Tarefas de casa para crianças por faixa etária

Tarefas de casa para crianças por faixa etária: como delegar?

Estudo e lazer são partes essenciais para o desenvolvimento infantil. Mas você sabia que atribuir tarefas de casa para crianças também ajuda nisso?

Afinal, filhos que crescem ajudando os pais tornam-se pessoas responsáveis e com um grande senso de empatia.

Imagine que você acabou de comprar um apartamento, se mudou e está tudo uma bagunça. Uma ajuda dos seus filhos na hora da organização é muito bem-vinda, não é mesmo?

Contudo, é necessário dividir as tarefas de maneira adequada, considerando a idade dos pequenos e quais tarefas são mais apropriadas.

Pensando nisso, este artigo vai explicar como fazer a divisão das tarefas de casa para criança por faixa etária. Confira a seguir!

Afinal, crianças podem fazer tarefas de casa?

Sim, crianças devem ajudar nos afazeres domésticos, pois isso ensina o valor do trabalho em casa e ainda contribui para que elas sejam pessoas responsáveis no futuro.

No entanto, vale lembrar que deve haver equilíbrio na hora de delegar esses afazeres. As crianças têm direitos fundamentais, como de estudar e de ter lazer, e eles não podem ser colocados em segundo plano.

O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece esses direitos e muitos outros. Assim, cabe aos pais e pessoas responsáveis garantir o acesso a eles de forma plena.

Isso significa que as crianças podem fazer tarefas de casa desde que isto não as sobrecarregue ou tire o foco de suas atividades educativas.

Além disso, as atividades domésticas são de responsabilidade das pessoas adultas da casa. Nesse sentido, filhos devem apenas auxiliar pais e mães.

Vantagens de delegar tarefa de casa para crianças

Delegar tarefa de casa para crianças traz alguns benefícios, como:

  • Habilidades para a vida: ao auxiliarem nos afazeres, os filhos aprendem habilidades que tem muita utilidade para o resto da vida. Saber limpar, cozinhar e fazer consertos concede vantagens para qualquer pessoa adulta;
  • Consciência coletiva e empatia: as tarefas de casa para crianças as ensinam a valorizar o espaço compartilhado e o esforço de todos em cuidar do ambiente;
  • Independência e autoconfiança: o cumprimento de tarefas proporciona um senso de realização, o que aumenta a confiança dos pequenos. Com isso, eles se sentem mais seguros para resolver os próprios problemas;
  • Relações familiares e trabalho em equipe: quando os filhos participam das atividades da casa, as relações entre os membros melhoram e há uma maior noção de trabalho em equipe.

Tarefas por idade: o que cada criança pode fazer em casa

Como bem sabemos, atividades domésticas exigem esforço físico e mental. Por isso, os adultos precisam considerar os limites dos filhos na hora de delegar as tarefas.

Assim, a atribuição de tarefas baseada na faixa etária se revela como uma excelente forma de conferir responsabilidade aos filhos, pois respeita os estágios de desenvolvimento deles.

Vale salientar que os adultos devem supervisionar as crianças menores na hora da realização das tarefas. Também é muito importante o estímulo do reforço positivo para que elas cresçam seguras e confiantes.

Então, confira agora as nossas dicas de divisão de tarefas de casa para crianças de acordo com a idade.

2 a 3 anos: brincadeiras e organização

Os pequenos de 2 a 3 anos de idade adoram explorar o mundo e copiar o que os adultos fazem, então incorporar essa curiosidade na hora das atividades domésticas.

As tarefas de casa para crianças consistem em atividades simples, como: recolher brinquedos; colocar as roupas sujas no cesto; jogar as fraldas sujas no lixo; entre outras.

É necessário ter paciência na hora de lidar com os filhos pequenos, pois eles se distraem com facilidade e podem apresentar dificuldade na hora de fazer essas simples tarefas.

Contudo, aos poucos você verá que seu filho está aprendendo uma valiosa lição sobre responsabilidade e trabalho em equipe.

4 e 5 anos: pequenos ajudantes

Nessa idade, as crianças começam a ganhar certa autonomia e desejam fazer tarefas um pouco mais elaboradas.

Portanto, aproveite a vontade de aprender dos pequenos nessa faixa etária e atribua responsabilidades, como: arrumar os brinquedos e os livros; colocar a roupa suja na máquina de lavar ou no tanque; limpar o pó ou comida espalhada; e assim por diante.

Além disso, elas já podem auxiliar em tarefas que futuramente podem ser de responsabilidade exclusiva delas. Por exemplo, elas podem ajudar a fazer a cama ou arrumar as compras do supermercado.

6 a 8 anos: tarefas de casa para crianças estimulam responsabilidade

Esta é uma fase em que você deve conferir tarefas que sejam de responsabilidade exclusiva das crianças. Isso é necessário porque elas já têm noção de independência e capacidade de resolver atividades sozinhas.

Por isso, os filhos de 6 a 8 anos assumem a tarefa de arrumar a própria cama e os próprios brinquedos e livros, assim como auxiliar no preparo das refeições e na organização da mesa.

Pense em uma recompensa, como uma mesada, pois isso estimula a participação delas e assegura o cumprimento das tarefas.

9 a 12 anos: a idade de ajudar em casa

Aqui, as crianças têm total capacidade de realizar tarefas sem necessidade de supervisão constante. Por isso, aumente o grau de responsabilidade e exija o cumprimento das obrigações.

Filhos de 9 a 12 anos são perfeitamente capazes de cuidar do próprio quarto. Ou seja, arrumar a cama, manter o quarto limpo e organizado, varrer o chão, entre outras tarefas.

Eles também devem ajudar em tarefas do bem comum, como: levar o lixo para fora; alimentar e cuidar dos animais de estimação; ajudar na limpeza e manutenção dos cômodos; e assim por diante.

Desse modo, você confere responsabilidades de forma eficaz e se certifica de ajudar na criação de uma pessoa autônoma, confiante e que será um adulto exemplar.

Conclusão

Como visto, a divisão de tarefas de casa para crianças consiste em um modo justo de atribuir responsabilidades e de se certificar de que todos da residência contribuem para uma boa convivência.

No entanto, isso serve apenas como um guia. Cada pai e mãe sabe da sua própria realidade e pode adaptar nossas dicas da forma como melhor desejar.

Por fim, proporcione um ambiente onde prevalece o respeito e a gentileza. Assim, seus filhos irão realizar as tarefas de forma natural e sem grandes conflitos.