9 Dicas de como manter o quarto mais organizado

Na correria do dia a dia, manter um quarto organizado pode ficar para baixo na lista de prioridades. O fato é que organizar um quarto torna a vida mais fácil, deixando o ambiente mais agradável e funcional. Neste guia, você vai conferir algumas dicas, macetes e segredos para manter tudo em ordem sem muito esforço. 

Aproveite Todos os Espaços

Muitas vezes, a bagunça se dá por conta de muita coisa acumulada sem seu devido espaço ou local de armazenamento. A primeira dica é tentar encontrar espaços não aproveitados. Muitas pessoas, por exemplo, deixam de aproveitar a parte de baixo da cama, que oferece, além de espaço, praticidade para esconder e acessar quando for preciso.

Organize os Armários por Dentro

Na correria de arrumar a bagunça, podemos procrastinar a arrumação do armário. Todavia, ela faz toda diferença na arrumação. Ainda que o seu quarto esteja impecavelmente arrumado, um armário desarrumado poderá acabar com toda harmonia e ordem.

Jogue Coisas Foras

Muitas vezes, nos apegamos a coisas que não nos servem mais, acumulando tralhas inúteis pela casa. Uma boa ideia é se livrar delas, seja reciclando, jogando fora ou doando para quem fará dela algo mais útil. Pratique o desapego e jogue coisas fora.

Adote um Criado Mudo

No ambiente do quarto, o criado mudo tem a função de armazenar objetos de acesso rápido, como documentos, carregador de celular, dinheiro, cartões e outras coisas que você precisa armazenar e acessar rapidamente.

Tenha um Lugar Reservado para o Lixo

É muito importante ter um lixo – preferencialmente grande – em um canto acessível do quarto para manter tudo limpo. Você pode optar por lixeiras pequenas e posicioná-las na parte inferior de escrivaninhas e cômodas.

Adote o Minimalismo

O minimalismo é uma tendência que invadiu a arquitetura, o design de interiores, a arte e muitos outros campos de atuação humana. Na decoração do quarto, o minimalismo parte do pressuposto de que a função é mais importante do que a forma, ou seja, menos é mais e é preciso buscar apenas o essencial para que o quarto forneça suas funções básicas. 

E como o minimalismo pode te ajudar a manter tudo mais arrumado? Uma decoração em estilo minimalista tende a ter menos coisas, tornando não só a organização mais fácil como também a manutenção da organização.

Por fim, a decoração minimalista é muito econômica, e fará bem ao seu bolso. Os móveis funcionais minimalistas costumam ser mais baratos e multifuncionais – que é o assunto da nossa próxima dica que você vai conferir a seguir.

Aposte em Móveis Multifuncionais

Os móveis multifuncionais são aqueles que servem a mais de um propósito ocupando um menor volume do que ter dois móveis diferentes. Existem diversos tipos de móveis funcionais e eles ajudam a organizar tudo por serem mais compactos e, como o nome bem diz, funcionais.

Após o Trabalho Duro, Mantenha Tudo em Ordem

Você já seguiu todas as dicas e tentou deixar as coisas mais organizadas possíveis. Perfeito. Parabéns. Agora, você deve preservar o seu trabalho, se disciplinando para que tudo não volte a ser um caos – e seguir a velha lei da entropia.

Reserve 5 Minutos no Começo do Dia

Na esteira da dica anterior, reserve 5 minutos, logo que acorda, para fazer um retoque na organização das coisas. Isso vai ajudar a retardar as grandes organizações, que você costuma procrastinar. 

Confira um infográfico com mais cinco dicas para ajudar você a organizar, arrumar e sistematizar seu quarto para ser um ambiente mais aconchegante e confortável:

Você tem alguma dica extra para arrumar um quarto? Participe! Deixe seu comentário!

Dicas de como manter o quarto mais organizado