A moda plus size evoluiu muito ao longo dos anos, e hoje em dia existem muitas opções. Que tal conhecer um pouquinho mais sobre a história e saber como surgiu a moda plus size?
Oferecer roupas de todos os tamanhos para todas as pessoas deveria ser algo básico, já que a moda deve incluir a diversidade da população.
Porém, na prática não aconteceu bem assim, a moda plus size ainda está se consolidando no mercado, mas já existem uma variedade de modelos super incríveis.
Por isso, vale a pena conhecer um pouco mais sobre a história e o legado desse conceito. Além disso, é sempre bom saber as opções disponíveis no mercado. Então, se você se interessou continue a leitura e descubra cada vez mais.
Como surgiu a moda plus size?
Atualmente, o setor de moda plus size está em crescimento, principalmente no Brasil, inclusive entre os anos de 2013 e 2015 registrou um grande salto. Desde então, várias lojas começaram a se especializar no assunto e diversificar o estoque.
Mas a história do termo “plus size” é bem mais antiga, ele foi usado pela primeira vez em 1920 graças à marca norte-americana Lane Bryant, fundada em 1904 ela ainda segue funcionando.
Com isso, o conceito que viria a definir essa moda já era conhecido e espalhado.
Lane Bryant abriu sua loja de roupas voltadas para gestantes, um dos modelos mais vendidos era um vestido de maternidade com elástico na cintura e saia plissada.
Por lidar com as mulheres durante o seu dia a dia, a empresária percebeu que poderia inovar, já que o mercado de moda da época não produzia peças para corpos maiores.
As mulheres que eram chamadas de robustas precisam se deslocar para ateliês particulares, só assim poderiam vestir as roupas do tamanho certo.
Lane iniciou o seu processo de pesquisa e tirou mais de 4.500 medidas das suas clientes para produzir a nova linha, destinada para quem era fora do padrão da época.
O objetivo da modista era fazer roupas atuais, que seguiam a tendência do momento e com uma boa qualidade.
A ideia foi um sucesso, anos mais tarde a maioria das lojas de departamento da região já tinham aderido à moda plus size e assim foi se espalhando pelo mundo.
Até os anos 1950, o termo plus size só era para falar de roupas e geralmente a curvatura das mulheres era descrita como robusta.
Somente em 1953 que a expressão mulheres plus size foi usada em um anúncio da marca Korrel. Hoje em dia utilizamos essa mesma nomenclatura já que faz mais sentido.
Entre 1970 e 90 a moda plus size experimentou um “boom”, isso ocorreu por conta das mudanças no corpo das mulheres, que também começaram a se desvincular de padrões de beleza.
O movimento body positive está ganhando cada vez mais força, especialmente nas redes sociais. É um princípio básico de incentivar as pessoas a se aceitarem e amarem sem comparações com as modelos da mídia, ou imposições sociais.
Inclusive, seguir os padrões sociais é um ciclo sem fim, até o período Renascentista ter um corpo gordo era sinal de fartura, foi somente depois que a ideia de menos curva se tornou o ideal.
Ou seja, vale a pena continuar sendo você esbanjar autenticidade. Por isso, continue a leitura para encontrar dicas incríveis.
Moda plus size é moda para todos
Por um tempo a moda plus size era sinônimo de roupa sem graça, as peças tinham modelagens retas demais, sem cortes e detalhes inovadores.
Além disso, muitas delas só serviam para ser utilizada no dia a dia, ainda bem que o tempo passou e o setor segue se atualizando.
Pois, no momento é possível encontrar roupas de qualidade nos tamanhos ideais e com muito estilo.
Na Via Evangélica você encontra diversos modelos perfeitos para qualquer momento com muito estilo, conforto e muita qualidade.
Uma característica das peças atuais é a versatilidade, ou seja, são roupas para todos os momentos que prezam pelo conforto e estilo.
Agora que você já conhece sobre o assunto, veja as nossas dicas.
Dicas para não errar no look plus size
Com três dicas básicas é possível montar um look incrível com as peças plus size. Já falamos que atualmente o mercado oferece muitas opções, então ficou mais fácil, mas ainda requer um processo de pesquisa de marcas conscientes.
Dica 1: procure lojas comprometidas
É claro que hoje em dia existe muito mais variedade do que em 1920, quando Lane começou a confeccionar as primeiras peças plus size de loja de departamento.
Porém, ainda é um setor em crescimento, alguns estabelecimentos não contam com peças que vão do 44 ao tamanho 60, inclusive algumas marcas vão até além e oferecem roupas tamanho 70.
O recomendado é pesquisar, com ajuda da internet e das redes sociais isso é uma tarefa fácil, não deixe de olhar as avaliações das roupas.
Dica 2: escolha as peças certas
Para escolher as peças certas é preciso entender o que você procura, como por exemplo a tendência de conforto e elegância está super na moda.
Então vale a pena olhar peças desse conceito e saber se encaixa no seu dia a dia.
Também é possível apostar em peças coringas, como as calças pantalonas plus size, que são ótimas para formar um visual contemporâneo, sofisticado e versátil, já que pode ser usada em todas as situações.
Dica 3: confie no seu estilo
Essa pode até parecer uma dica óbvia demais, mas é sempre bom ressaltar a importância da originalidade.
Todo mundo tem um estilo único, mesmo que se inspire em outras tendências, mas a essência é somente sua, e é exatamente isso que vai dar vida ao seu visual.
Agora que você já sabe como surgiu a moda plus size e viu as nossas dicas, não tenha medo de ousar, escolher cores vibrantes, apostar em combinações, ou optar pelo preto chique. O importante é se sentir bem e curtir a moda.