Black Friday, uma tradição que se consolida

Black Friday, uma tradição que se consolida

A famosa Black Friday no Brasil é conhecida como o dia em que são feitos grandes descontos em lojas e negócios físicos ou online, uma tradição que se realiza na última sexta-feira do mês de novembro e uma vez ao ano. Para a maioria dos países de Latam, essa data é para lá de especial, com muitos produtos oferecidos a grandes descontos. A promoção Black Friday abrange uma enorme variedade de artigos e serviços, permitindo que tanto plataformas digitais quanto lojas físicas aumentem suas vendas exponencialmente.

A celebração deste evento tem origem desde a década de 60, na primeira sexta-feira após o Dia de Ação de Graças. A principal causa do seu nascimento está relacionada com o fato de necessitar o comércio retalhista nos Estados Unidos aumentar suas vendas durante os períodos de celebrações e férias. Mas só começou a ser usado o termo ‘Black Friday’ em 1961 na Filadélfia, onde devido ao número de pessoas que saíam de suas casas em busca das reduções de preços, o evento recebeu esse nome. Foi em 1975 que passou a ser utilizado este nome no país e, tempo depois, em outros países que adotaram este evento.

A internacionalização da Black Friday

A Black Friday, assim como muitas coisas ligadas ao consumo, é uma tradição exportada para o mundo pelos Estados Unidos. Lá, na última sexta-feira de novembro, as empresas lançam grandes descontos e graças à Black Friday, as pessoas lotam os estabelecimentos para aproveitar as ofertas. No Brasil virou costume e grandes marcas oferecem significativos descontos em eletrodomésticos, viagens, informática, carros, roupas e quase tudo que pode ser vendido online. A Black Friday é uma boa oportunidade para planejar as férias que estão pertinho ou para comprar presentes de Natal.

Resulta interessante que o termo Black Friday tem dois significados, que surgem em diferentes momentos da história dos Estados Unidos. Um relacionado com finanças, e outro, com práticas empresariais. Mas nada tem a ver com compras excessivas uma das origens, muito pelo contrário. A Black Friday recebeu o nome de sexta-feira, 24 de setembro de 1869, quando um grupo de especuladores afundou lá o preço do ouro e produziu uma crise econômica que durou vários meses no mercado de ações.

A história financeira por trás da Black Friday

Muitos anos depois, na sexta-feira imediatamente após o Dia de Ação de Graças, a Black Friday passou a ser um feriado prolongado que inicia a temporada de vendas de inverno naquele hemisfério, e de final de ano. Chamado de preto porque devido ao volume de faturamento, é o dia em que as lojas e redes varejistas conseguem passar dos números vermelhos -prejuízos- para os números pretos -lucros- em suas finanças. Mas o ganho é seu.

Como aproveitar ao máximo

Todo mundo adora aproveitar a Black Friday, mas claro que escolher os melhores produtos nem sempre resulta tarefa fácil. Para enfrentar com sucesso a Black Friday é muito importante ter presente que comparar é economizar. Isto porque, por um lado, se pode encontrar o mesmo produto com preços bem diferentes e, por outro lado, existe muitas vezes um produto melhor que pode ser mais barato e com uma melhor relação preço / qualidade.

Lembre sempre que junto com o preço reduzido deve aparecer sempre o preço original, o percentual de redução ou ambos. As garantias são as mesmas de sempre, mesmo sendo descontos. Não esqueça que se o que comprar pessoalmente apresenta algum defeito de fabricação eles só são obrigados a devolver seu dinheiro. Se cometer um erro ou se arrepender, caso não gostar de uma roupa ou um sapato ficar pequeno, as lojas não são obrigadas a devolver nada – embora muitas tenham políticas de devolução onde elas dão um voucher para gastar no local.

Devem ter a mesma qualidade de sempre os produtos com desconto, pois a norma não permite que produtos defeituosos sejam vendidos. Para reivindicar é preciso a fatura ou o bilhete, portanto guarde-o sempre. Se a compra for online, há 14 dias para se arrepender e devolver o produto sem dar explicação nenhuma, eles terão que devolver tudo o que foi pago.

Dicas de segurança e compras conscientes

Evite fazer transferências bancárias se não confiar totalmente no vendedor, e se for pagar online, o melhor é um cartão pré-pago, cartão de crédito ou Paypal. Nunca foram boas as compras por impulso, procure fazer com tempo uma lista do que precisa. Roupas e calçados estão em constante mudança, elas se usam no dia a dia.

Aproveite esta data para adquirir produtos que proporcionem durabilidade e conforto. Trocar os móveis da casa, como poltronas, colchões e outros utensílios domésticos é uma ideia perfeita no Black Friday, assim como comprar um novo smartphone ou uma notebook, que são dispositivos caros usados para trabalhar, estudar e muitas outras atividades. A Black Friday é ideal para comprar um.

Produtos recomendados para Black Friday

Também é um bom momento para adquirir um relógio com boa relação custo-benefício, embora também existam smartwatches para gerenciar a realização de atividades físicas e monitorar a saúde. Black Friday já está na área. Pense, medite, compare e boa compra!