10 Dicas para diminuir os riscos de acidentes domésticos com crianças

10 Dicas para diminuir os riscos de acidentes domésticos com crianças.

Nossa casa é o lugar que nos sentimos mais seguros, mas isso não quer dizer que para as crianças também é um lugar seguro, principalmente por seu hábito de explorar novas experiências.       

Para tornar os ambientes seguros para todos é necessário realizar algumas das adaptações citadas abaixo.

1 – Redes de proteção

A rede de proteção é praticamente um item básico em uma casa com crianças, elas evitam que ocorram acidentes com queda de janelas e sacadas, é um item que deve ser utilizado principalmente em apartamentos e sobrados.

2 – Retire móveis próximo a janela

Toda criança tem a curiosidade de olhar pela janela e ela fará de tudo para isso, mesmo com a rede de proteção acidentes podem acontecer. Se a criança vê um móvel próximo à janela uma das opções dela será escalar esse móvel e nessa “aventura” os objetos acima podem acabar caindo ou até mesmo o próprio móvel.

3 – Evite as quinas dos móveis

Aproveitando que você já retirou os móveis próximo das janelas agora só falta retirar as quinas e para isso existem protetores feitos de silicones que diminuem os efeitos de uma possível batida, esses protetores podem ser achados até mesmo em supermercados.

4 – Cuidados com as tomadas

As tomadas normalmente ficam a uma altura no alcance das crianças e por pura inocência e curiosidade elas acabam colocando a mão, o que pode ocasionar em choque elétrico, para evitar esse acidente coloque protetores de tomadas, também é possível encontrar eles nos supermercados, assim como os das quinas dos móveis.

5 – Mantenha medicamentos e produtos químicos longes

Esses tipos de produtos devem ser guardados em prateleiras altas fora do alcance das crianças ou se possível em algum armário trancado com chave ou trava, também é indicado que converse com as crianças sobre o risco de brincar ali. Lembre-se de nunca utilizar embalagens de alimentos para armazenar esses tipos de produtos. 

6 – Cuidados na Cozinha

Seguindo o item 4, os objetos cortantes como facas, devem ficar em locais altos ou fechados com trava ou chave. Outro tipo de cuidado que deve ser tomado é com a panela no fogão, ela sempre deve ser posicionada com o cabo para o lado de dentro para evitar que a criança puxe a panela.

7 – Bloqueie o acesso para piscina

A piscina para os pequenos é sempre muito atrativa, independente do horário. Portanto é necessário que casas com piscina tenham acesso bloqueado para que eles não entrem sem a supervisão de um responsável, se preferir também é possível fechar a piscina com redes, tampas e capas específicas para segurança. 

 
8 – Cuidados com tapetes

Alguns tapetes escorregam nos pisos, isso pode causar um acidente não apenas com as crianças mas como todos os moradores da casa. Existem diversas opções para evitar esse tipo de acidente como colantes, líquidos e tapetes antiderrapantes.

9 – Bloqueie a escada

Escadas são perigosas principalmente para bebês, é possível bloquear o acesso a elas com portões específicos, para corrimões abertos e indicado a utilização de redes de proteção e o piso da escada deve ser antiderrapante.

10 – Ferro de passar roupas

Queimaduras em crianças é um dos acidentes que mais acontecem em casa, uma dica para evitar esse tipo de acidente é deixar o ferro de passar longe do alcance delas, principalmente durante e após seu uso.

Os acidentes são imprevisíveis, principalmente com crianças, mas como agora você já conhece algumas dicas de como evitá-los, certamente as chances de acontecerem irão diminuir bastante.

Você já sabe como preparar a sua casa para as crianças, talvez agora esteja na hora de procurar por alguma imobiliária em Santos para encontrar o lar ideal.