6 Dicas Para Incentivar o Seu Filho a Beber Água

Seu filho tem dificuldade para beber água no dia a dia? Então não deixe de conferir as seis dicas que separamos! Com certeza elas o ajudarão.

Se tem uma coisa que é de suma importância para a saúde de crianças (e também de adultos) é beber água todos os dias.

Afinal, ela nos ajuda a manter hidratados, expulsa substâncias prejudiciais por meio do suor e da urina, regula a nossa temperatura corporal, regula o nosso intestino, transporta nutrientes e sais minerais para as células, e gera mais uma série de benefícios!

Porém, como sabemos, beber água, para a maioria das crianças, não é a coisa mais divertida do mundo. Se para muitos adultos isso já é difícil, imagine então para os pequenos.

Por isso, no artigo de hoje, nós separamos para você 6 dicas essenciais que vão ajudar o seu filho a beber mais água, de modo a cuidar melhor da saúde dele. Veja!

Como incentivar o seu filho a beber água: 6 dicas essenciais

Dica 1: seja o exemplo

Durante a fase de crescimento, é comum que as crianças observem e imitem os pais, seja no modo de falar e/ou de agir. Por isso, saiba usar este aspecto a seu favor.

Então, hidrate-se diariamente e mostre isso ao seu filho, incentivando-o para que faça o mesmo.

Se você ficar somente bebendo sucos ou refrigerantes, e pedir para o seu filho ficar bebendo água, ele não vai gostar muito da ideia.

Portanto, seja o exemplo, guie a criança para seguir os passos certos.

Dica 2: invista em uma garrafinha

Para facilitar o processo de beber água e torná-lo algo mais natural no dia a dia do seu filho, vale a pena investir em uma boa garrafinha.

Isso porque, quando as crianças estão brincando ou estão no quarto, por exemplo, elas não se lembram ou não querem ir até a cozinha, pegar um copo e enchê-lo no bebedouro ou purificador de água que tem na sua casa.

Isso não é prático e muito menos divertido para os pequenos.

Sendo assim, para mudar esse cenário e facilitar as coisas, compre uma garrafinha e fale para o seu filho mantê-la sempre por perto, por exemplo, na mochila, na mesa, etc.

Assim, quando ele quiser beber água, basta pegá-la, abri-la e ingerir o líquido, evitando ter que ficar indo toda hora na cozinha.

No máximo, ele terá que ir algumas poucas vezes até a cozinha para encher a garrafinha ao longo do dia.

Além disso, vocês podem criar um momento de diversão com a garrafinha.

Como assim? Bom, vocês podem customizá-la da maneira que quiserem, por exemplo, com tintas, adesivos, mensagens, entre outros adereços, criando assim, um momento de diversão em família – além, claro, uma garrafinha única, exclusiva.

Dica 3: utilize copos criativos

Esta terceira dica e a anterior são complementares. Isso porque, em ambas, a estratégia é tornar o ato de beber água algo mais simples e divertido.

Sendo assim, em vez de optar por um copo normal, invista em algo criativo, com cores, desenhos, personagens ou texturas.

Vocês podem até mesmo criar o “copo da água”, isto é, um que seja específico para tal bebida e que faça a criança se lembrar de utilizá-lo no dia a dia.

Dica 4: tente a água saborizada

Muitas crianças não gostam de beber água por ela ser uma bebida “sem graça”, afinal, ela não tem gosto, não tem cor e nem cheiro.

Por isso, para ajudar o seu filho a ingeri-la de maneira mais frequente, vale a pena tentar a água saborizada.

Então, por exemplo, em vez de pedir para o seu filho beber água pura, você pode ajudá-lo a dar um gostinho melhor para ela com frutas como limão, laranja, melancia e morango.

Essa é uma boa alternativa para ajudar seu filho a manter-se hidratado, mesmo ele não sendo fã de água.

Dica 5: faça desafios

Crianças gostam de desafios. Por isso, saiba utilizá-los a seu favor.

Então, por exemplo, se o pediatra do seu filho recomendou que ele ingerisse um litro e meio de água por dia, faça desafios para que ele alcance essa quantidade diariamente. E, caso ele bata essa meta, ele ganhará um prêmio.

Assim, a criança se sentirá mais motivada e disposta a beber água, visto que ela terá uma recompensa depois.

Dica 6: comece aos poucos

Se o seu filho tem dificuldade para beber água diariamente, é importante que você comece as mudanças aos poucos. Isso porque, não será do dia para a noite que ele irá ingerir litros e mais litros de água.

Então, comece com um copo, depois aumente para dois, para três… até que ele esteja tomando a quantidade necessária por dia.

Forçar as coisas ou ficar brigando com a criança para que ela beba uma quantidade de água que não está acostumada, definitivamente não são as melhores escolhas.

Portanto, tenha paciência. Ajude o seu filho, motive-o e elogie-o sempre que tiver algum progresso.

Dessa forma, ele ficará mais engajado e disposto a mudar, de modo a beber cada vez mais água em sua rotina!

Dicas Para Incentivar o Seu Filho a Beber Água