Temas para festa de 1 ano: como fugir do óbvio e inovar?

O primeiro aniversário do seu filho está chegando e você ainda não sabe como decorar a festinha? Reunimos neste conteúdo dicas com temas de festa de 1 ano, cheio de opções para todos os gostos! 

Ao longo do texto, você poderá conferir várias inspirações para montar sua festa e, ainda, pode conferir dicas de organização. Com isso, você poderá saber mais sobre a lista de presentes de aniversário, programação do evento, lembrancinhas e mais. Confira! 

Passou rápido, mas chegou o grande dia!

O primeiro aniversário de um filho é algo realmente especial, não é mesmo? Depois de meses de muitos desafios e descobertas, esse é o momento ideal para celebrar a vida da criança

Por isso, nada melhor do que comemorar o aniversário cercado de pessoas amadas, como amigos e familiares. E claro, planejar um evento que seja divertido para todos e repleto de boas experiências. 

Sendo assim, para quem quer fazer uma festa de qualidade, é preciso começar a planejar com antecedência e procurar inspirações para escolher o tema. 

Como estamos falando de crianças, não faltam opções de decorações, com temas diversos e que atraem os pequenos. Dessa forma, com uma boa pesquisa, você pode fazer uma festa inesquecível! 

Temas para festa de 1 ano: como fugir do óbvio?

Por ser algo tão marcante e especial, o primeiro aniversário do seu filho precisa contar com uma decoração marcante. E claro, para conseguir inovar nas suas escolhas, é preciso considerar várias opções. 

Inclusive, uma das fortes tendências no mercado é a personalização. Com isso, você consegue optar por algo que combine com seu filho e sua família, e que também seja diferenciado.  

Para lhe ajudar nesse processo, reunimos várias dicas de temas para festa de 1 ano.

Brinquedos

Sabe aqueles brinquedinhos que o seu filho não larga? Pois é, eles também podem virar decoração da festa. Assim, é possível explorá-los na decoração, com tudo bem colorido e em várias formas

Raio de Sol

Outra dica que pode tornar a festa encantadora é o tema de raio de sol. Essa é uma forma de ligar a decoração com a primeira volta ao redor do sol completada pela criança. Fofo, não é? 

“Aumigos” para sempre

Agora se o seu filho é apaixonado por cachorros e tem um companheiro especial que fez parte do seu primeiro aninho, vale a pena explorar a temática. 

Além de trabalhar a amizade entre o animal e a criança, estamos falando de um tema que é realmente muito cativante.  

Arco-íris

O arco-íris, por si só, é um elemento capaz de compor toda a decoração da festa. Isso porque, estamos falando de algo bem colorido e alegre que faz parte de muitos conceitos infantis. 

Dessa forma, é possível conectar o tema com a descoberta das cores, explorando vários tons nos elementos da decoração, bolo e docinhos. 

Pool Party

Com um clima tropical como o do Brasil, o tema de pool party é sempre interessante, principalmente para quem tem piscina em casa. 

Assim, essa também pode ser uma ótima opção entre os temas para festa de 1 ano. O mais legal é que é fácil combinar diversos enfeites coloridos e diferentes, como boias, coqueiros, flamingos, frutinhas e mais.  

Boho

Se você acha que um tom mais neutro combina com sua família, uma alternativa é a decoração boho. Além de ser muito lindo, o boho traz um ar rústico para o espaço

Por isso, vale a pena apostar em tons terrosos na decoração, muita madeira e plantas como sempre vivas. Em espaços abertos, em contraste com gramas e árvores, tudo ficará ainda mais bonito. 

Instrumentos musicais

Se o seu filho é daquele tipo de criança que ama música, que tal explorar os instrumentos musicais como tema? Assim, coloque no espaço e na decoração os instrumentos que ele mais curte como o violão, guitarra, saxofone e afins. 

Além disso, é possível decorar toda a festa com notas musicais, discos de vinil e outros detalhes relacionados à música

Baile de carnaval


O carnaval já é uma festa bem animada e também pode ser um ótimo tema para festa de 1 ano. Afinal, é possível utilizar serpentinas, confetes, balões e máscaras para tornar o clima ainda mais legal. 

Lembre-se que as fantasias são um elemento marcante do carnaval. Por isso, incentive a criatividade dos convidados na hora de escolherem o look. E claro, capriche nas fantasias da sua família que podem ou não combinar entre si. 

Como organizar uma festa de 1 ano?

Após descobrir todos esses temas para festa de 1 ano, que tal saber mais sobre como organizar a festa perfeita? Veja nossas principais dicas a seguir:

  • Escolha o local com data e horário — o primeiro passo para organizar a festa é definir o local. Com isso, você pode entender melhor o que poderá compor a decoração e quais atividades podem acontecer. Assim que encontrar o espaço ideal, seja em casa, um salão de festas e afins, escolha a data e horário. 
  • Faça a lista de convidados o segundo passo é fazer a lista de convidados. Para isso, você deve pensar bem em que tipo de festa deseja ter: algo mais intimista, com poucas pessoas, ou um evento maior e com mais de 100 convidados.
  • Escolha o cardápio a comida é algo importante em qualquer festa. Por isso, vale a pena reservar um momento para escolher tudo com carinho. Em uma festa infantil, é possível apostar em lanches rápidos, salgadinhos e muitos doces. Não se esqueça do sabor do bolo, que precisa ser delicioso! 
  • Monte a programação da festa — festa de criança precisa ser divertida e contar com várias atividades. É possível alugar brinquedos, profissionais para animar a festa e muito mais.
  • Crie uma lista de presentes — para evitar presentes repetidos, você pode criar uma lista de presente. A dica é fazer uma lista online, que é mais fácil de administrar e facilita a vida dos convidados. Além disso, você recebe os presentes em dinheiro e pode ter mais liberdade para usar o valor na hora de comprar o que a criança mais precisa. 
  • Defina as lembrancinhas — as lembrancinhas são itens característicos das festas infantis, por isso escolha com atenção. Além dos tradicionais doces e balas, você pode investir em enfeites e itens funcionais, como bolsinhas e copos personalizados. 
  • Não se esqueça das fotos — registrar o primeiro aniversário do seu filho é algo muito importante. Por isso, busque contratar um fotógrafo que será capaz de entregar materiais de qualidade e que vão durar para sempre!

Conclusão

Depois de tantas dicas, você conhece várias opções de temas para festa de 1 ano e sabe como organizar a festa perfeita. 

O primeiro aninho de uma criança é algo realmente especial e fazer uma festa de qualidade pode tornar tudo mais mágico. Sem mencionar que os presentes podem alegrar os dias do aniversariante. 

E claro, no futuro, seu filho poderá ver todas as fotos e entender todo o amor envolvido nesse convívio em família. Capriche nesse momento! 

Temas para festa de 1 ano