Quando levar seu filho ao dentista pediatra?

Cuidar da saúde bucal é um hábito que deve começar na infância. Mas você sabe quando levar seu filho ao dentista pediatra? Esse profissional está preparado para lidar com o público infantil e é essencial para um sorriso bonito no futuro.

Saber a hora certa de procurar um dentista em Ceilândia pode fazer a diferença na vida da criança, garantindo um tratamento adequado antes que o problema se agrave.

Diante da importância do assunto e da quantidade de pais e responsáveis com dúvidas sobre o momento ideal de procurar um especialista, decidimos trazer para o blog um conteúdo que te ajuda a cuidar melhor dos dentes de quem você ama. Confira!

O que faz um odontopediatra?

O odontopediatra é um dentista com formação e experiência para realizar tratamentos odontológicos em crianças. Trata-se de uma especialidade muito importante, uma vez que o público infantil pode ter certa resistência em colaborar com as consultas.

Para poder atuar nesse segmento, o dentista deve investir em uma formação adicional que dura em torno de 3 anos. Seu dia a dia de trabalho é dinâmico e conta com a colaboração de pediatras e demais profissionais da odontologia.

É importante destacar que esse especialista pode tratar de bebês a adolescentes. Inclusive, se durante o nascimento for verificado algum problema na cavidade bucal, a criança deve ser avaliada e acompanhada por ele.

Além disso, é possível que, em casos mais específicos, em que os problemas se prolongam até a fase adulta, o tratamento com um odontopediatra seja mantido após os 18 anos de idade — isso evita interrupções dos procedimentos.

Quando levar seu filho ao dentista pediatra?

Afinal, quando você deve levar seu filho ao dentista pediatra? Saiba que muitos pais e responsáveis têm dúvidas na hora de avaliar o quadro e decidir se devem ou não procurar um especialista.

É muito importante buscar informações e tirar suas dúvidas, uma vez que o tratamento adequado e no momento certo faz toda a diferença para um sorriso bonito e saudável no futuro. Sendo assim, veja quando marcar uma consulta!

Nascimento dos primeiros dentes

Assim que o primeiro dente começa a nascer, é interessante levar seu filho a um dentista pediatra. O profissional está capacitado para avaliar o desenvolvimento da cavidade bucal e prestar as primeiras orientações sobre como cuidar e higienizar a boca do bebê.

Essa é uma consulta simples e preventiva, mas extremamente importante. Afinal, muitos problemas bucais podem ser evitados com uma boa orientação odontológica.

Fase de troca de dentes

A fase de troca de dentes é repleta de desafios para as crianças e para os pais. Garantir que os dentes de leite deem lugar aos permanentes de forma tranquila e natural é muito importante.

Levar seu filho ao odontopediatra pode tornar tudo mais tranquilo. Isso porque, ele acompanhará todo o processo e poderá identificar problemas na estrutura óssea e na arcada dentária que podem ser resolvidos com mais facilidade nessa fase.

Interrupção do uso de chupeta

Se o seu filho faz uso de chupeta, é importante levá-lo ao dentista assim que haja a interrupção desse hábito. Em geral, o produto causa deformações na arcada dentária, mas elas são reversíveis.

O ideal é não demorar para marcar a consulta, visto que uma intervenção precoce é a mais eficaz. Com pouco tempo de tratamento, é possível verificar bons resultados.  

Surgimento de manchas escuras nos dentes

Manchas escuras nos dentes das crianças são um sinal de alerta para cárie e outros problemas odontológicos. Sendo assim, caso você identifique alguma área escurecida, não deixe que levar seu filho em um especialista.

Destaca-se que os pais precisam ter consciência do seu papel não apenas com a escovação diária. Afinal, eles são responsáveis pela saúde bucal dos seus filhos e podem evitar muitos transtornos e desconfortos bucais no futuro.

Quedas e traumas na boca

A infância é um dos períodos em que mais acontecem acidentes e traumas bucais. Quedas e pancadas podem fraturar o maxilar, quebrar dentes ou até mesmo desestabilizar as estruturas da boca.

Ainda que você não consiga identificar uma lesão a olho nu, é fundamental marcar uma consulta com o dentista pediatra. Essa é a única forma de descartar qualquer fratura ou problema decorrente do acidente.

Criança rangendo os dentes dormindo

Você já ouviu falar em bruxismo infantil? Infelizmente, não é incomum encontrarmos crianças rangendo e apertando os dentes, especialmente enquanto dormem. Caso perceba esse comportamento, não perca tempo e marque uma avaliação com o especialista.

O problema, que pode ter causas emocionais, tem tratamento. Porém, se nada for feito, a criança pode sofrer com o desgaste dentário, além de fraturas, dificuldade e dor para mastigar e até lesões na mandíbula.

Respiração apenas pela boca

Seu filho respira apenas pela boca? Então, você deve procurar um odontopediatra o quanto antes. Estudos comprovam que o hábito é extremamente prejudicial ao desenvolvimento infantil.

Entre as suas principais consequências podemos destacar a má qualidade do sono, ronco, problemas de crescimento, baixo rendimento na escola e até infecções respiratórias sucessivas. Tudo isso acontece porque o cérebro recebe menos oxigênio do que o devido.

Consulta de rotina e prevenção

Por fim, é recomendável que você leve seu filho a consultas de rotina com o seu dentista de confiança. Esses encontros são importantes para o acompanhamento da evolução da dentição infantil e garantem um sorriso bonito e saudável.

A frequência ideal é a cada 6 meses ou, no mínimo, uma vez ao ano. Converse com o especialista escolhido e faça esse esforço. Seu filho o agradecerá no futuro!

Conclusão 

Como é possível perceber, o pediatra infantil atua prevenindo e tratando problemas dentários em crianças e adolescentes. Sua atuação, juntamente com os cuidados dos pais, é fundamental para a conquista de uma boa saúde bucal. 

Apesar de todo dentista ser capacitado para realizar intervenções em qualquer paciente, o odontopediatra tem mais habilidade e experiência com as queixas, ansiedades e medos desse público. Por isso, para evitar problemas, procure um especialista mais perto de você!

dentista pediatra