Atividades para educação infantil- 5 ideias simples para fazer

Precisando de boas ideias de atividades para educação infantil simples e fáceis de fazer? Então, não deixe de ler esse artigo até o final.

A educação infantil é uma das etapas mais importantes da educação humana. Afinal, nesse período de sua vida a criança está em desenvolvimento. E em formação de diversos aspectos chaves para seu futuro, como a sua personalidade.

Mas, além disso, a inteligência, a cognição, a coordenação motora, as relações sociais e afetivas e muitos outros elementos estão em jogo nesse momento.

Logo, escolher de forma adequada as atividades para educação infantil é um cuidado que todo docente deve ter.

Foi pensando nisso que selecionamos 5 ideias pedagógicas simples para fazer e ajudar com a elaboração de seus planos de aula.

1. A hora do jantar

Entre as atividades para educação infantil, é importante proporcionar momentos que trabalhem aspectos referentes a vida em sociedade e família. Esse é justamente o principal objetivo da atividade a hora do jantar.

Ideal para crianças com 4 a 5 anos de idade, a ideia aqui é montar uma mesa de jantar junto com a turma. Então, providencie:

  • Uma mesa que comporte toda a classe (pode ser feita com junção de carteiras);
  • Pratos, talheres e copos descartáveis;
  • Guardanapos.

Então, irá pedir as crianças que arrumem a mesa para o jantar. Pode usar como exemplo que “é o que o papai e mamãe fazem quando é hora de comer em casa”. Ensine as crianças também a dobrar os guardanapos.

Essa atividade trabalha a cordialidade, tarefas domésticas, socialização e até mesmo a coordenação motora da criança.

2. Atividades para educação infantil – mova a cadeira

Essa é uma das atividades para educação infantil adequada para crianças um pouco menores, de 2 anos e meio. Muito simples e divertida de realizar.

O objetivo aqui é simplesmente mover as cadeiras da sala de lugar. Para isso, é preciso que as cadeiras sejam infantis, portanto, leves o bastante para os pequenos carregarem.

Então, diga a turma que é hora de escolher um lugar para sentar. Então, peça que cada um pegue uma cadeira, e quando todos pegarem diga para moverem de lugar.

Quando a criança mover a cadeira diga “agora senta”. Lembre-se de usar sempre sentenças curtas e objetivas para que as crianças entendam.

Repita a atividade quantas vezes quiser.

Mover a cadeira é uma brincadeira divertida, mas que imita algo que fazemos cotidianamente em casa. E ajuda a trabalhar noções de espaço, peso e a coordenação motora infantil.

3. Música e arte

Essa é uma das atividades para educação infantil que você pode fazer com crianças de qualquer idade. Pois, em cada faixa etária os alunos terão um desempenho e irão entregar os resultados que conseguirem.

Isso não é problema, pois o foco não está nos resultados e sim no fazer.

Para realizar a atividade música e arte escolha uma peça musical clássica, pode ser uma composição de Mozart ou outro compositor clássico. O ideal é que seja uma música que acalme e estimule a criatividade da criança.

Então, de uma folha branca sulfite e materiais de desenho (canetinhas, lápis de cor, giz de cera) para cada aluno. E peça para que fazerem um desenho enquanto ouvem a música.

A atividade estimula a inteligência emocional, a criatividade, a coordenação motora e o desenvolvimento cognitivo da criança.

4. Atividades para educação infantil – vamos lavar o arroz

Essa é uma das atividades para educação infantil para fazer com crianças de 3 anos de idade. É bem simples, dê a cada criança uma pequena vasilha de plástico com um pouco de arroz.

Então, peça para que coloquem um pouco de água na vasilha (para não tirar as crianças da sala você pode usar água das garrafinhas delas, ou levar uma jarra).

Depois, cada criança sentada em seu lugar deve mergulhar as mãozinhas na água e massagear o arroz para lavar.

Essa é uma atividade com uma excelente experiencia tátil e que também ensina um conhecimento prático para a vida.

Para não desperdiçar o arroz, você pode entregar ele limpo na cozinha da escola depois.

5. Vamos escovar os dentes?

A higiene bucal é fundamental, e precisa ser aprendida desde cedo. Por isso mesmo que escovar os dentes é uma das melhores atividades para educação infantil.

Mande um bilhete antecipado para os pais explicando a atividade e pedindo para a criança levar um pouco de sua pasta de dentes, uma garrafinha com água e uma escovinha.

Então, no dia da atividade, reúna as crianças no pátio da escola e ensine a turma a escovar os dentes.

A atividade é perfeita para crianças com 3 os 5 anos de idade. Além de ensinar a escovar os dentes, também rende ótimos momentos de socialização.

Dicas finais

Espero que você tenha gostado das nossas dicas de atividades para educação infantil de hoje.

A infância é um dos momentos mais importantes das nossas vidas, e uma das coisas mais incríveis desse período é que as atividades mais simples são muito educativas.

Você tem alguma ideia diferente das apresentadas nesse artigo e gostaria de compartilhar sua experiência? Comente!

Atividades para educação infantil