Empréstimo consignado o que é? Entenda o mundo do consignado

Vantagens e desvantagens do empréstimo consignados

O Empréstimo consignado é mais acessível que os demais créditos, pelo fato de que o banco tem a confiança de que irá receber o pagamento, pois é debitada automaticamente as parcelas do salário de quem adquiriu o crédito

Continue neste artigo para saber como funciona o Mundo do Consignado, e saber como esse crédito funciona.

Como funciona o consignado?

O empréstimo contratado é descontado do salário do beneficiado, ou dependendo de seu benefício.

Por isso as instituições tem garantia de que será pago o valor das parcelas. Por isso pense e planeje-se antes de assumir esta dívida, para não apertar o seu orçamento e aumentar as chances de endividamentos.

Aproximadamente 20% da renda dos brasileiros é voltada para a quitação de dívidas. De acordo com o Banco Central. Assim, esse percentual duplicou na última década e continua aumentando.

Empréstimo consignado: quem tem direito?

Esse crédito tem como característica ser uma das modalidades mais baratas do mercado. Portanto em diversos casos ele pode vim a ser utilizado. Confira abaixo quem tem direito de contrair essa linha de crédito:

  • Quem tem carteira assinada;
  • Aposentados;
  • Pensionistas do INSS;
  • Funcionários públicos.

Nos acompanhe a seguir e saiba se o consignado vale ou não a pena para você:

As vantagens do empréstimo consignado

Se você tiver dívidas com cheque especial ou cartão de crédito, aliás sabe-se que uma das modalidades mais caras do mercado, por isso varias famílias brasileiras passam por essa situação.

Nesse caso pode-se utilizar do empréstimo consignado que possui juros menores para quitar essas dívidas.

É usado também para reformas em sua casa, ou até mesmo iniciar seu próprio negócio.

Confira abaixo vantagens desse tipo de empréstimo.

Menores taxas de juros, inferiores as demais modalidades do mercado. Se tornando assim essencial em casos de emergências hospitalares como por exemplo exames caros.

Fácil de contratar menos burocracia

A burocracia com os empréstimos consignados é bem pouca. Além disso, o dinheiro é liberado de forma rápida. Porque, nessa modalidade, o recebimento das parcelas pelo banco é garantido.

Prazos maiores.

Taxa de juros baixa, pelo motivo de que os bancos tem a garantia de que a dívida será paga.

Como não há riscos de inadimplência a análise de crédito se torna mais rápida.

Valor descontado diretamente do salário ou benefício então o beneficiado não precisa se preocupar com boletos.

Mais segurança as instituições financeiras já que há um limite de quanto pode ser comprometido da renda e parcelas a serem contratadas.

Negativado também pode solicitar já que não se consulta órgãos restritivos SCPC e SERASA podendo assim ser utilizado para quitar suas dívidas.

Desvantagens:

Não é possível negociar a data de pagamento: já que é descontado diretamente da folha, a data de pagamento é a mesma de recebimento do salário, ou benefício do INSS;

Parte do seu salário mensal fica comprometida, é mais uma despesa a ser assumida.

Não é disponível a todos, popularmente conhecida entre Aposentados, Pensionistas do INSS e Servidores Públicos.

Conclusão

Conforme verificado, o empréstimo consignado apresenta-se como a melhor modalidade de crédito para aposentados, pensionistas do INSS e Servidores Públicos, vez que, não possui maiores complicações, sendo de fácil contratação, sem burocracias, e de grande agilidade para liberação do dinheiro, além das baixas taxas de juros e prazos maiores para pagamento. Podendo ser contratado para quaisquer emergências, das menores as mais graves, em situações emergenciais é sempre bom saber com quem contar, você que está precisando de um alívio no bolso, uma ajuda para arcar com gastos emergenciais, o empréstimo consignado pode ser uma saída.

Empréstimo consignado o que é