Como incentivar o seu filho a se tornar uma pessoa responsável desde pequeno

A educação dos filhos é um dos grandes desafios atuais para os pais. Com a influência da internet, é cada vez mais desafiador manter as crianças focadas na educação e torná-las a pessoa responsável que gostaríamos que ela fosse. 

E acreditamos que esse não seja o seu caso, mas é sempre bom lembrar aos pais que a escola será responsável por instruir seu filho nas habilidades técnicas e sociais para uma vida em comunidade.

Mas, a educação vem de casa. E por educação queremos dizer os valores, a ética, saber a importância de ser uma pessoa responsável desde pequeno.

E veja, estamos nos referindo às responsabilidades do universo infantil. E como esse é um ponto crucial na educação dos seus filhos, vamos te dar algumas dicas para você ensiná-los a importância de ser uma pessoa responsável.

Comece atribuindo ao seu filho algumas responsabilidades

Para que a criança desenvolva a noção de pensar como uma pessoa responsável, você deve começar a dar a ela desde cedo algumas tarefas.

Você irá fornecer essas tarefas conforme a idade e grau de complexidade de cada uma. Você precisará ter paciência, pois a criança irá realizar no tempo dela, da forma que ela conseguir, e você não deve fazer por ela ou auxiliá-la.

São essas pequenas atitudes que desenvolvem a consciência sobre a importância de ser uma pessoa responsável. Veja um exemplo das tarefas que podem ser atribuídas, conforme a idade:

  • 2 a 3 anos: pedir para guardar os brinquedos, colocar a roupa suja no cesto, guardar as roupas, tirar a própria roupa e sapatos.
  • 4 a 5 anos: Ajudar a pôr a mesa para refeições, arrumar a cama, regar plantas e colocar roupa na máquina de lavar.
  • 6 a 8 anos: Pôr e tirar a mesa sozinho, tirar o lixo, guardar as compras do supermercado, lavar a louça ou varrer o chão.
  • 9 a 11 anos: Preparar seus próprios lanches, cuidar dos animais de estimação, ajudar com as compras no mercado, tirar o pó dos móveis, limpar o quintal e trocar a roupa de cama.
  • A partir dos 12 anos: Limpar banheiros, por a roupa para lavar, colocar a roupa no varal, passar pano no chão, preparar pequenas refeições, cuidar dos irmãos mais novos e passear com o cachorro. 

Com a evolução gradativa da complexidade a criança se sentirá cada vez mais capaz, promovendo também um senso de colaboração e independência.

Apenas tome cuidado para não exagerar na quantidade de atribuições. Entre essas pequenas tarefas ainda é necessário espaço para os estudos, a diversão e as brincadeiras. Proteja a infância dos seus filhos o máximo que puder.

Reconheça e aprove as pequenas atitudes

Crianças, assim como adultos, adoram elogios. Reconheça e parabenize seu filho por conseguir desempenhar uma tarefa. Isso mantém a motivação e faz com que ele se sinta apreciado, sinta que tem valor para você. 

Para incentivar ainda mais, você pode até mesmo criar um sistema de recompensa. Se ela cumprir todas as tarefas propostas naquela semana, por exemplo, pode ganhar pontos que lhe permitirão algum prêmio, como um passeio, uma brincadeira especial ou um dia diferente.

Ter esse sistema de maneira visual, como um calendário semanal em que se ganha estrelinhas a cada ação responsável, é ainda melhor para seu filho perceber seu progresso e ficar animado para continuar no caminho de ser uma pessoa responsável desde pequeno.

Seja você um modelo a ser seguido

Pense o seguinte, você está tentando mostrar ao seu filho a importância de ser uma pessoa responsável, mas seu cônjuge está sempre te cobrando das suas próprias responsabilidades não cumpridas.

A criança percebe e assimila tudo isso de forma muito mais intensa do que você imagina. Por isso, seja um exemplo a ser seguido pelas atitudes e não apenas pelo discurso.

Primeiramente as crianças aprendem a interagir com o mundo ao seu redor observando o comportamento de seus pais. Se eles agradecem pelo que pegaram emprestado, será porque também viram seus pais agradecendo.

Se mantêm a casa limpa e os estudos em dia, será porque os pais também mantêm o lar em ordem e separam um momento para estudar.

Isso significa que o melhor modo de desenvolver esse senso de responsabilidade nas crianças é agir com responsabilidade no seu dia a dia, cumprindo seus compromissos e tarefas.

Criar uma criança é uma tarefa complexa, por isso esteja atento e se mantenha atualizado para fornecer a melhor educação e um bom futuro aos seus filhos.

Este conteúdo chegou até você através da amoCRM!

O amoCRM é uma ferramenta de gestão que te permite oferecer atendimento aos clientes onde e quando precisar. Seja por email, telefone ou mensagem de bate-papo, você pode se conectar com leads e clientes através do método de comunicação preferido por eles.

Todas as suas interações são unificadas em uma plataforma CRM que armazena todo o histórico do seu relacionamento com aquele consumidor, então você terá todas as informações em um só lugar quando precisar pesquisar por uma mensagem importante.

Mantenha todas as informações organizadas desde o princípio, gerenciando sua carteira de clientes de forma eficiente e integrada.

A comunicação visual prioriza a experiência do usuário e traz uma interface fácil de usar e prática de gerenciar.  Faça um tour do produto de forma gratuita e comprove como seu processo de gerenciamento se tornará mais eficiente, fazendo com que sua capacidade de atender clientes aumente.

Como incentivar o seu filho a se tornar uma pessoa responsável desde pequeno