5 dicas para ensinar seu filho a andar de bicicleta

Confira as nossas dicas e veja como é simples ensinar a sua criança a andar de bicicleta.

Aprender a dar as primeiras pedaladas é algo muito importante para a maioria das crianças. No entanto, muitos pais ficam preocupados e com medo de possíveis tombos e machucados.

Nesse momento, ensinar o seu filho a andar de bicicleta fica ainda mais fácil quando ele está seguro, com equipamentos de proteção. Com isso, você pode deixar a sua criança se divertir e aprender a dar as primeiras pedaladas sozinha. 

Portanto, confira as dicas deste conteúdo e veja como é simples!

1. Tenha paciência  

Antes de o seu filho começar a pedalar, você precisa se preparar mentalmente para enfrentar algumas complicações nessa jornada. Afinal, a criança provavelmente sofrerá alguns tombos e arranhões que fazem parte do processo de aprender a andar de bicicleta. 

Além disso, se você não mantém a calma, o seu filho pode sentir medo ou ficar ansioso em cima da bicicleta, o que pode piorar o aprendizado. Por isso, tente ficar tranquilo e pensar que pedalar é algo simples e prazeroso para a criança. Você também pode usar palavras de incentivo para o seu filho se sentir mais seguro e confiante durante o processo.

2. Utilize a bicicleta do tamanho certo 

Atualmente, existem diferentes tamanhos de bicicletas para crianças. Por esse motivo, é preciso ter atenção na hora de comprar um modelo. Uma dica é sempre tentar se informar sobre as especificações de cada modelo e tentar levar o seu filho a uma loja para experimentar os diferentes tamanhos e estilos de bike. 

Por exemplo: quando uma bicicleta é muito pequena, é provável que a criança sinta dificuldade em pedalar, mas o mesmo ocorre quando a bicicleta é muito grande. Então, busque por modelos do tamanho ideal em relação à altura da sua criança, de forma que ela apoie os pés no chão e tenha mais segurança. 

Nas primeiras pedaladas, treine o seu filho para ter equilíbrio em cima da bike. Assim, ele começa a se acostumar com a forma de andar de bicicleta. 

3. Proteja bem a criança 

Como comentamos, as pequenas caídas durante o aprendizado de andar de bicicleta são normais. Todo mundo que sabe andar de bike tem alguma memória dessa época.  

Diante disso, a principal regra é colocar os equipamentos de segurança no seu filho antes de sair de casa. Os principais itens incluem capacete, joelheira e cotoveleira. Isso ajuda a evitar problemas e machucados graves, garantindo ainda mais diversão para a criança.

4. Utilize rodinhas de apoio

Uma opção de treino para o seu filho aprender mais rapidamente a andar de bicicleta são as rodinhas de apoio no pneu traseiro. Elas funcionam como um acessório que garante mais segurança para o passeio, dando mais estabilidade nas curvas e ajudando a bicicleta a não tombar.

Uma dica é controlar a angulação da rodinha no chão para que o seu filho aprenda a se equilibrar. Conforme o tempo for passando e elas já estiverem bem levantadas, é hora de removê-las.

5. Ensine como funciona o pedal e o freio 

Para ensinar o seu filho a andar de bicicleta, também é fundamental mostrar como se usa o pedal e o freio da bike. Coloque o pedal da criança no pé dominante e mostre como o impulso com a outra perna deve ser feito na hora de levantar movimento com a bicicleta. Isso ajuda a demonstrar como as duas pernas trabalham para conseguir equilíbrio ao pedalar.

Depois, ensine como funcionam os freios. É importante encorajar o seu filho a usá-los da maneira correta toda vez que ele precisa parar o veículo. Por exemplo: mostre como frear bruscamente pode fazer com que ele caia da bicicleta. O ideal é que ele acione os freios aos poucos até a bicicleta parar. 

Portanto, tenha paciência e deixe a criança pegar os movimentos, sempre prezando pelas regras de como usar cada funcionalidade. 

A partir dessas dicas, você já consegue fazer a sua criança dar as primeiras pedaladas. Tente criar momentos diários para ensiná-la a andar, pois ela aprenderá rapidamente.

dicas para ensinar seu filho a andar de bicicleta