Dicas de decoração para quartos infantis

Você quer decorar um quarto infantil, mas não tem ideia do que pode fazer? Algumas dicas bem práticas podem lhe ajudar nesse processo.

E, nesse artigo, iremos te mostrar algumas formas de criar um ambiente perfeito para uma criança. Gostou do assunto e quer saber mais? Então é só continuar nesse artigo.

Nem sempre é fácil decorar um ambiente. E, se você já não tem tanta prática, decorar um quarto infantil pode ser um desafio ainda maior.

No entanto, há algumas dicas que podem deixar esse processo um pouco mais fácil. Quer saber quais são eles? Então é só ficar nessa matéria que lhe ensinaremos tudo! Confira.

Por que decorar um quarto infantil?

A decoração é uma parte essencial dentro de qualquer ambiente. Afinal de contas, ele vai muito além do que prezar apenas pela parte estética.

Uma boa decoração também consegue deixar um ambiente muito mais organizado, por exemplo.

No entanto, para um quarto infantil, a decoração deve ser tratada como algo ainda mais importante. Afinal de contas, a criança precisa estar em um local do qual a sua criatividade seja estimulada.

E uma das formas de proporcionar isso é exatamente através da decoração.

Proporcionar um ambiente lúdico, colorido e alegre pode influenciar a criança, ainda mais em idade tão jovem. Sendo assim, deve-se tratar a decoração como essencial para o bom desenvolvimento de uma criança.

No entanto, se você não tem tanta prática com decoração, é normal se sentir meio perdido e sem saber o que fazer. Contudo, há algumas dicas que, ao aplicar da maneira correta, você consegue obter um resultado maravilhoso. E falaremos sobre tudo isso nesse artigo.

Como decorar um quarto infantil?

É bem provável que você já tenha ouvido falar que a decoração de casa deve seguir um certo “padrão”. Ou seja, recomenda-se que cada ambiente de uma casa crie a ideia de continuidade. Dessa forma, cada cômodo deve seguir certos moldes.

Mas, levando isso em consideração, como decorar um quarto infantil? Nesse quesito, você não precisa se preocupar tanto com essa ideia de linearidade. E isso acontece porque o quarto de uma criança é algo “a parte”.

Dessa forma, você está mais livre para compor a decoração de um ambiente como esse. Afinal de contas, um quarto infantil pede certos elementos que talvez não estejam presentes no restante da sua casa.

Então, para saber como decorar um quarto infantil, é só conferir os tópicos abaixo.

Papel de parede

Dentro de um quarto infantil, as paredes são as que mais ganham destaque, haja vista que se pode trabalhar um pouco mais nelas.

Contudo, uma dica é você investir em papel de parede que faça alusão a algo divertido e bastante lúdico.

Ao fazer isso, além de deixar o seu ambiente mais bem decorado, você deixará o quarto de acordo com o gosto pessoal da criança, por exemplo.

Há várias opções, como modelos de figuras abstratas, desenhos de animais, personagens, listras, arabescos, etc.

Então, considerando a enorme variedade, com certeza você encontrará uma opção que venha a calhar, tanto para questões estéticas quanto para o seu bolso.

Nichos e prateleiras

Tanto os nichos quanto as prateleiras são uma ótima opção para deixar as coisas mais organizadas. Então, trata-se de algo multifuncional, uma vez que irá funcionar tanto para deixar o ambiente mais organizado, como contribuir para a sua decoração.

Ademais, os nichos e prateleiras podem servir de suporte para brinquedos da criança, o que deixará o espaço ainda mais decorado. Fora isso, você pode aproveitar esses móveis para guardar:

  • Brinquedos;
  • Jogos;
  • Revistas;
  • Coleções, etc.

O mais interessante é que você pode usar esses móveis em paredes que são pouco aproveitadas. Dessa maneira, o quarto infantil ficará mais bem otimizado. Ou seja, essa simples solução enfeita e evita com que coisas fiquem espalhadas pelo chão.

Luminárias criativas

É fato que a iluminação deixa o ambiente com outro ar. Um bom jogo de iluminação consegue deixar um lugar muito mais confortável. Então, uma das dicas para decorar um quarto infantil é apostar em uma boa iluminação.

Mas, para contrastar e dar um visual ainda mais bonito, que tal apostar por luminárias criativas, que deixem o ambiente mais alegre? Você pode procurar alguma luminária em formato de libélula, lua, flores, etc.

Tudo dependerá de acordo com o que você tem em mente. Mas, aplicando essa dica, com certeza você conseguirá uma decoração ainda mais bonita.

Tecidos com diferentes estilos

Se o quarto de criança que você decorará, é pequeno, essa é uma dica do qual você deve aplicar. Afinal, apostar em diferentes estilos de tecidos, além de quebrar aquela monotonia, deixa as coisas muito mais bonitas visualmente.

Você pode investir em peças com tonalidades, fibras e estampas diferentes. Ademais, você pode procurar fazer um jogo de tecidos que crie um visual mais harmônico.

O que você acha de uma cortina azul-marinho, um tapete azul-claro e a roupa de cama branca, por exemplo?

Trata-se de algo bastante simples, mas que com certeza pode renovar a forma como você irá encarar o ambiente. A variedade de opções facilitará na hora de planejar a composição que irá predominar no quarto a cada semana. Ou seja, trata-se de uma decoração bem volátil.

Dicas de decoração para quartos infantis