6 dicas para estimular o desenvolvimento da criança

O desenvolvimento da criança e bebês acontece sob diferentes aspectos. Afinal, as crianças não apenas precisam trabalhar a sua mente, como também o seu corpo, promovendo um estilo de vida saudável (propício ao desenvolvimento de habilidades), a adaptação em um nível social e também ao aprendizado contínuo.

Porém, para que tudo isso aconteça, é preciso investir em estímulos certos, capazes de incentivar as crianças na descoberta do seu próprio eu, assim como de todas as coisas ao seu redor.

Como tudo é novo para elas, cabe aos pais abrirem oportunidades para o seu pleno desenvolvimento infantil.

Mas, como nosso objetivo é te ajudar, reunimos aqui neste artigo algumas práticas que são muito eficazes e proporcionarão excelentes resultados para o seu pequenino, que serão trabalhadas em cima das competências e habilidades da criança.

A seguir, confira algumas ideias muito simples de serem colocadas de pé, e que certamente proporcionarão os estímulos certos para o seu filho.

Acompanhe!

1. Torne o aprendizado acessível

Você já sabe, né? Só é possível atingir certos objetivos quando temos caminhos que nos levem até lá.

Por esta razão, é imprescindível que você promova situações que facilitem o aprendizado de seu filho – afinal, isso é o que chamamos de desenvolvimento da criança –, é preciso que você promova condições para que ele conheça as coisas ao seu redor e também todo o seu funcionamento.

Apesar de muitas coisas parecem simples para nós, como adultos, isso não significa que as crianças não terão dificuldades para entender as situações a sua volta. O que é lógico para nós, para eles pode ser uma grande descoberta.

Sendo assim, ao ser questionado sobre quaisquer situações, responda prontamente; explique também sobre como as coisas funcionam e demonstre como executar determinadas tarefas. Você notará um avanço significativo no seu aprendizado.

Por fim, faça questão de promover brincadeiras que estimulem o conhecimento, a troca de experiências, e por aí vai – os brinquedos, os jogos, os livros, as músicas e interação com outras crianças também são ótimas oportunidades de desenvolvimento da criança. Teste e verá!

2. Conversa e interação com familiares

O desenvolvimento da criança vai muito além dos fatores mais básicos de aprendizagem, mas também de aspectos essenciais como o afeto familiar dos pais e irmãos.

Em um ambiente harmônico onde a criança tem o privilégio de se sentir amada, elas tendem a se sentir mais seguras e encorajadas a se arriscar em novas atividades.

Por isso, conversar com o bebê ou a criança, falando devagar e olhando em seus olhos, favorece a criação de um laço afetivo mais forte e duradouro, o que influenciará de maneira positiva em todas as relações futuras.

3. Utilize a tecnologia e os materiais básicos a seu favor

Mesmo que você não tenha um grande orçamento para comprar os melhores brinquedos do mundo, isso não significa que será impossível estimular a aprendizagem do seu pequenino com poucos recursos.

Caso o seu orçamento não permita, muitas atividades focadas em linguagem, oferecem a comodidade de serem feitas com aqueles materiais que já temos à disposição em nossa casa – tais como sucata, papel e caneta, ou mesmo as atividades encontradas online, acessíveis por meio de aplicativos, vídeos do YouTube, plataformas de streaming e até redes sociais.

Com alguns cliques você conhecerá milhares de atividades e ainda poderá criar suas próprias brincadeiras em casa. Esse é um bom jeito de estreitar os laços com o seu filho e promover o desenvolvimento infantil.

4. Desenvolvimento da criança se diz a capacidade motora

Qualquer ação que tomamos durante o dia, até mesmo na hora de dormir, são baseadas em nossa habilidade de coordenação motora, por esta razão, o desenvolvimento infanto-juvenil também precisa estar atento a esta habilidade.

Mesmo as crianças pequenas podem desenvolver suas habilidades cognitivas por meio do treinamento. Neste sentido, você pode apostar em instrumentos de aprendizagem como livros, brinquedos de encaixar, jogos de montagem (tais como quebra-cabeça e construção), e muitos outros recursos.

Essas alternativas permitirão que aos poucos ele consiga dominar todos os seus movimentos, além de ter controle sobre o seu próprio corpo.

Esportes como dança, corrida e bicicleta, também são excelentes opções para que elas conheçam o seu próprio corpo e explorem todas as suas habilidades físicas – também traz mais saúde e evita o sedentarismo.

5. Ter uma alimentação equilibrada

Falando em desenvolvimento da criança, uma alimentação saudável e que seja rica em nutrientes também é mais um dos fatores fundamentais para o processo de aprendizagem infantil.

Afinal, além de ser a fonte de energia que o corpo precisa, ela também oferece benefícios que vão desde aquele “gás” para realizar as principais brincadeiras, como também na melhora da capacidade de memorização.

Por isso, esteja atento ao que seu pequenino anda comendo, pois, isso pode afetar todo o seu comportamento e qualquer ação que você deseja tomar, por mais benéfica que seja.

Também é fundamental realizar consultas periódicas com o nutricionista, pois ele será o único capaz de orientar na quantidade de nutrientes e de alimentos que a criança deverá comer.

6. Promova o contato com a natureza

Com os avanços da tecnologia e a urbanização tomando conta de áreas que antes eram completamente dominadas pelo verde, nos faz pensar que nem precisamos da natureza para sobrevivermos como antes, não é?

Porém, como seres humanos, também fazemos parte da natureza, e as crianças também devem estar cientes para que tenham um bom desenvolvimento.

Além disso, é necessário que ela entenda que também faz parte do todo, e como tal, por menores que seus comportamentos sejam, eles influenciam de maneira direta na sustentabilidade do meio ambiente – assim como o meio também os influencia.

Esse contato com a natureza, permitirá que ele conheça mais sobre a si mesmo e também sobre o mundo que o cerca, despertando sua criatividade e também a sua saúde.

A natureza estimula o seu organismo a trabalhar, além de criar imunidade contra centenas de vírus e bactérias nocivas ao corpo.

Visite parques em finais de semana, excursões por jardins botânicos, sítios no anterior, trilhas ecológicas e assim por diante. Você notará que apesar de parecer ações simples, esse processo promoverá experiências enriquecedoras, além da construção da criança como ser humano.

Conclusão

Como você observou, o desenvolvimento da criança e bebês não depende de apenas um aspecto, mas de vários deles.

Portanto, esteja atento a todas as oportunidades que você, como pai ou mãe, oferece ao seu filho, e garanta que ele sempre tenha acesso a diversas experiências e recursos diferentes.

Dessa forma, além de promover o desenvolvimento infantil do seu filho, você também estará promovendo o seu próprio desenvolvimento pessoal.

Agora que você já sabe de tudo isso, que tal compartilhar com outras pessoas? Temos certeza que será útil pra elas, assim como foi pra você!

desenvolvimento da criança