A busca por apartamentos para vender em SP deve ser feita sem pressa, para que você tenha tempo de avaliar os imóveis que mais combinam com seu estilo. Mais do que isso, é preciso se atentar para as necessidades de quem vai morar naquele local.
Então, preço não é o único fator a ser considerado. Até porque, a compra de um imóvel é um investimento de longo prazo, você, provavelmente, não vai se mudar tão cedo. Para evitar erros neste momento, confira dicas que vão te ajudar a encontrar a casa dos seus sonhos.
Organize suas finanças
Não importa qual seja o meio de pagamento escolhido, se organizar financeiramente é essencial para evitar problemas. Se a ideia é comprar à vista, você terá que observar quanto de dinheiro tem guardado, se for financiar, qual o valor máximo aceito pelo banco e quanto são as parcelas mensais. Mesmo se optar pelo consórcio (que pode demorar mais tempo para ter o imóvel), ainda precisará cuidar do orçamento familiar.
Neste momento também é indicado cortar gastos supérfluos e tentar reduzir outras contas, para que você aprenda a economizar e esteja preparado para assumir o custo da casa própria sem sustos – e sem pensar no bolso.
Estude o que precisa
Quem mora sozinho (ou pretende fazer isso) tem mais facilidade nesta etapa, já que irá considerar apenas as suas necessidades. Agora, se envolve outras pessoas, será preciso sentar e conversar. A ideia é entender o que todos desejam na casa ou apartamento, de forma que o novo lar ofereça tudo o que querem e seja acolhedor.
Famílias com filhos mais velhos podem incluí-los nesta conversa, para que seja possível chegar a um acordo. O mais importante é tentar selecionar o que é essencial para todos de forma a ser mais específico na busca pelo imóvel.
Escolha entre casas ou apartamentos
Casa ou apartamento? Casa em condomínio ou coberturas? Que tipo de imóvel é mais interessante para você? Para algumas pessoas, o mais importante é ter um espaço que permita animais e tenha um cantinho para as crianças, porém, este detalhe já reduz um pouco suas escolhas.
Se você tem um pet, pode até incluir apartamentos em suas pesquisas, mas terá que incluir a questão “aceita animais”. Agora, se você está decidido por uma casa, as alternativas se reduzem para casas em condomínio ou casas tradicionais.
Pesquise primeiro na internet
A praticidade de ter acesso à internet vai ajudar na primeira etapa de pesquisas. Antes de começar as visitas, é indicado pesquisar online, observar as fotos disponíveis e até vídeos. As imobiliárias têm optado por trazer várias informações na divulgação da casa ou apartamento, então, muitas dúvidas podem ser resolvidas rapidamente.
Depois de fazer a primeira pesquisa na internet, selecione os imóveis mais interessantes e faça o primeiro contato com a imobiliária ou corretor. Assim, é possível marcar uma visita para conhecer o local pessoalmente. Outra ideia legal é visitar a rua ou bairro no qual se encontram as casas ou apartamentos, para ter uma ideia de como é a região.
Considere custos extras
A compra de um imóvel não inclui apenas o valor dele, mas toda a documentação e possíveis reformas. Com isso, ao saber qual é o orçamento disponível, você precisa ter um valor de reserva para essas questões.
Então, se você consegue até R$ 300 mil em um financiamento, procure casas ou apartamentos com um valor um pouco mais baixo, até R$ 270 mil, por exemplo.
Observe o estado de conservação do imóvel
Optou por um imóvel usado? Ainda na pesquisa online, observe pelas fotos e vídeos como está o estado de conservação do imóvel. Se ainda mantiver o interesse pelo local, visite pessoalmente e analise com calma todos os ambientes.
Por se tratar de um espaço usado, pergunte a idade do imóvel e veja se há sinais de infiltrações e outros problemas, como fiação desgastada, torneiras quebradas e até vidros faltando nas janelas.
- Veja se a documentação está em dia
Quando já tiver escolhido alguns imóveis para visitar, procure saber mais sobre a documentação deles. O IPTU está em dia? A casa ou apartamento está no nome do proprietário atual e não está envolvida em nenhuma situação de divisão de bens?
Qualquer documentação irregular ou atrasada pode significar gastos a mais, aí, é preciso estudar se vale mesmo a pena investir naquele imóvel.
Visite o bairro em horários diferentes
Um bairro pode ser encantador pela manhã, porém, ser deserto e até perigoso pela noite. Se você não pretende instalar câmeras e costuma sair bastante pela noite, pode ser mais interessante uma região mais movimentada e noturna.
Enquanto está conhecendo os imóveis que selecionou e chamaram mais a sua atenção, visite o bairro em diferentes horários. Pela manhã, tarde, noite e até de madrugada. Não precisa pedir uma visita na casa ou apartamento escolhido, mas passe de carro pela região e observe como é e o que acontece por ali ao longo do dia.
Pense o que é uma boa localização
Boa localização é um termo bem relativo e muda de acordo com as necessidades de cada pessoa. Alguém que tem veículo próprio, trabalha em casa e gosta de ter muitos animais de estimação pode se encantar com uma chácara, mais distante da cidade, agora uma pessoa solteira que ainda estuda e depende do transporte coletivo pode preferir viver perto da universidade.
Assim, coloque no papel tudo o que você considera importante para que um imóvel seja bem localizado. Durante sua pesquisa, verifique se suas escolhas oferecem tudo o que você anotou.
Preze pela segurança
Segurança é um elemento que todos deveriam levar em conta para acerta na compra de sua casa ou apartamento. Além de analisar o bairro, é indicado verificar o índice de assaltos e violência nas ruas, conversando com outros moradores. Se achar válido, pois passa muito tempo fora de casa, opte pelos condomínios com porteiro.
É interessante considerar se você contará com uma empresa de segurança particular e quem vai viver no local. Quem tem filhos pode se sentir mais seguro em regiões com mais crianças e espaços para que elas possam brincar e interagir com outros pequenos da mesma idade.