maneiras de incentivar seu filho a poupar dinheiro

4 maneiras de incentivar seu filho a poupar dinheiro

Finanças pessoais são um assunto sério e quanto antes os pequenos aprenderem, melhor o preparo para a vida adulta.

Quando entramos em assuntos que envolvem finanças, muitos dizem que não eles não compõem algo que crianças devem entender. Contudo, a realidade é que, da maneira correta, é possível mostrar a importância de guardar dinheiro, independentemente da idade.

Com cuidado e entrando no assunto da forma lúdica, você pode mostrar e incentivar seus filhos a economizarem parte do dinheiro que ganharem, resultando em ensinamentos que podem garantir um futuro melhor – com o tempo, pode até mesmo ser interessante colocá-lo em um curso básico sobre investimentos, mas antes é preciso aprender simplesmente a poupar.

Com a ideia de ajudar você, separamos 4 maneiras que vão ajudar seus filhos a entenderem sobre a importância de poupar dinheiro.

Ofereça Mesada

A teoria pode parecer interessante, mas nada melhor do que mostrar na prática, principalmente quando falamos de crianças.

Oferecendo uma mesada para seus filhos, mesmo que em uma baixa quantia, você criará a vivência com o dinheiro, algo muito importante para quem precisa aprender a poupar.

Deixe definido uma data mensal que ele receberá aquele valor e, na medida do possível, tente não adiantar ou atrasar esse dia, pois aos poucos ele vai entender que, ao não se planejar, poderá chegar ao final do mês sem dinheiro.

Ensine a fazer escolhas

Pensando que decidiu por dar uma quantia mensal para a criança, deixe claro as opções que ela tem para fazer com aquele valor. É importante lembrar que se trata de uma criança que ainda está aprendendo a mexer com dinheiro – por esse motivo, deixe realmente definidas as alternativas.

Um caminho interessante é mostrar que ele pode gastar todo o dinheiro com doces ou guardar uma quantia todos os meses e, ao final de um tempo específico, conseguirá comprar um brinquedo que está querendo.

Mostre a importância de gastar menos do que ganha

O foco é poupar, por esse motivo, sempre mostre o quão importante é ter um valor guardado e não gastar toda a mesada. O caminho, que falamos anteriormente, de guardar parte do valor para posteriormente comprar um brinquedo que deseja, pode ser interessante nesse momento, mas tente pensar em outras formas de mostrar isso.

Tente mostrar a importância de gastar menos e ter um valor guardado, seja pensando em imprevistos ou planejando um brinquedo mais caro ou uma experiência diferente, seja um passeio da escola ou parque de diversões. Nessa hora é bom usar a criatividade e sempre mostrar o que aquela quantia guardada trouxe de benefícios.

Seja um exemplo

Não adianta tentar ensinar ao seu filho a importância de saber planejar seus gastos e poupar, enquanto, na prática, você segue o caminho contrário.

Sempre que for possível, converse com seu filho e mostre as finanças da família. Nesse momento, leve em consideração a idade da criança, tentando sempre mostrar de uma maneira que ela entenda.

As opções são diversas e vão variar de acordo com a realidade de cada pessoa e a idade da criança – você pode começar explicando sobre a conta de luz e a importância de apagá-las em ambientes vazios e ir adicionando noções com o passar do tempo.

O fundamental é ir introduzindo aos poucos, sem complicações e, como dito anteriormente, usar a criatividade e aproveitar as oportunidades do dia a dia.