Residência unifamiliar

Residência unifamiliar:  o que é, características e vantagens

Você já ouviu falar em residência unifamiliar? Ter uma casa própria é o sonho da maioria das pessoas. Afinal, toda família precisa ter um lar para descansar. Assim, é preciso entender quais as características de cada modelo de residência.

Um desses modelos é a residência unifamiliar. Essa é uma alternativa que agrada e atende as necessidades de muitas famílias.

Portanto, se você deseja adquirir a sua própria residência e não sabe por onde começar, procure conhecer todos os modelos de projetos complementares. Assim, terá conhecimento das características e vantagens de cada um deles.

Por isso, preparamos esse conteúdo completo para você conhecer todas as especificidades de um desses tipos de projetos: a residência unifamiliar. Sendo assim, continue sua leitura e garanta informações exclusivas. Acompanhe!

O que é uma residência unifamiliar?

O que é uma residência unifamiliar

Primeiramente, compreenda que residenciais unifamiliares são estruturas independentes que não dividem qualquer superfície exterior com outra moradia. Ou seja, como o próprio nome já diz, são residências feitas para apenas uma única família.

A residência unifamiliar normalmente é um modelo de construção com entrada independente e rodeada de jardins. Além disso, vale destacar que esse tipo de residência é feita dentro de um terreno com uma dimensão maior que o habitual. 

Nesse sentido, entenda que a casa pode ter algumas particularidades, como espaço de serviço, piscina dentre outras características. No entanto, existe uma configuração vista com mais frequência: uma casa com dois níveis.

Mas, saiba que cada projeto possui características únicas. Sendo assim, a sua residência unifamiliar vai depender da sua preferência e da sua família.

Isso porque, diferentemente da residência multifamiliar, a residência unifamiliar é apenas para uma família.

Unifamiliar x Multifamiliar 

Como se sabe, a residência unifamiliar são projetos feitos para uma única família. Caso o projeto residencial tenha mais de uma família morando no mesmo local, deixa de ser residência unifamiliar, e passa a ser multifamiliar. 

No entanto, geralmente os projetos são feitos com características para atender às necessidades do consumidor. Em outras palavras, se você quiser um projeto unifamiliar, a empresa irá direcioná-lo até as melhores alternativas ou começar do zero. 

E a residência multifamiliar, o que é e como funciona? No caso da residência multifamiliar, como dito acima, é um projeto com mais de uma unidade. Ou seja, dois apartamentos ou duas casas no mesmo bloco.

Agora, com essas informações em mente, sente-se com sua família e veja qual a melhor alternativa para atender as necessidades de todos. 

Entenda as principais características de uma residência unifamiliar

Entenda as principais características de uma residência unifamiliar

Antes de mais nada, é necessário entender as principais características de uma residência unifamiliar. Assim, terá uma noção aproximada do modelo de projeto que dará início para viver com sua família.

Em primeiro lugar, saiba que no geral esse tipo de moradia é visto como um território de pessoas de alto escalão. Em outras palavras, que possuem alto poder aquisitivo. Normalmente essas residências ficam em regiões mais afastadas dos centros urbanos.

Em relação à arquitetura, vale lembrar que esse tipo de residência unifamiliar não possui um único modelo. Sendo assim, você pode solicitar o projeto de acordo com as necessidades da família.

Por exemplo, o projeto pode ser de apenas um andar, com ou sem piscina, vegetações na parte interna ou externa, dentre outras exigências. 

Outro ponto importante dessa construção: ela é proposta baseada na direção leste e oeste para espaços exteriores, e para a localização da casa é com base na direção norte e sul. 

Esses modelos de residência unifamiliar são vistos com frequência em países como os Estados Unidos da América.

As vantagens e desvantagens da residência unifamiliar: conheça mais

Assim como todo tipo de projeto, a residência unifamiliar possui pontos positivos e também negativos. Portanto, confira alguns pontos positivos e negativos que separamos em relação a morar em uma residência unifamiliar.

Pontos positivos

A princípio, a vantagem que fica bem clara para todas as pessoas que optam por essa residência é o espaço do ambiente. 

Diferente de lares como apartamentos, que possuem áreas com espaços limitados, a residência unifamiliar possui amplitude no ambiente interno e também externo.

Em uma residência desse porte é possível fazer diversas atividades que vão influenciar positivamente na qualidade de vida da família. 

Por exemplo, a criação de jardins, áreas de lazer, dentre outros detalhes que podem ser incluídos no projeto. No entanto, só de estar em um ambiente arborizado, certamente o bem-estar de todos ficará evidente.

Além disso, quando o assunto é moradia, tem um fator que muitas famílias consideram essencial: a privacidade

Como dito acima, no geral esses lares são afastados de centros urbanos, e isso consequentemente torna o ambiente mais calmo e tranquilo para se viver. Fora isso, em um ambiente assim você fica mais sossegado com a qualidade de vida dos seus filhos.

Você gosta de animais? Essa é outra vantagem para a família que escolhe morar em uma residência unifamiliar. Com o espaço amplo do terreno desse tipo de moradia é possível ter quantos pets a família desejar. 

Pontos negativos  

Entenda uma coisa: cada lar possui uma particularidade. Sendo assim, eles têm os prós e os contras.

E como você viu acima os pontos positivos, veja abaixo alguns pontos negativos. Ter esse conhecimento é importante. Afinal, é dessa forma que você vai saber alguns detalhes e quais os cuidados precisos em uma residência unifamiliar.

  • Geralmente esse modelo de projeto é mais caro e por isso pode não se encaixar em todo tipo de orçamento;
  • Essas residências ficam em locais mais afastados de centros urbanos, e isso pode causar problemas de comunicação na hora de solicitar serviços de delivery;
  • A manutenção da residência é um pouco mais difícil que o habitual;
  • Em alguns casos, residências com escadas podem gerar problemas futuros, ainda mais se for uma residência para um projeto de vida longo. Ou seja, morar por muitos anos;
  • Devido ao tamanho dos ambientes, os serviços de limpeza e decoração ficam um pouco mais árduos que o normal.

Conclusão

Agora que você acompanhou a leitura do conteúdo deste artigo, já sabe as características e as vantagens de uma residência unifamiliar, não é verdade?

Sendo assim, se você deseja morar em uma residência unifamiliar, não perca tempo, sente-se com a sua família e comece o planejamento. Depois disso, procure uma empresa especializada para dar início ao seu projeto. 

Lembre-se: os sonhos são feitos para serem realizados. Portanto, se você quer construir a sua residência unifamiliar, dê o start agora mesmo.