Como aliviar a tosse no bebê

A tosse no bebê é um sintoma muito comum para diversos problemas que podem estar acontecendo, como também um desconforto comum de acontecer especialmente com bebês, devido a mudanças no clima, baixa imunidade, e inúmeras outras possibilidades.

Sabendo disso e de como esse é um problema que afeta muitos bebês e preocupa os pais, principalmente quando essa tosse se agrava e não passa rapidamente, separamos a seguir algumas dicas de como aliviar a tosse no bebê de modo simples e eficaz.

Veja a seguir!

Alterações no clima podem provocar tosse no bebê?

Sim, pois essas mudanças podem acarretar uma queda na imunidade do bebê, que pode ser provocada também por tosse constante e frequente. Além disso, tosse no bebê pode estar relacionada a alergias ou problemas respiratórios, como asma e bronquite, por exemplo.

Para aliviar a tosse no bebê, é importante identificar a causa do problema e tratar de acordo. Em alguns casos, tosse no bebê pode ser tratada com medicamentos, mas em outros casos, o tratamento pode ser feito com remédios caseiros.

Se a tosse do bebê estiver relacionada a alergias ou problemas respiratórios, é importante procurar um médico para que possa receber o tratamento adequado. No entanto, se a tosse for causada por uma queda na imunidade ou pelas alterações no clima, você pode usar alguns remédios caseiros para aliviar os sintomas.

Melhores formas de aliviar a tosse no bebê

Para aliviar a tosse no bebê, pode-se pegar o bebê no colo para manter sua cabeça mais elevada, já que isso ajuda o bebê a respirar melhor. Quando a tosse estiver mais controlada, pode-se oferecer um pouquinho de água, na temperatura ambiente, para hidratar as cordas vocais e fluidificar as secreções, acalmando a tosse. O bebê deverá tomar bastante água durante o dia, cerca de 100 ml por cada kg de peso.

Outras opções para ajudar a aliviar a tosse do bebê podem ser:

  • Fazer nebulização com soro fisiológico, usando um nebulizador que se compra na farmácia. Isso ajuda a limpar e a hidratar as vias aéreas, diminuindo a irritação e evitando o surgimento da tosse.
  • Misturar uma colher (de café) de mel com um pouquinho de água, se o bebê tiver mais de 1 ano;
  • Colocar 1 gota de óleo essencial de cerejeira numa bacia com água quente pode ser útil para aliviar a tosse infantil.
  • Instalar um umidificador de ar no local onde o bebê ficar por mais tempo, também pode ajudar a aliviar a tosse do bebê, pois ele irá umedecer o ar e torná-lo mais fácil de respirar. Você também pode usar uma vaporização com água quente para umedecer o ar e ajudar o bebê a respirar melhor.
  • Utilizar o vick baby rub, que éum excelenteproduto recomendado para bebês acima de 3 meses, para ser utilizado após o banho ou antes de dormir, no pé, peito ou costas, bastando massagear por alguns minutos e aquecer em seguida.

Além disso, há outras boas opções para aliviar a tosse no bebê e que são amplamente utilizadas pelos pais, pois melhoram muito o muco no nariz, a dor de garganta, e trazem um conforto maior a eles quando estão com tosse, resfriado, gripe e afins.

Essas soluções são caseiras e muito simples de serem preparadas, contando com ingredientes que a maioria das pessoas tem em casa, ou que podem ser encontrados facilmente em qualquer mercado.

A primeira alternativa para auxiliar a reduzir a tosse no bebê é o xarope de cenoura, pois a vitamina C presente nele, além de tudo, ainda melhora a defesa do organismo e fortalece seu sistema imunológico. Para prepará-lo basta ralar uma cenoura inteira e colocar cerca de 1 colher de chá de açúcar. Em seguida, ofereça ao bebê o suco natural que sair da cenoura.

Outro chá que funciona bem para a tosse no bebê é o com cascas de cenoura. Para o preparo, adicione as cascas marrons de uma cenoura em cerca de 500 ml de água. Deixe ferver e após coar, sirva ao seu filho morno e em pequenas colheres.

E então, gostou das nossas dicas de hoje sobre os principais itens que não podem faltar para aliviar a tosse no bebê?

Utilizando como base todas essas dicas e métodos diferentes e eficazes que trouxemos aqui para você, poderá obter excelentes resultados com seu filho quando ele tiver tosse ou alguma doença relacionada, como gripes e resfriados, proporcionando a ele um maior conforto e tranquilidade.

E além disso, caso tenha se interessado nesse e em outros assuntos relacionados a bebês e crianças, todos os melhores produtos infantis, modelos, cores, estampas, acessórios e etc, com preços mais acessíveis do mercado, você encontra no site da Boutique Baby, acesse e confira tudo o que temos a te oferecer!

Como aliviar a tosse no bebê