A organização de um lar contribui positivamente ou negativamente para a saúde mental da família, inclusive com as crianças funciona do mesmo modo. Portanto, confira as dicas para deixar o quarto do filho a favor da saúde mental.
Uma casa bagunçada pode resultar em estresse e deixar as pessoas mais ansiosas, isso porque o acúmulo de objetos se transforma em muitas informações ao mesmo tempo.
É por isso, que ao trabalhar em home office, uma das principais dicas que contribuem com a produtividade e saúde no trabalho é a organização do espaço.
Diante disso, o quarto dos pequenos também é um local onde gera bem-estar, contribuindo ativamente para um estilo de vida mais saudável.
Quando a criança possui um quarto interativo ela se sente mais acolhida, podendo desenvolver algumas habilidades a partir disso, como o caráter de responsabilidade.
Continue a leitura para saber mais e aprender através das 5 dicas para deixar o quarto do filho a favor da saúde mental.
1- Personalize o quarto com o gosto da criança
Se a criança já entende de acordo, que tal personalizar o quarto da criança com o seu gosto pessoal?
Essa é uma ideia que trabalha aspectos relacionados à autoimagem, interesses pessoais e a criatividade da criança.
Claro que tudo tem limites, mas apostar na temática preferida do seu filho para decoração do quarto mostra o interesse pela vida do pequeno.
2- Crie um espaço que estimule o pequeno
Conforme a idade da criança, é possível criar um espaço que estimule aspectos do seu desenvolvimento, como por exemplo a coordenação motora, percepção e inteligência.
Os brinquedos educativos têm um papel importante no desenvolvimento infantil, são projetados para determinadas idades e suas principais transformações.
Uma dica é manter as coisas da criança ao seu alcance, aposte em cestos para os brinquedos, gavetas para jogos e espaço para a leitura.
3- Invista em elementos naturais no ambiente
Os elementos naturais no ambiente permitem criar uma conexão com a natureza e ainda, ajudam a tornar os espaços mais aconchegantes.
No caso do quarto de criança, não se deve usar plantas para enfeitar, a solução são os objetos com estampas que dão o mesmo sentido.
Outra ideia criativa é escolher móveis de madeira, um elemento aconchegante e bonito para usar no espaço.
Não se esqueça de montar um quarto mais iluminado, com abajur para fazer uma leiturinha antes de dormir.
4- Cuidado com os excessos de objetos
Do mesmo modo que as decorações ajudam, elas também podem atrapalhar, por isso, cuidado com os excessos de objetos.
Organize um local para colocar brinquedos, livros, materiais escolares e demais objetos do quarto da criança.
Uma boa solução para otimizar espaço é fixar objetos nas paredes como nichos, estantes e prateleiras de forma mais segura.
5- Ensine a criança a organizar o seu quarto
Para finalizar, ensine a criança a organizar o seu quarto, tornando acessíveis os locais onde ficarão os brinquedos, jogos e materiais de uso diário.
Ao organizar o próprio quarto a criança aprende sobre responsabilidade, organização e controle do estresse que pode causar um local desorganizado.
Além disso, aprendem a gestar melhor o seu tempo para realização de atividades prazerosas que toda criança precisa ter.