Devido ao isolamento devido à pandemia, muitas pessoas necessitaram solicitar o auxílio emergencial ou fazer a Declaração do Imposto de Renda, e para isso faz, têm de apresentar Cadastro de Pessoa Física – CPF.
Durante o confinamento, a Receita Federal facilitou o processo para pedir esse documento, e os usuários que tenham internet em casa ou dados móveis, podem tirar o CPF de forma gratuita.
Primeiramente, os usuários devem acessar ao site da Receita Federal e seguir as seguintes etapas:
- 1. Acesse a área de “Serviços”
- 2. Clique na opção “Inscrição – 1ª via CPF – Brasileiros Residentes no Brasil” que poderá ser encontrada na coluna de “Serviços em destaque”
- 3. Uma vez o usuário esteja na página de inscrição, deverá escolher a opção “Online”, que está na coluna “Onde” do lado de “Situação”
- 4. Em seguida deverá preencher o formulário com todos os dados solicitados, clique em “Enviar”
- 5. Na próxima página o usuário poderá ver o número do documento.
O aplicativo CPF Digital, que ficou disponível durante a quarentena do covid-19, oferece a versão digital do CPF para os usuários. O App além de mostrar o documento, também envia notícias e ainda conta com um atendimento virtual com informações sobre o IRPF 2020. Também esclarece dúvidas no preenchimento da declaração e outras dívidas.