Desde a adolescência, o sutiã é um item que marca presença no guarda-roupa de toda mulher. A maioria, inclusive, trata essa peça como um item indispensável e não sai de casa sem.
Qual a melhor maneira de lavar o sutiã?
Sem dúvidas, a melhor coisa que você pode fazer pelo seu sutiã é lavá-lo à mão. Entretanto, caso você não tenha tempo ou paciência para fazer isso, não há problema em utilizar a máquina de lavar desde que sejam tomados alguns cuidados. São eles:
- Abotoar os fechos do sutiã para que ele não danifique ou enrosque em outras peças;
- Utilizar sabão com fórmula suave, de preferência líquido;
- Colocar o sutiã dentro de um saco protetor específico para lingerie ou — caso não possua — em uma fronha de travesseiro bem fina e dar um nó;
- Configurar o ciclo de lavagem para roupas delicadas, sempre com água fria e centrifugação leve;
Como secar a peça?
Antes de tudo, é importante deixar claro que o uso da secadora é totalmente contraindicado, pois danifica severamente a peça. Para preservar sua lingerie, o melhor a se fazer é deixá-la secar ao ar livre, de maneira natural.
Por fim, quando a peça estiver totalmente seca, você deve armazená-la da seguinte maneira:
- No caso dos sutiãs de bojo, coloque um bojo dentro do outro para otimizar o espaço;
- Sutiãs sem bojo, por sua vez, podem ser dobrados normalmente e colocados na gaveta.
Com que frequência lavar os sutiãs?
Não existe uma regra específica para isso, pois a frequência varia de acordo com a quantidade de vezes que a peça foi utilizada. Ou seja: se você possui o hábito de usar o mesmo sutiã por vários dias seguidos, a frequência de lavagem deverá ser grande. No entanto, caso você tenha o costume de fazer um rodízio de sutiãs, as lavagens deverão ser mais espaçadas.
Contudo, a realidade é que, independentemente da quantidade de sutiãs que você tenha, o recomendado é lavá-los, em média, a cada três dias de uso, sejam eles seguidos ou não.
Por que é necessário lavar o sutiã frequentemente?
Todos esses cuidados em relação à lavagem e à secagem do sutiã são totalmente necessários, pois, sem uma rotina adequada de lavagem, essa peça pode se tornar um abrigo para fungos e bactérias, que, ao entrarem em contato com a pele, podem causar diversos problemas, como:
- Alergias;
- Infecções;
- Fungos nos seios;
- Intertrigos (inflamações em áreas de dobras da pele).
Além disso, também é importante destacar que as mulheres que possuem próteses de silicone ou sofrem de suor excessivo são aquelas que mais devem tomar cuidado com a higienização de seus sutiãs.
E uma boa dica para quem se encaixa em uma dessas situações é sempre optar por peças confeccionadas em tecidos naturais — como o algodão, o modal, o linho e a seda —, pois eles possuem uma melhor absorção do suor e deixam a pele respirar.