Benefícios de Colorir Desenhos para Jovens e Adolescentes

Os livros de colorir existem faz muito tempo. Embora, antigamente, eles eram feitos especificamente para crianças pequenas. Hoje, surgiram livros para colorir voltados para pessoas de todas as idades.

A principal diferença entre os livros infantis e os livros para jovens e adultos é a complexidade dos desenhos, além dos temas. Todavia, os benefícios são os mesmos. Tanto crianças, quanto jovens e adultos, podem se beneficiar de colorir de muitas formas.

Neste guia, você vai conhecer esses vários benefícios e entender a importância de manter esse hábito de colorir – se possível para sempre.

Colorir Incentiva a Paciência

Vivemos em um mundo em que todos estão sempre correndo, sempre atrasados e sempre procrastinando. O que mais precisamos no meio a tanto caos e estresse é de momentos de relaxamento e paciência. Colorir é uma dessas formas de ficar mais paciente, exercitando a atenção plena, que não deixa de ser um tipo de meditação.

Estimula a Concentração

A concentração é uma dessas habilidades que não percebemos, e também não costumamos pensar que podemos exercitá-la. Colorir é uma forma de estimular a concentração, fazendo com que você consiga com mais facilidade fazer apenas uma atividade por vez.

Pode Melhorar a Caligrafia

Embora usamos cada vez mais dispositivos tecnológicos para escrever, como celulares, ainda escrevemos à mão. Uma forma de tornar a sua caligrafia mais bonita é através da pintura de desenhos, que estimula a sua coordenação motora.

Ajuda a Aliviar o Estresse

O estresse é uma condição que pode surgir quando nos deparamos com desafios do dia a dia ou mesmo algum aborrecimento qualquer. Se o estresse ocorrer por longos períodos de tempo, ele pode causar graves danos psicológicos não só para quem vive como para quem convive com a pessoa estressada. Colorir é uma forma de aliviar o estresse.

Estimula a Criatividade

Por muito tempo, se dizia que colorir era uma atividade pouco criativa, uma vez que se valia do desenho de outras pessoas. Isso não é verdade. Colorir desenhos não deixa de ser uma atividade ativa, uma vez que você é livre para selecionar o padrão de cores e como você vai pintar o desenho. Isso fica ainda mais intenso quando você escolhe desenhos maiores e mais complexos para colorir, como mandalas e florestas encantadas.

Ajuda a Liberar Emoções

Essa atividade também pode atuar de forma terapêutica para todas as idades, se tratando de uma expressão artística. Existe até mesmo uma categoria de terapia que usa esse tipo de processo para a cura, denominado arteterapia.

Colorir é Prático

Além de todos os benefícios mencionados, é uma atividade acessível, barata e prática, que pode ser feita em qualquer lugar. O que você precisa para usufruir de todos os benefícios citados é apenas uma superfície rígida, uma folha com desenhos e lápis de cor da sua preferência.

Recomendamos que você adquira livros prontos para colorir os temas de sua preferência, além dos lápis de cor da marca Faber Castel, que proporcionam resultados mais bonitos para as suas pinturas, trazendo cores mais vivas para o papel.

Benefícios de Colorir Desenhos para Jovens e Adolescentes