Atividade para criança de 5 anos: 6 ideias para fazer junto

Procurando por atividade para criança de 5 anos fáceis de fazer junto?

Quem é pai ou professor de crianças dessa faixa etária sabe como é importante encontrar boas atividades lúdicas e pedagógicas. Afinal, os pequenos estão naquela fase em que querem conhecer e explorar o mundo ao redor.

Uma criança de 5 anos é curiosa por natureza, quer explorar e tocar com todas as coisas que possui oportunidade de interagir. Então, atividades para crianças de 5 anos de idade precisão ser educativas, porém lúdicas e divertidas.

Mas, nem sempre a ideia para uma boa atividade infantil surge com facilidade. Pensando nisso, no artigo de hoje vamos conhecer 6 ideias de atividade para criança de 5 anos para fazer junto.

1 – Atividade para criança de 5 anos para fazer dentro de casa: árvore genealógica

Sempre aqueles dias em que chove, ou por qualquer outro motivo, a criança precisa ficar dentro de casa. Nesses dias, muitas vezes a alternativa que se escolhe para passar o tempo é a TV.

Então, que tal mudar um pouco a rotina com uma atividade lúdica e educativa com a criança nesse dia?

Tudo que você precisa é de algumas folhas de papel, lápis, lápis de cor e bolacha. Mas, você também pode desenhar em uma cartolina se prefere.

A ideia é deixar a criança fazer o desenho da árvore genealógica, enquanto você acompanha e orienta. Portanto aproveite para contar a história da sua família e apresentar para criança seus principais ancestrais.

2 – Monte uma corrida de obstáculos

Outra boa ideia de atividade para criança de 5 anos que você pode fazer dentro de casa é uma corrida de obstáculos. Pois, tudo que você precisa é de almofadas, colchonetes e algum espaço para montar a pista de corrida.

Contudo, caso você não disponha de colchonetes, os colchões da sua casa também podem servir. Você também pode adicionar outros objetos, como bolas, para servir de obstáculo.

O único cuidado que você precisa ter é garantir que todos os obstáculos sejam macios para não machucar. Já para a pista um corredor ou até mesmo sua sala de estar são boas escolhas.

Depois é só brincar com o seu pequeno ou pequena e se divertir. E essa também é uma boa forma de estimular a prática de atividade física.

3 – Atividade para criança de 5 anos ao ar livre: excursão pelo jardim

Uma atividade simples para criança de 5 anos elevar o seu pequeno (a) até o quintal para uma excursão teu jardim.

Essa é uma ótima ideia para quem tem quintal grande ou jardim com muitas plantas. Pois, você pode:

  • Apresentar a criança os nomes e espécies das plantas que você possui;
  • Introduzir algumas informações sobre plantio e reprodução das plantas;
  • Observar os insetos do jardim e apresentar a criança seus nomes;
  • Ensinar a criança sobre quais plantas e insetos são perigosos e agressivos.

E, é claro, essa também é uma excelente forma de passar um tempo com seu filho (s). Porém, caso você seja professor (a), essa também é uma atividade divertida e diferente para fazer com sua turma de pré-escola.

4 – Leve a criança para um piquenique

Uma boa ideia de atividade para criança de 5 anos lúdica e educativa pode ser um simples piquenique ao ar livre. Pois, você pode aproveitar essa divertida tarefa para:

  • Ensinar seu filho (a) a preparar sanduíches;
  • Levar a criança para um divertido passeio no parque;
  • Ensinar um pouco sobre organização e cuidados pessoais;
  • Aproveitar para ver coisas fora do cotidiano da criança durante o caminho.

Essa é uma ótima atividade para fazer com a família toda, e para as crianças pode ter certeza que vai ser um momento inesquecível. Tanto pela diversão, quanto pelas valiosas conhecimentos sobre a vida aprendidas.

5 – Atividade para criança de 5 anos fácil: cápsula do tempo

Você já pensou em fazer uma atividade de cápsula do tempo com seu filho? Essa é uma ótima forma de deixar uma boa recordação para quando a criança crescer.

Tudo o que você precisa é de um objeto com significado, mas que possa ser enterrado. Por exemplo: algum objeto de valor sentimental.

Depois escolha um recipiente para colocar esse objeto. Para isso escolha algo resistente, do tamanho certo e que possa ser lacrado. Uma caixa de metal ou até mesmo uma garrafa de vidro são boas escolhas. Pois, tudo depende do que você ir lá guardar na cápsula do tempo.

Em seguida escreva junto com seu filho uma carta para recordar aquele momento. Você pode escrever algumas palavras para inspirá-lo no futuro. E também descrever o que estão fazendo e qual o motivo de terem criado uma cápsula do tempo.

Por fim, procure junto com a criança um bom lugar para inteirar a cápsula no jardim. E determine para ela uma data futura onde o objeto poderá ser desenterrado.

6 – Atividade para criança de 5 anos: cinema

Muitas crianças com cinco anos de idade ainda não foram ao cinema. Então, esse pode ser um ótimo programa em família.

Portanto, escolha um dia em que você possa sair com a criança e leve ela para uma sessão de cinema. Escolha um filme apropriado para faixa etária e divirta-se.

Ir ao cinema pela primeira vez é sempre uma experiência diferente e até mesmo emocionante. Ou seja, pode ter certeza que esse momento ficará marcado na sua memória e do seu filho (a).

Além de levar a criança ao cinema você também pode aproveitar a oportunidade e a outros espaços interessantes. Por exemplo: Que tal rebitar um museu, ou outro lugar interessante para crianças, e depois fazer um lanche?

Dicas finais

Encontrar atividade para criança de 5 anos é fundamental, pois os pequenos são cheios de energia. E essa também é uma fase da vida que passa rápido, logo a criança cresce, então não há tempo a perder.

O melhor de tudo é que não é preciso ideias muito elaboradas para surpreender, divertir e até mesmo ensinar uma criança dessa faixa etária.

Qual das atividades sugeridas hoje foi a sua preferida? Comente!

Atividade para criança de 5 anos