de personagens que elas admiram ou criam mundos e suas próprias histórias, esse é o exemplo de que é por meio da brincadeira que há o desenvolvimento infantil.

Qual é a importância dos brinquedos educativos na infância?

Como já foi dito acima, a infância é uma fase de construção, é nela que todo mundo constrói as bases da personalidade, inteligência, físico, social, e os brinquedos educativos servem para estimular esse processo.

Por intermédio desses itens os pequenos irão enfrentar desafios saudáveis com o intuito de se conhecerem melhor e apreenderem o mundo ao seu redor, e exercitar a imaginação, a criatividade, o raciocínio lógico, habilidades necessárias para a construção do sujeito.

Entretanto, um lembrete para os pais de primeira viagem: O desenvolvimento é dividido em etapas, ou seja, para cada fase há uma espécie de brinquedo para estimular da forma certa a criança.

Exemplificando: Um quebra-cabeça não terá a mínima utilidade para um bebê de dois meses, nessa idade ele precisa de brinquedos que sejam próprios para estimular o desenvolvimento sensorial.

Confira a seguir as habilidades que são estimuladas com os brinquedos educativos infantis e quais as suas características.

Competência Cognitiva

A cognição significa literalmente, aquisição de conhecimento, ou capacidade de discernir, de perceber, ou seja, é exercitando essa competência que a criança irá compreender o funcionamento do mundo, das relações sociais e se conhecer.

Competência Sensorial

Como o próprio nome já diz, essa área diz respeito aos sentidos humanos, embora os brinquedos que estimulem o sentidos sejam mais direcionados para crianças de colo, ainda são muito úteis para os pequenos com mais idade.

É imprescindível que a pessoa, desde a infância, aprenda a discernir sons, tenha noções de temperatura, tais como o que é quente e o que é frio, saiba diferenciar as cores, entre outras noções sensoriais.

Coordenação Motora

Embora muito conhecida, as pessoas costumam focar mais no desenvolvimento cognitivo e deixar a motricidade um pouco de lado, o que é um grande erro. É essencial que haja o estímulo a essa habilidade com brinquedos como blocos de montar, massinha de modelar, entre outros.

Como conciliar o uso de brinquedos físicos e eletrônicos?

Por estarmos vivendo em uma era digital, as crianças desde cedo são imersas nos mais diversos aparelhos eletrônicos, tais como smartphones, tablets, notebooks, o que não é ruim, desde que haja um equilíbrio e controle e fiscalização da parte dos pais.

A fiscalização se faz necessária porque com esses aparelhos, as crianças terão acesso direto à internet, e na rede há todo tipo de conteúdo possível, muitos que não são adequados para crianças, por isso é necessário evitar expôr elas a tais conteúdos.

Outro aspecto essencial é que com a imersão intensiva no mundo tecnológico, muitas vezes os pequenos esquecem outras atividades, especialmente as físicas, sendo isso prejudicial à saúde.

Então o desafio é conciliar esses dois mundos, pois caso haja incentivo apenas para o tecnológico, é possível que haja deficiência no desenvolvimento infantil, por falta de estímulos necessários para a construção saudável do sujeito.

Os brinquedos educativos, por mais que sejam considerados tradicionais e ultrapassados, são ferramentas essenciais e indispensáveis nas fases da infância.

Construindo a relação pai e filho

A interação entre os pais e os filhos é importantíssima e precisa ser incentivada, este é outro benefício dos brinquedos educativos, que normalmente são utilizados em conjunto ou com um adulto coordenando a brincadeira.

Aparelhos eletrônicos são a antítese da interação em grupo, pois são apetrechos de uso individual, ou seja, se a criança brincar apenas com o seu aparelho eletrônico, ela não vai interagir com os pais ou mesmo com os amigos ao seu redor.

Já com os brinquedos educativos, os pais irão proporcionar aos filhos momentos divertidos e educativos, servindo como guias para as crianças no processo de desenvolvimento.