Todo final de mês é a mesma coisa, chega boleto e você se espanta com o total da conta de luz. Fazendo você repensar em seus hábitos, mas nos Estados que fazem muito calor, não é uma alternativa abdicar do ventilador no final da tarde. Por isso, vamos conferir algumas dicas para escolher ventilador e ao final descobrir uma curiosidade sobre sua criação.
Como gastar menos comprando um ventilador
Não há dúvida que um ventilador é útil em nossas vidas, principalmente para espantar o calor, além de ter várias opções econômicas se comparado a um ar-condicionado. Mas isso não significa que o seu uso não pese no bolso, principalmente na conta de luz se usado de forma desordenada. Por isso, a melhor forma de economizar na hora de comprar um, é esperando a Black Friday, pois tem muito preço variado.
Ventiladores que podem ajudar a economizar mais energia
Alguns ventiladores simples, como os de mesa, tem uma capacidade de ventilação potente, porém possuem um bom índice energético (classe A, Procel), o recomendado para quando o assunto é qualidade.
O uso diário do ventilador ultrapassa especificamente o custo inicial do aparelho; há, portanto, que não menosprezar os consumos elétricos dos ventiladores de mesa.
Mas para ter o baixo consumo/gasto energético pode ter a ver com a baixa capacidade do aparelho, caso seja isso que esteja procurando, porém, para se manter menos gasto com ventilador, precisamos ficar atentos: em ponderar a capacidade de ventilação/vazão do mesmo. Os ventiladores pequenos estão dentro do grupo com menor energia pertencente a um diâmetro de hélice: 30cm.
Exemplo de ventiladores pequenos são a Arge, Venti-Delta e a Tron têm muitos modelos, todos eles com baixa performance energética. Até mesmo. marcas como a Mondial ou aVentis
Marcas de qualidade
Aqui no Brasil prefira ventiladores com selo Procel categoria A (Brasil), como, por exemplo: Cadence: ErosWindy-VTR; Mallory: Ecofresh; SecurityTurbo Silence; Ozonic; Zéfiro; Mondial: NV-23, NV 32, NV-33 Motor Power e Motor Supreme; NV-41; V-16; V-29; V-30; V-61; V-40; V-45B; V-45; Arno; Alívio Maxx; Turbo Silêncio Maxx Brasil TSMB.
Portanto, o ventilador é uma excelente alternativa para se manter longe do calor no verão.
Todo brasileiro já tem um ventilador em casa, seja de parede ou no teto.
A questão é saber qual produto é adequado para quem não quer gastar muita energia, mas os ventiladores acompanharam o avanço tecnológico.
Atualmente, eles vêm acompanhados de controle remoto, tecnologia touch e vem com uma opção extra de ventilação.
Entretanto, para quem quer economizar essa alternativa está fora de questão. Pois, sabemos que quanto maior a velocidade de climatização, maior vai ser o gasto de energia.
Vejamos agora o benefício de ter um ventilador
- São portáteis, ou seja, você pode levar ele para qualquer cômodo;
- Dificulta o aparecimento da famosa rinite e sinusite, dificultando essas doenças respiratórias;
- Ajuda na circulação do ar;
- Além disso, tem ajuste de inclinação, direcionando o vento para você;
- Muito fácil de limpar, pois possuem grades que desmontam facilmente;
- Pode ser grande, médio ou pequeno, não ocupa muito espaço;
Se você mora sozinho, a escolha fica mais fácil, e será beneficiado pelo aparelho. De quebra ganha um local fresquinho e cômodo para descansar
Como um ventilador funciona?
Bom, funciona da seguinte forma: convertendo energia elétrica em energia mecânica por meio do campo magnético. Muito legal, não é? Em último caso, a energia é consumida como movimento rotativo das pás do ventilador.
Portanto, para simplificar tudo, o eletrodoméstico é composto pelo motor movido a corrente elétrica, conectando as pás do ventilador por meio de um eixo (comportamento de carbono). Sendo acionado pelo motor, funcionando em diferentes velocidades.
Quais as principais marcas que existem
Para sabermos qual o melhor ventilador é necessário conhecer a marca encontrada no mercado. Até porque para conhecer os fabricantes é preciso de uma longa pesquisa para filtrar e encontrar o modelo de sua preferência.
Contudo, a seguir confira quais são as marcas de maior destaque no mercado quando o assunto é a compra de um ventilador:
- Arno;
- Mondial;
- Philco;
- Britânia;
- Ventisol;
- Mallory.
Como saber se o ventilador é bom ou não
- Tipo de ventilador
- Potência
- Diâmetro
- Quantidade de pás
- Quantidade de velocidade
- Oscilação
- Nível de ruído
- Tensão
- Consumo de energia
- Dimensão aproximada
- Peso aproximado
- Preço médio
Curiosidade sobre a história do ventilador
O engenheiro americano Schuyler Skates Wheeler foi quem inventou o primeiro ventilador elétrico.
No ano de 1882, o modelo foi inventado por duas lâminas unidas por uma haste, que se locomovia por roldanas.
Por volta de 180 D. C., veio a época de mecanizar essa ideia, foi quando um chinês montou um ventilador rotativo.
O equipamento tinha sete rodadas, cada uma com três metros de diâmetro, podendo ser manipulado por um único homem para refrescar um ambiente inteiro.
Portanto, baseando-se no trabalho de Thomas Edison e Nikola Tesla, conseguiu fazer o ventilador girar por si só com eletricidade.