Trabalhar com a música na educação infantil é um método divertido e alegre. Afinal, é uma excelente maneira de chamar a atenção dos baixinhos e auxiliar na aprendizagem. É uma das práticas mais usadas em sala de aula, por entregar resultados extremamente positivos. A conquista de habilidades e conhecimento se tornam notórias com o decorrer dos dias.
Em casa, também é possível se divertir com a criança e explorar esse lado através da música. Por isso, separamos os principais motivos para trabalhar música na infância. Confira!
Qual a importância da música na educação infantil?
Com a inclusão na infância, é possível promover o desenvolvimento pleno da audição dos baixinhos, auxiliando no reconhecimento de diferentes sonoridades, como instrumentos, a própria voz e a voz do outro, e muitos outros sons.
É um método lúdico, que traz à rotina benefícios que agregam ao aprendizado e o tornam mais dinâmico e intuitivo.
Ao pensar sobre a temática, percebe-se que as crianças aprendem, ao cantar músicas, e adquirem novos conhecimentos, sendo um método muito eficiente na educação.
É uma metodologia que facilita desde o processo de ensino do alfabeto, numerais até o estudo sobre o meio ambiente e o mundo. Entre os principais benefícios estão:
Promove melhorias para a saúde mental
Trabalhar com a música melhora o bem-estar da criança e como maior benefício, auxilia na diminuição do estresse e da ansiedade.
Isto acontece porque, de acordo com a CVV, há a repetição da sonoridade e de ritmos que atuam diretamente no neocórtex, região em que se encontram áreas mais evoluídas do córtex.
É desta maneira que o seu filho se mantém relaxado, não se aborrece e aprende a controlar melhor seus sentimentos.
Contribui para a coordenação motora fina
Com o uso frequente de instrumentos musicais, é possível que o pequeno consiga a ter um controle melhor das mãos e dos movimentos realizados, melhorando a motricidade fina.
Este é um processo que acontece em conjunto com a motricidade grossa, estimulada quando as crianças correm, pulam ou andam.
A dança também está integrada ao modelo de coordenação motora e é uma das melhores formas de melhorar a autoestima, fortalecer os músculos das pernas e auxiliar no desenvolvimento do equilíbrio.
Aprimora a concentração
Quando você trabalha com a criança sobre um instrumento, promove a concentração que atua diretamente na memorização de longo prazo.
Significa que quando o seu filho é estimulado com melodias relaxantes ao estudo prático, ele lembra das informações por muito mais tempo e as chances de esquecê-las diminuem.
Desenvolve a fala e a ampliação do vocabulário
Vídeos com músicas voltadas à alfabetização são fundamentais no processo de estudo com o público infantil. As crianças precisam de métodos práticos para desenvolverem a fala plena e é com as melodias que elas se comunicam melhor porque ouvem o som das palavras e como elas são pronunciadas.
Ao trabalhar com a música na educação infantil, você promove um momento mais agradável em casa e melhora a relação da criança com as pessoas.
O desenvolvimento pleno ocorre através de canções simples que entreguem informações e façam a diferença na vida dos pequenos.
Estimula a criatividade
A criatividade é estimulada graças a músicas contagiantes, alegres e rítmicas, repetitivas, que apresentam um cenário básico, com muita cor e dinamismo.
Como exemplo, a criança ao ouvir a música da Dona Aranha pode realizar um desenho criativo de um aracnídeo subindo a parede em um dia de chuva.
Além disso, estimula a imaginação e é uma das maneiras de instigá-las a pensarem em um cenário e o que poderia haver de divertido nele.
Quando você promove este ensinamento em casa com o seu filho, permite que ele conquiste experiências novas como a possibilidade de criar histórias fantasiosas ao imaginar personagens de um reino.
Habilidades para trabalho em grupo
Introduzir a música na rotina das crianças melhora a conexão interpessoal e auxilia a ter um contato maior com os colegas. Neste caso, o aluno tem mais controle do que sente, possui confiança e empatia por aqueles que fazem parte do seu grupo e busca auxiliá-los quando possível.
Com as músicas em grupo, o público infantil aprende a se comunicar adequadamente e superar eventuais problemas de dicção. Dessa forma, trabalhar com as canções é uma das maneiras mais dinâmicas de reter a atenção, concentração e melhorar as habilidades comunicativas.
Contato com outras culturas e idiomas
Músicas para as crianças não ficam apenas restritas ao português brasileiro e significa que muitas canções apresentam culturas diferentes daquela a que ela está habituada.
É uma forma prática de introduzir o inglês na rotina do infantil e que o auxilie a reproduzir as palavras e a conhecer o alfabeto americano.
Com os vídeos você tem a possibilidade de apresentar uma sociedade com costumes desconhecidos até então. É um método divertido de você explicar sobre os países e falar a respeito do idioma, dos alimentos ou sobre como a paisagem é distinta.
Como trabalhar música na educação infantil?
A música ajuda no desenvolvimento de diversas capacidades dos pequenos. No entanto, muitos ainda não sabem como aplicar a musicalização dentro da educação infantil.
É importante focar na diversidade cultural e na vasta opção de músicas que podem ser exibidas para uma criança. Assim, ela terá um leque de aprendizado e conhecimento a ser adquirido com os mais diferentes sons.
Confira as principais formas de trabalhar música na educação infantil:
Toque instrumentos musicais com as crianças
Quando pensamos em música já vem na cabeça os instrumentos musicais. Afinal, são utilizados para fazer música e torná-la muito mais interessante.
Entre os instrumentos mais utilizados na infância, estão a bateria, violão, teclado, flauta, guitarra, entre outros. E, o legal, é que podem fazer parte de diferentes estilos de músicas, não precisando focar em apenas em um. Como também, devem possuir o tamanho adequado para os pequenos conseguirem manuseá-lo corretamente.
Por exemplo, a bateria é um dos instrumentos que mais chamam atenção dos pequenos, devido ao seu formato e som que produz. Logo, apostar em bateria infantil divertida seria uma excelente maneira de conquistar a atenção e apreço dos baixinhos.
Aprecie músicas de roda, cantigas e outras opções infantis
As músicas de roda são divertidas, alegres e fáceis de lembrar, pois são curtas e a letra se repete. Você deve investir mais nas cantigas clássicas enquanto apresenta opções de brincadeiras, como a amarelinha, ciranda-cirandinha, passa-anel ou “corre-cotia”.
Saiba que estas canções não atuam apenas na fala, mas também no ganho de habilidades básicas como o ato de correr, andar, prestar atenção, esperar a vez e respeitar o próximo.
Realize contação de histórias em forma de música
Você tem a opção de aplicar a música com ajuda de histórias de fantasia às crianças. É uma forma de reter a atenção e mantê-la concentrada no que você tem a contar, gerando mais curiosidade para saber o que pode acontecer com o personagem ao longo da aventura.
Um ótimo exemplo do que usar em casa é a História dos Três Porquinhos cantada com um ritmo contagiante, que apresenta os personagens, seus habitats, o que fazem e qual o vilão, que é o Lobo Mau.
Faça brincadeiras que trabalham música
Um grande exemplo de brincadeira é a chamada “pequenos maestros”, sendo uma opção dinâmica, pois a criança deve acompanhar os símbolos criados por você. Dessa forma, faça a montagem da folha da seguinte maneira:
- Com folhas sulfite brancas, monte fichas e desenhe símbolos: triângulos, círculos, retângulos;
- Dê uma função aos símbolos: triângulo estalar os dedos, círculos bater palmas;
- Coloque cores chamativas: círculos laranjas e triângulos verdes.
Sente-se com o seu filho e explique com calma e ludicamente como a brincadeira funciona. Estale os dedos quando aparecer o triângulo, bata palmas quando o círculo for mostrado e assobie na imagem dos retângulos.
Este é um método que promove o conhecimento de formas geométricas enquanto a criança se diverte com a música e é introduzida ao tema de forma divertida.
Assista a musicais
Musicais infantis são contagiantes e ajudam a criança a ser mais observadora com a intenção de compreender o que é dito nas canções.
As apresentações elaboradas com animais da floresta ou personagens que o público mais novo adora, são uma opção inovadora de ensiná-los sobre a música.
Aplique os conceitos apresentados na rotina e permita às crianças atuarem com autonomia. Elas precisam conhecer os instrumentos, entender como a música funciona e, com a sua ajuda, este processo acontece naturalmente.
Além disso, com a sua companhia, você cria uma conexão maior com o seu filho tanto de cumplicidade quanto de afeto – características fundamentais na primeira infância. Gostou do artigo? Compartilhe-o com seus amigos!