Colar de âmbar: saúde para os bebês

Muitas mães costumam colocar o colar de âmbar em seu filho, para ajudar na imunidade, melhorar a fase de nascimento dos dentes, ou até mesmo porque acreditam que ele traga algum tipo de proteção divina. Mas qual seria a verdade sobre o colar de âmbar? Ele realmente tem benefícios para a saúde do seu filho ou filha?

Ácido succínico

Algumas pesquisas revelam que o ácido succínico, que está presente no colar de âmbar, tem benefícios positivos para o corpo humano, ajudando realmente a melhorar a imunidade.

Esse ácido succínico também tem poder relaxante neuromuscular, além de ter propriedades analgésicas e anti-inflamatórias.

Através do aquecimento do contato com a pele, o ácido é liberado e absorvido pelo organismo, promovendo assim os benefícios para a saúde do seu bebê.

Apesar de serem usados mais por bebês, os benefícios do colar de âmbar se estendem para adultos e crianças mais velhas.

É mais utilizado por bebês por volta dos 6 meses de idade, que é quando começam a nascer os dentinhos e eles choram muito, devido ao desconforto da gengiva.

Algumas mães, nesse momento recorrem a remédios e outras ao colar de âmbar, que ajuda a tranquilizar o bebê e aliviar os sintomas. O colar de âmbar, por melhorar o sistema imunológico também auxilia na recuperação mais rápida de febres e resfriados.

Benefícios do colar de Âmbar

Os benefícios relatados por usuários e alguns médicos são vários:

  • Calmante natural
  • Analgésico e antisséptico natural
  • Efeito antioxidante
  • Recuperação de gripes e resfriados
  • Alívio de dores nos dentes
  • Anti-inflamatório natural
  • Melhora do sistema imunológico

Formas de uso do colocar de Âmbar

O âmbar deve estar em contato direto com a pele, o máximo de tempo possível. pode ser utilizado no pescoço, desde que fique por baixo da roupa, como tornozeleira ficando debaixo de calças ou no pulso.

Se o desconforto for maior na cabeça ou pescoço é preferível usar o colar no pescoço. No caso de dores no corpo, tendinite no pulso, é recomendado utilizar como pulseira, bem como se a dor for nas pernas ou pés utilizar como tornozeleira.

Um ponto de atenção, é que para usufruir dos benefícios do colar de âmbar, não pode ser qualquer um, tem que ser âmbar do mar báltico, que tem maior concentração do ácido succínico, por isso fique atento na hora de comprar.

O tamanho ideal é 33 cm para crianças de 0 a 4 anos, e 38 cm para crianças acima de 4 anos. O colar não deve ficar muito folgado, pois o bebê pode colocar as contas na boca.

Tire para dormir se sentir insegurança, e retire no banho, pois o âmbar é poroso e pode absorver o cloro da água e outros produtos químicos.

Tome cuidado também com a qualidade do fio para evitar que arrebente. Não deixe que o bebê fique com o colar na boca, pois ele fica exposto ao ambiente e pode contrair alguma infecção.

Limpeza do colar de Âmbar

Para limpeza do colar, utilize água, sal e deixe secar ao sol. Muitas pessoas acreditam que essa solução gera uma limpeza energética no material.

Você pode saber se ele é verdadeiro e original seguindo essas dicas:

  • Coloque uma ou duas gotas de acetona ou álcool em uma das contas. Se ficar viscoso, pegajoso ou alterar a cor, ele não é um âmbar original
  • Misture sal com água e deixe dissolver. Depois coloque uma conta de âmbar dentro da água e veja se bóia. Se boiar, é âmbar.
  • Veja se o material do colar fica morno ao tocar, pois as imitações ficam mais frias que a pele.

O âmbar báltico pode ter colorações diferentes de acordo com a sua formação natural. Algumas tonalidades são mais difíceis de se encontrar e possuem também uma maior concentração do ácido succínico.

Traz uma coloração esverdeada, por conta da região de localização argilosa que tem a mesma cor. O mais comum são os colares de cor marrom escura, podendo ser mais amarelados.

O custo de um colar de âmbar pode variar entre R $100 e R $300,00.

Crenças sobre o Colar de Âmbar

Na Grécia, o colar de âmbar era chamado de pedra os elétrons, já que com uma fricção com um pano ele fica magnetizado. Entre os árabes, era utilizada como se fosse um amuleto, com o objetivo de afastar espíritos ruins e deixar a pessoa mais alegre.

Os ciganos acreditam que se olhar fixamente para uma pedra de âmbar em direção a lua cheia, é possível ver o rosto de seu futuro amor.

Alguns terapeutas acreditam que a pedra desperta a alegria de viver na pessoa. Que traz calor e luz para o bem-estar e oferece uma irradiação fresca e alegre. Ajuda pessoas com depressão e na meditação contribuiu para a liberação do caminho para o seu eu interior.

Nesses casos é indicado para libertação, sucesso na vida e nos negócios, motivação, proteção e autoconfiança.

Colar de âmbar