Varanda Gourmet – criando o espaço perfeito para receber visitas

Você já ouviu falar sobre varanda gourmet? É uma forma de transformar a sua varanda em um local perfeito para receber amigos, familiares e visitas, se tornando um espaço de lazer que se adapta com o restante da sua residência, seja ela uma grande casa ou um apartamento.

Se você é do tipo de pessoa que gosta de receber amigos e visitas em sua casa, seja para cozinhar ou apenas para passar um momento em boa companhia então confira neste artigo como transformar sua varanda em um espaço personalizado de sua residência.

Qual o significado de varanda gourmet?

Qual o significado de varanda gourmet

A varanda gourmet acaba se tornando um espaço que é uma extensão da sala de estar ou de jantar, tem como principal função o encontro de amigos e familiares; na varanda gourmet por exemplo é o local ideal para fazer um churrasco ou apenas dividir bebidas e petiscos entre amigos.

Digamos por exemplo que em um sábado de clima agradável você deseja reunir alguns amigos, porém, ao invés de sair pela cidade você os convida para sua casa, lá você os recepciona em sua varanda ou sacada gourmet, onde todos conseguem curtir um clima agradável, com uma música, comidas e bebidas, se tornando um ótimo momento de descontração.

Por que ter uma varanda gourmet?

Além de um excelente espaço ao ar livre para festa entre amigos e familiares investir em uma varanda gourmet em sua residência conta com outras vantagens, siga uma lista com os principais motivos.

Privacidade

Com a varanda gourmet você consegue ter um espaço em seu apartamento para fazer um churrasco, preparar refeições, servir bebidas, tudo ao seu modo e sem precisar alugar salões e depender dos dias disponíveis para que faça um encontro com seus convidados.

Recepção prática

Muitas vezes receber pessoas dentro do apartamento ou casa pode ser um problema, é necessário uma maior organização, e em algumas situações um único cômodo não é o suficiente para receber todas as pessoas. Com uma varanda gourmet você já pode por exemplo recepcionar todos os convidados em um mesmo local, além de que, você pode cozinhar no mesmo ambiente em que elas estão não perdendo momentos de interação na cozinha por exemplo.

Conforto

Você não precisa necessariamente utilizar sua varanda gourmet apenas para encontros e interações sociais! Após um longo dia de trabalho tudo o que queremos é chegar em casa e termos um local para descansar e relaxar, e, a varanda gourmet poderá ser o local perfeito para isso! Novamente, o fato da varanda estar ligada com o ar livre, será um ótimo local para você dispor de algumas poltronas e apenas descansar por alguns momentos após um longo dia fora de casa.

Como criar uma área gourmet?

Certo, você já sabe o que é uma área gourmet e também os principais motivos para adotar a mesma em sua casa ou apartamento. Como citado, uma área gourmet pode ser decorada e utilizada das mais deferentes maneiras, se adequando com seus gostos e também com o objetivo final que quiser pra sua área, confira algumas dicas de como criar sua área gourmet.

Análise do espaço

O primeiro passo para uma criação da área gourmet é fazer uma análise do espaço que você possui e então decidir como decorar e moldar o ambiente.

Churrasqueira

Churrasqueira

A churrasqueira é como um item coringa quando estamos tratando de uma área gourmet, independente do estilo o importante é que você consiga servir uma boa refeição para seus convidados, e o que melhor do que um tradicional churrasco?

Revestimentos fáceis de limpar

Sua área gourmet será um local com uma alta circulação de pessoas, um local em que você irá cozinhar e terá a ação de gordura no local, acumulação de poeira, etc. Deste modo, foque em revestimentos que facilitem a limpeza do local, azulejos e cerâmicas são os mais indicados.

Segurança

Varandas podem ser espaços perigosos, e, ao tornar o cômodo em um espaço gourmet, com uma maior presença e circulação livre de pessoas é importante que você pense na segurança do local, investir na aplicação de redes de proteção pode ser essencial.

Móveis confortáveis

Lembre-se que uma área gourmet não precisa ser especifica para encontros com amigos ou para preparar refeições, invista em sofás e poltronas mais confortáveis, espreguiçadeiras, e até mesmo uma rede pendurada poderá ser um ótimo local para você relaxar no seu dia a dia.

Iluminação

Durante o dia a iluminação natural poderá fazer o papel de iluminar o local, durante a noite a dica está na utilização de uma iluminação mais intimista, aposte em luminárias pendentes, spots e fitas de led.

O que fazer no encontro de amigos?

Já que a área gourmet é um local propício para um encontro e reunião entre amigos, é importante que vocês contem com um bom programa afim de tornar o encontro ainda mais especial não é mesmo? Confira algumas sugestões de atividades que você pode fazer quando seus amigos estiverem na residência.

Bebidas e petiscos

Servir bebidas e petiscos é um coringa no encontro entre amigos; nada melhor do que contar com uma boa variedade de comidas e bebidas para passar o tempo em boa companhia. Sirva desde sucos naturais até bebidas alcoólicas e aposte em petiscos leves e fáceis que podem estar disponíveis durante todo o tempo, como amendoins, biscoitos e salgadinhos.

Músicas

Um bom encontro precisa de uma boa música de fundo, caso os gostos musicais de todos seja compatível você não terá muitos problemas para agradar na questão musical, já, caso contrário, montar uma playlist em que todos colaborem com suas músicas preferidas pode ser a solução.

Jogos

Contar com alguns jogos que incentivem a interação são excelentes formas de passar o tempo entre amigos; vocês podem praticar desde jogos como verdade ou desafio até mesmo revezar no console caso possuam um, jogos de cartas como uno ou baralho também são excelentes.

Sessão de cinema

Sessão de cinema

Fazer aquela sessão de cinema em casa pode render bons momentos entre amigos, os mais diversos comentários, piadas, e risadas irão lhe acompanhar até mesmo nos momentos mais inesperados da trama.

Varanda Gourmet