5 Benefícios de estimular seu filho a brincar ao ar livre

Com o passar do tempo, vemos que muitas coisas mudam, e uma delas é a educação das crianças. E, em especial, é interessante citar as brincadeiras com as crianças, que já não são as mesmas, quando comparamos a um momento mais remoto.

Hoje em dia, é muito comum ver que as crianças preferem ficar com os seus celulares e gadgets do que estar brincando ao ar livre. No entanto, o excesso de qualquer tipo de atividade pode ser prejudicial para o desenvolvimento da criança, nesse caso, a sua socialização com pessoas da mesma idade.

Sendo assim, é de suma importância que os pais estejam a todo momento estimulando seus filhos a brincarem ao ar livre. Mas, afinal, existe algum benefício por trás dessa prática? Sim! E hoje trouxemos 5 benefícios desse incentivo.

Cuidados com a saúde mental

O primeiro benefício de estimular as brincadeiras ao ar livre é o cuidado com a saúde mental. Isso porque, ao brincar com outras crianças ao ar livre, a criança poderá “colocar para fora” emoções que, muitas vezes, não são tão fáceis de explorar dentro do ambiente familiar.

Esses cuidados se tornam uma prioridade em especial quando a criança vive em um apartamento. Nesse caso, ela não dispõe de muito espaço para correr e se divertir, então, muita energia está sendo acumulada.

As brincadeiras ao ar livre proporcionam um contato maior com o meio ambiente, o que estimula a criança a se sentir mais relaxada e tranquila.

Dessa maneira, a recomendação é que a criança tenha o seu tempo para brincar ao ar livre, diminuindo os níveis de tensão.

Cuidados com a saúde física

Não somente a saúde mental é beneficiada com as brincadeiras ao ar livre, mas também a saúde física. Afinal, o que acontece nesse momento é a corrida, no mínimo, considerando brincadeiras como pega-pega e afins. Além de incentivar a criança a tirar o pijama por algumas horas do dia e ir brincar com uma roupa confortável.

O isolamento da pandemia impediu que as crianças – e os adultos – pudessem se exercitar, claro que não na mesma intensidade que os mais velhos. Uma simples brincadeira ao ar livre já é um combate suficiente, nesse momento da vida, ao sedentarismo.

Pensando por esse lado, o sedentarismo e o excesso de peso ganham destaque como um dos benefícios de brincar ao ar livre, além disso essas brincadeiras também beneficiam o sistema imunitário.

Sentido de comunidade e respeito à natureza

Ao brincar ao ar livre, a criança precisa ter um certo respeito com a comunidade, no todo, e com a natureza. Isso porque esse será o palco da sua diversão, então, é necessário preservá-lo.

Caso contrário, a criança não terá um lugar para brincar. É justamente essa percepção que ela deve entender, aplicando o seu respeito e entendendo que faz parte de uma comunidade.

Entender que você está em uma comunidade proporciona a compreensão de que todos devem estar em harmonia, a fim de preservar o meio ambiente.

Desenvolver noções de criatividade e confiança

A expressão “brincadeiras ao ar livre” remete a um entendimento mais amplo, ou seja, não há como dizer do que a criança vai brincar. Então, nesse momento as crianças precisam ser criativas para inventar uma brincadeira.

Inclusive, outro benefício dessas brincadeiras ao ar livre é o desenvolvimento de liderança. Em todo grupo tem uma pessoa que decide algumas questões por todos, e é nessa hora que vemos as crianças com perfil de líder.

A criança precisa saber que você confia nela, mesmo que esteja sob a sua supervisão. Essa confiança tem dois sentidos, sendo um deles em relação aos pais e o outro sobre a relação com outras crianças.

Ou seja, isso significa que as crianças se sentem mais confiantes para socializar e interagir com outras pessoas da mesma idade. Esse momento também implica em enfrentar riscos e conflitos, que o tornam mais confiantes.

Novas oportunidades para socializar

Por fim, o último benefício que trouxemos é o de novas oportunidades para socializar. Por mais que a criança pareça ser muita nova, ela precisa entender que no mundo inteiro não existem apenas os pais ou familiares no geral.

O ambiente familiar é de extrema importância para o desenvolvimento da criança, porém não deve ser o único. A escola e os amigos do mesmo meio social são outros pilares que contribuem para o amadurecimento da criança.

Até porque é em outros lugares que uma criança pode aprender coisas diferentes, sempre lembrando que os pais precisam fiscalizar esse aprendizado.

Perceba que a criança vai aprender a interagir em diferentes locais, com pessoas que também são diferentes. Isso o tornará mais sociável!

Para finalizar, há de se ressaltar que as brincadeiras ao ar livre têm o benefício de contribuírem para que a criança não crie uma ideia de violência. Até porque as desavenças são comuns em brincadeiras, e nessa hora as crianças precisam entender que o diálogo é a solução.

Benefícios de estimular seu filho a brincar ao ar livre