Cantinho da criança: 6 dicas para fazer para o seu filho

Ter um cantinho da criança na sua casa traz vários benefícios. Pois, além de permitir seu filho ou filha tem um espaço próprio, também ajuda a manter a organização do lar.

Quem tem filhos pequenos sabe como é chegar em casa e encontrar os brinquedos todos espalhados. Com um cantinho da criança, você mantém tudo mais organizado e ainda propicia um lugar para seu filho brincar.

Porém, isso não é tudo. Afinal, ter um cantinho próprio também traz vantagens para crianças maiores e até para adolescentes.

Por exemplo: a organização do espaço, a iluminação e até a decoração podem ter impactos positivos no aprendizado e no desempenho escolar. Você sabia?

Pensando nisso no artigo de hoje preparamos 6 dicas para você fazer um cantinho da criança para o seu filho aí na sua casa.

Confira.

1. A escolha do lugar para o cantinho da criança

O primeiro passo para quem quer montar um cantinho da criança encontrar é lugar certo. Para isso, existem algumas opções que você pode escolher conforme a sua necessidade.

É possível utilizar:

  • Um quarto que está vazio na casa;
  • Montar um espaço no quarto da criança;
  • Uma varanda coberta;
  • Ou até mesmo um cantinho na sala.

Tudo depende do espaço que você tem disponível na sua casa. Porém, caso não haja muito espaço sobrando não se preocupe. Afinal, é perfeitamente possível montar um cantinho da criança pequeno, aconchegante e funcional.

Para isso, use a sua criatividade e escolha boas formas para aproveitar cada centímetro possível. Dessa forma, opte por móveis pequenos e prateleiras na parede para guardar os brinquedos.

Outra boa dica, é investir em brinquedos de qualidade em vez de quantidade. Assim, haverá menos brinquedos para guardar e menos espaço é necessário.

2. Invista em uma boa decoração, mas não esqueça a funcionalidade

O ambiente onde você pretende criar o cantinho da criança deve ser alegre e convidativo. Mas, também é necessário considerar a uso que será feito do espaço.

Em outras palavras, o cantinho da criança deve ser uma mistura de diversão, conforto e funcionalidade.

E aqui vão algumas ideias para ajudar a montar o cantinho da criança ideal:

  • Considere a idade da criança;
  • Pense na organização do espaço;
  • Invista em um ambiente colorido, que desperte a atenção.

Você pode escolher um tema do qual seu filme ou filha goste, que pode ser uma história infantil, um super-herói e assim por diante.

Para isso não precisa gastar muito dinheiro, pois existem ideias simples e baratas como adesivos, estampas e tintas que é possível usar.

3. Coloque livros no cantinho da criança

Além de brincar, o cantinho da criança também pode ser um bom lugar para estudar. Portanto, você pode colocar livros nesse espaço também.

Mesmo que a criança ainda não frequente a escola é possível escolher livros de histórias infantis. E até organizar uma hora de leitura ou contação de histórias com o seu pequeno.

Porém, caso a criança esteja em idade escolar, ou seu filho (a) seja um adolescente, você pode colocar uma escrivaninha com espaço para o material escolar.

Assim, a criança ou adolescente terá um espaço para fazer a lição de casa e estudar.

Ter uma estante com livros para leitura e pesquisa também é uma opção interessante para crianças que já frequentam na escola e adolescentes. Pois, essa é uma ótima forma de estimular o hábito da leitura, principalmente em um mundo cada vez mais tecnológico e digital.

4. Escolha brinquedos educativos

É através da brincadeira que as crianças têm o primeiro contato com o mundo adulto. Portanto, hora de brincar pode ser uma forma lúdica de aprender.

Para isso escolha brinquedos educativos que estejam de acordo com a faixa etária da criança. Por exemplo: brinquedos coloridos e atrativos podem estimular o aprendizado de formas geométricas, números e até o alfabeto.

Além disso, existem brinquedos que estimulam o desenvolvimento do raciocínio, e até mesmo de habilidades sociais.

Quebra-cabeças, brinquedo de lego e outros brinquedos de montar desenvolvem a criatividade, e a inteligência lógica da criança.

Enfim, há uma boa lista de brinquedos educativos e ao mesmo tempo divertidos, que você pode colocar no cantinho da criança do seu filho (a).

5. Não esqueça o conforto e a segurança

É importante pensar nas cores, na funcionalidade até nos objetos de decoração. Porém, lembre-se que também que o cantinho da criança precisa ser seguro, ventilado e bem iluminado.

Então, certifique-se de não deixar nenhum objeto perigoso ao alcance da criança. E considere colocar uma luminária ou outra fonte de luz, caso seja necessário.

Você pode até aproveitar essa ideia para escolher uma luminária divertida, dentro do tema da decoração do cantinho da criança.

E uma boa forma de deixar o espaço mais confortável é colocar puffs, tapetes e almofadas.

Afinal, o espaço deve ser aconchegante e despertar o interesse da criança em permanecer nele. Lembre-se que seu filho (a) vai passar uma boa parte do dia no cantinho da criança, portanto o conforto é indispensável.

6. Seu filho (a) pode receber os amiguinhos no cantinho da criança

Pense também naqueles dias em que a criança quer convidar os amiguinhos para uma visita. Ou mesmo, nas outras crianças da família que podem vir lhe visitar com alguma frequência.

E caso seu filho seja um adolescente, ter um espaço para que ele possa receber os amigos em seu próprio cantinho pessoal também é importante.

Então, analise o espaço disponível e pense em como você pode organizar alguns assentos para os amiguinhos da criança. Caso haja lugar, pode ser uma ideia bacana colocar uma pequena mesa para o lanche.

Dicas finais

O cantinho da criança é um espaço educativo e divertido, que também traz mais tranquilidade para pais e responsáveis. Pois, você pode deixar seu pequeno espaço seguro, enquanto cuida de outras atividades.

Assim sendo, caso a criança seja de colo, você pode até colocar um cercadinho para garantir a segurança dela.

Agora que você acabou de ler, e já sabe como montar um cantinho da criança, deixe o seu comentário!

Cantinho da criança