7 coisas para nunca incluir no seu currículo

Depois de passar muitas noites estudando na biblioteca da faculdade e correndo para terminar seus trabalhos, você finalmente se formou e agora é hora de procurar um emprego em tempo integral. 

A menos que você tenha treinamento especial em um campo específico, muitos graduados universitários terão que procurar cargos de nível básico. A procura de emprego para o primeiro emprego é muitas vezes difícil, mas ter um currículo de nível de inicial impressionante pode ajudar.

Escrever um bom currículo exige mais do que apenas anotar seu histórico de trabalho. Para ajudá-lo a escrever um currículo maravilhoso, vou começar dando dicas sobre o que não incluir em um currículo. 

Dica 01. Expectativa/história salarial. 

Mesmo se você estiver respondendo a um anúncio que solicite especificamente essas informações, não faça isso! Se suas expectativas ou histórico salarial forem muito altos, um possível empregador o eliminará desde o início.

Se for muito baixo, você perdeu o poder de barganha ou – pior – você será contratado possivelmente milhares a menos do que vale. É uma situação sem vitória. Lembre-se: é sempre melhor discutir os requisitos salariais na entrevista.

Dica 02. Dados pessoais

Este é um grande desperdício de espaço precioso no currículo. Nenhum empregador fará a entrevista com base em sua idade, estado civil ou saúde “excelente”. Se você está em excelente saúde está diretamente relacionado ao cargo que está buscando (talvez um emprego de armazém onde tenha que levantar objetos pesados), à hora de trazer isso à tona é na entrevista. 

Gostaríamos de pensar que existem proteções legais suficientes contra a discriminação que a divulgação de informações como idade, etc., não seria um problema, mas, infelizmente, você estaria apenas se enganando.

Dica 03. Hobbies ou interesses pessoais

A única vez que incluí-los em um currículo é uma boa ideia é quando seus interesses são relevantes para a posição para a qual você está se candidatando. Na maioria das vezes, você pode cobrir isso na entrevista real.

Dica 04. Truques fofos.

Gráficos bonitos ou engraçados em um currículo enviam imediatamente a mensagem de que você não deve ser levado a sério. Além disso, eles desviam a atenção do empregador de suas realizações e qualificações. 

Certa vez, recebi um currículo de uma mulher chamada Renata Telles. Tentando capitalizar a “fofura” de seu nome, ela colocou gráficos de bastão de doces em todo o currículo. Em segundos, estava no lixo.

Dica 05. Sua foto

Mais uma vez, apesar das proteções contra a discriminação, as fotos simplesmente dão aos empregadores mais um motivo para rejeitar um currículo. Se eles não gostarem da sua aparência – se achar que você parece muito jovem, muito velho, muito gordo, muito magro, muito bonito, não muito bonito, etc. – o currículo pode ser jogado fora sem ser lido. 

Você quer que o empregador julgue com base em seus talentos e qualificações – não na aparência. Portanto, nunca inclua uma imagem. (Modelos e artistas performáticos é a exceção a essa regra, já que sua aparência faz parte de suas qualificações para alguns trabalhos. No entanto, eles geralmente enviam fotos 8″ x 10″ separadamente – não no currículo em si.)

Dica 06. Razões para deixar empregos anteriores. 

Estes nunca contam a seu favor. Se você deixou um emprego involuntariamente, isso é uma greve contra você (“demitido” sempre soa um pouco como “demitido” para alguns empregadores). 

Se você saiu voluntariamente, isso também é uma greve contra você. “Talvez”, pensa o empregador, “ele também não fique com este trabalho.” O melhor caminho é nunca levantar a questão.

Dica 07. Referências disponíveis mediante solicitação. 

A única informação nos currículos que você cria deve ser o que está especificamente relacionado ao trabalho que você está tentando conseguir. Folhas de referência podem ser apresentadas e discutidas durante a entrevista.

Conclusão

Mantenha essas pequenas coisas que afetam enormemente fora do seu currículo e você terá sucesso. Ao impressionar um empregador com seu currículo, ele ficará mais do que feliz em marcar uma entrevista com você.

Boa sorte na procura de seu emprego!

coisas para nunca incluir no seu currículo