Caminhada na Gravidez: Benefícios Para uma Mulher Grávida

A caminhada na gravidez é uma ótima maneira de controlar o ganho de peso na gravidez, manter a forma, aumentar a flexibilidade e a força. Além de reduzir o estresse e construir os músculos. 

Essa é uma das atividades físicas mais fáceis de fazer durante a gravidez, no entanto, é importante levar em consideração alguns fatos para garantir que não prejudique seu bebê.

O que fazer antes de iniciar o exercício pré-natal?

Antes de começar a caminhar, a primeira coisa que você deve fazer é consultar seu médico para verificar se sua saúde e gravidez estão em condições ideais para realizar tal atividade física. Isso é essencial, pois algumas mães sofrem de certas condições que, se fizerem atividade física, podem colocar em risco o desenvolvimento normal da gravidez e a saúde do bebê.

As melhores razões para começar a andar quando você está esperando um filho

Caminhada na gravidez é bom para o moral, pois reduz o estresse. Já que no início de uma gravidez, muitas mulheres se sentem insegurança, principalmente se tratando do primeiro filho. E isso pode afetar o humor e causar ansiedade. A caminhada ajuda a liberar endorfinas ou o hormônio da felicidade e, assim, animar.

Caminhar é uma atividade física que permite limitar o ganho de peso durante a gravidez, mas também recuperar a silhueta após o parto.

Caminhar reduz o risco de diabetes gestacional e melhora o sistema cardiovascular e respiratório.

Melhora a postura e reduz as dores lombares e nas costas, fortalecendo os músculos da barriga e cintura. É também uma atividade física suave que não causa traumas e, portanto, reduz o impacto nos ligamentos e articulações.

Além disso, caminhar cria massagens internas que ajudam na digestão. Reduz a sensação de pernas pesadas devido a problemas de retenção de água. Também é benéfico para a saúde do feto e desenvolve seu cérebro.

A caminhada proporciona uma boa preparação para o esforço do parto (músculo perineal tonificado e exercícios respiratórios). Isso reduz o risco de cesariana e ruptura do períneo. Recomenda-se, portanto, ajudar a alargar a pélvis, mas também direcionar o bebê para a saída da barriga.

Como andar bem durante a gravidez?

Exercitar-se é a melhor maneira de cuidar de si mesmo. A caminhada pode ser praticada durante toda a gravidez, de forma regular e quantas vezes desejar, salvo contraindicação do seu médico.

Caminhar é uma boa maneira de ouvir seu corpo, por isso é importante ficar atenta aos sinais de falta de ar e desidratação.

É uma atividade que pode ser praticada com a família, amigos ou em casal no meio da natureza para obter melhor oxigênio.

Escolha cursos de acordo com sua forma e condição física. Para evitar quedas, limite caminhos muito acidentados, escorregadios, com pedras. E calce sapatos adequados para caminhar dependendo do terreno em que você está andando, mas também da estação do ano.

Varie o terreno (subida e descida, mais irregular para menos irregular e alterne a velocidade de mais lenta para mais rápida).

Para o seu bem-estar e do bebê, faça caminhadas lentas ou rápidas durante 15 a 20 minutos por dia, 2 a 3 vezes por semana durante a gravidez.

Caminhar é uma atividade que você pode fazer com o bebê e também é um esporte fácil que você pode iniciar após o parto se não houver complicações após uma cesariana ou após um parto vaginal.

Você já imaginava que grávida pode fazer caminhada? Tem o costume de caminhar e pretende manter na gestação? Comente abaixo!

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Obrigada por ler até o final.
Forte abraço, Mariana Larré, do Curva da Saúde.

Caminhada na Gravidez