Já ouviu falar da bicicleta de equilíbrio? São modelos de bikes infantis que não possuem pedais tradicionais, especialmente por um motivo: ajudar a criança a melhorar sua habilidade de equilíbrio. Isso porque, movimentar os pedais para uma criança na fase da primeira infância é uma tarefa muito difícil, já que envolve força, equilíbrio, e coordenação motora.
Essa bicicleta foi desenvolvida com o intuito da criança desenvolver essas habilidades tão essenciais para a sua vida. Por esse motivo, vamos falar das vantagens do uso dessa alternativa. Aproveite a leitura!
Entenda mais sobre a bicicleta infantil de equilíbrio
Os pequenos adoram atividades de movimentos e que o desafiam a conseguir chegar a um objetivo, principalmente se for divertida. E a bicicleta proporciona isso na vida das crianças, ensinando-as muitas habilidades essenciais para o seu bom desenvolvimento.
Entretanto, para uma criança entre 18 meses aos 6 anos poder ser uma tarefa muito difícil, já que envolve algumas habilidades, se destacando o equilíbrio. Para resolver essa questão, e dar oportunidade do pequeno se preparar e se desenvolver conforme seu ritmo, a bicicleta de equilíbrio surgiu como uma alternativa excelente para essa fase.
Essa bike permite que a criança se movimente com mais confiança, praticidade e controle. Exatamente por não ter pedais e ser adequada ao tamanho do pequeno.
Assim, eles rodam e se divertem facilmente, tendo mais autonomia para brincar, não precisando se esforçar muito para pedalar, se equilibrar e ter coordenação motora, em simultâneo.
E há diferentes modelos de bicicleta de equilíbrio adequada a criança, podendo utilizar em variados estágios, como bicicleta ou triciclo, conforme a desenvoltura do pequeno.
O melhor é que os pequenos não se frustram facilmente e desistem de brincar com esse brinquedo tão fundamental na infância.
E ainda, há muitos outros motivos que levam cada vez mais papais e mamães a apostarem na bicicleta de equilíbrio, antes da bicicleta tradicional.
Abaixo, segue os motivos para as crianças usarem essa bike:
1. Desenvolve o equilíbrio
É inevitável, é essencial ter equilíbrio para andar de bicicleta. Como não possui pedais, a criança consegue se movimentar apoiando os pés no chão e ir empurrando conforme quer, com mais segurança e naturalidade.
Assim, o pequeno se desenvolve conforme seu tempo, dominando o controle do seu corpo e da bike.
2. Aprimora a noção espacial e corporal
Além de não possuir pedais, a bicicleta de equilíbrio não possui também os freios. Dessa forma, a própria criança terá que impulsionar para andar, bem como, controlar a velocidade, direcionamento e freiar, utilizando os próprios pés.
Assim, os movimentos coordenados convertem-se em reflexo e concentração, essenciais para aprimorar a noção espacial e corporal. Ela desenvolve naturalmente todas essas habilidades, fundamentais para a idade.
3. Treinam a criança para a bicicleta tradicional
As chances de a criança ter sucesso ao andar com a bicicleta tradicional são bem maiores, já que ela vai aprender os conceitos básicos da mecânica dos movimentos, obtendo mais segurança e confiança para encarar a bike.
4. Proporciona mais confiança, autonomia e controle
Ao colocar os pés no chão, elas já se sentem mais confiantes para aprender e aprimorar os movimentos, de maneira intuitiva e natural, não criando medo de quedas, pois tem o controle da brincadeira.
Promove a autonomia para se desenvolverem e realizarem os movimentos conforme querem.
5. Incentiva a adesão ao esporte
Já é uma ótima oportunidade de introduzir a criança no esporte, aprendendo habilidades básicas, como equilíbrio, coordenação motora, percepção de velocidade, entre outras, e também a mecânica do movimento de pedalar.
Com o tempo, o pequeno já desenvolve o gosto pela prática do esporte, ou de descobrir outras opções.
6. Melhoram a coordenação motora
Para andar com a bike, o pequeno vai precisar movimentar as pernas, braços, região abdominal, entre outras partes de todo o corpo.
Assim, envolverá grandes grupos musculares, melhorando a capacidade de se movimentar, resultando no aprimoramento da coordenação motora.
7. Reduz risco de acidentes e machucados
A bike é projetada para oferecer mais conforto e segurança ao pequeno. Suas bordas são arredondadas, as rodas fechadas, não há pontos em que ela possa prender os dedos, entre outros.
Como também o controle da bike fica a cargo da criança, e a mesma poderá controlar com os pés no chão, com mecânica simples para a idade, resultando em menos quedas, quando se comparado com as bikes tradicionais.
O local também influencia, sendo mais recomendado um lugar ao ar livre sem obstáculos, e sempre o monitoramento de um adulto.
8. Promove a saúde
É uma atividade para brincar ao ar livre, movimentar-se e interagir com as outras pessoas, o qual promove muitos ganhos à saúde e ao bem-estar, de maneira saudável e natural.
E agora, já está convencido em adquirir uma bicicleta de equilíbrio para seu filho ou outra criança? Com todos esses benefícios para o pequeno, com certeza será um ótimo investimento.
Afinal, ajuda a desenvolver muitas habilidades, além de ser uma atividade muito divertida. Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos para eles também conhecerem essa alternativa!