Qual a idade certa para batizar o bebê

Qual a idade certa para batizar o bebê?

Imagine qual a idade certa para batizar o bebê. Você tem em mente uma idade específica, quando ele for bebê. Exatamente! Isso é uma tradição religiosa e que pode variar conforme cada religião.

Você já sabe qual a idade certa para batizar o bebê? De qualquer maneira, mesmo que “exista uma idade correta”, você mesmo deve escolher o que é melhor para o seu bebê. Afinal, é o seu filho que está na jogada.

Agora conheça um pouco da história do batismo e tenha total certeza se esse é o momento certo para fazer a cerimônia que vem de tradições e gerações. Imperdível!

Qual é a idade certa para batizar o bebê?

Há quem diga que se trata de uma salvação e a própria tradição católica e do cristianismo informa isso. Então, levando em consideração a doutrina espiritual e de Jesus Cristo, qualquer idade você pode buscar a tal salvação. Afinal, o seu bebê acabou de nascer e ainda não tem muitos erros ou pecados para se arrepender.

O batismo pode ser um processo de proteção que implica em uma salvação para toda a vida. As Famílias que buscam o batismo de um bebê ou criança, seja jovem ou adulto, são pessoas que crêem em Jesus Cristo como seu salvador e querem seguir as tradições para se manterem seguras e elevadas.

Mas se a sua intenção é realmente saber qual é a idade certa para batizar o bebê e criá-lo na fé, desde pequeno, seguindo as suas doutrinas religiosas, então, a melhor idade para batizar é quando você se sentir segura e confiante para fazer a grande cerimônia.

O batismo infantil e a idade certa para o batizado

O batismo infantil é simplesmente quando você batiza uma criança ou bebe. Mas a grande dúvida é saber qual a idade certa para batizar o bebe. Segundo fontes confiáveis, como o Wikipedia, a sua teologia é tratada como pedobatismo, uma palavra que vem de origem grega, na qual significa em português “criança”. Isto é, quando o pai batiza seu filho desde criança.

Inclusive, isso também é conhecido como “batismo do crente” ou credobatismo. Em latim, o significa é “eu creio” e o batismo trata-se de afirmar a crença e repassar durante a sua geração.

Essa prática religiosa de batizar pessoas que confessam e querem exprimir o seu amor em Cristo e, pessoalmente, a sua fé em Jesus, geralmente, vem de religiões que não obrigam o batizado quando ainda bebê, assim como a igreja católica ou a evangélica.

Embora isso não seja uma obrigação, mas varia dependendo de cada crença, sendo comum no catolicismo quando batizado, ser ainda bebê, assim como Jesus foi ungido em seu nascimento, segundo a história bíblica.

O batismo infantil também é chamado de batismo por algumas tradições de fé.
Dependendo da religião e dos dogmas cristãos, o batismo tem diversos significados e diversos paradigmas. Muitos seguem uma cerimônia pré determinada e estipulada, chamada de rito ou cerimônia.

Tipicamente, os pais ou padrinhos batizam seus filhos em um ministério que tem um sacerdote ou de acordo com a sua congregação.

O rito ou cerimônia pode ser utilizado para adultos e para crianças. Basicamente, consiste em o padre banhar a criança ao despejar água benta ou borrifar água.

Procure a sua religião e descubra qual a idade certa para batizar o bebê. Existem cerimônias mais tradicionais ortodoxas orientais e católicas orientais que realizam a imersão da criança na água, inclusive, em contato com a natureza ou em nascentes específicas.

Na igreja católica, existem maneiras de você ir até o local que supostamente foi batizado jesus cristo. Segundo a história bíblica, Jesus ao avistar João Batista nas margens do rio Jordão e pronunciar por Deus foi batizado por ele.

O local de batismo se tornou turístico oficial de Israel e realiza o ato de uma maneira mais rústica, sendo que os bebês são banhados em uma fonte. Um dos primeiros rituais católicos, sendo que os ritos estão presentes em diversas religiões.

A igreja Católica Romana foi a primeira a iniciar as práticas e trouxe isso para dentro do catolicismo. Inclusive, não é obrigatório, mas é comum vermos vestidos e mandrião na cerimônia.

Essa lembrança é passada de geração em geração e sendo que é muito usada a cor branca, renda e cores claras, com detalhes delicados e tecido fino de renda. Antigamente, tanto as meninas quanto os meninos (Veja o post aqui para meninos e para meninas) usavam vestidos também.

É muito comum vermos a roupa batismal feita de tecido branco, macacão com colete e que costumam ser guardadas como lembrança após a cerimônia.

Não existe essa de qual a idade certa para batizar o bebê

Você apenas vai descobrir realmente a idade certa para batizar o bebê ao questionar sobre a sua religião, o passado ou a congregação na qual você frequenta.
Mas como já falamos anteriormente, a igreja católica tem o costume de batizar bebê , mas não exige. A igreja evangélica também tem seus limites e restrições, assim como as inúmeras outras religiões.

Você deve refletir sobre as suas crenças e dogmas e no que você acredita, sendo que se você preferir, pode apostar em não sair do comum e convencional e batizar quando o bebê nascer.

O lado bom é que ele vai estar protegido, você vai usar essa crença para assegurar que o bebê fique protegido, segundo a espiritualidade.

O lado ruim é ter que gastar um dinheirinho para ajudar a igreja, na preparação e em uma comemoração breve ou confortável para os integrantes e familiares.

Então, você decidiu que vai batizar um bebê, vai fazer a cerimônia ou vai apenas ver algum batizado. Isso não importa, você pode olhar todo conteúdo que temos disponível aqui, que vamos te ajudar a fazer a melhor escolha.

                                          
O que você achou do artigo? Independente da idade, o ideal é que o bebê esteja seguro e confortável, sendo que você deve seguir as suas religiões e crenças.