7 Itens Que Você Precisa Incluir em Seu Planejamento de Viagem

Para fazer um bom planejamento de viagem, seja ela nacional ou internacional, é de suma importância que você tenha o tempo a seu favor, ou seja, que você faça tudo com antecedência.

Porém, não só isso, pois, além de fazer tudo com antecedência, saiba que existem 7 itens essenciais que você não pode deixar de fora na hora de se planejar…

Quer saber quais são? Então prossiga a leitura com atenção!

Planejamento de viagem: 7 itens essenciais que você deve considerar

Item 1: finanças

Fazer uma viagem é algo que requer uma certa quantia de dinheiro (ainda mais se for para fora do país).

Por isso, o primeiro item que você precisa se atentar ao fazer o seu planejamento de viagem são as finanças.

Então, antes de sair reservando um hotel, ou comprando as passagens, faça pesquisas na internet e se informe sobre todos os gastos envolvidos na viagem.

Por exemplo, alimentação, transporte, passeios, compras, entre outros itens.

Você precisa ter uma noção clara e, principalmente, realista, de quanto dinheiro precisará desembolsar.

E para tal, é interessante utilizar uma planilha ou um aplicativo no celular, pois fica mais fácil de visualizar e organizar todas as informações.

Item 2: seguro viagem

O seu planejamento de viagem pode ser o mais completo e detalhado possível, porém, mesmo assim, imprevistos e problemas podem acontecer em seu passeio – sendo alguns deles bastante “pesados” para o bolso.

Por isso, o segundo item que você precisa incluir em seu planejamento é o seguro viagem.

Então, durante as suas pesquisas, não deixe de buscar por um seguro e claro, de contratar um para a sua viagem.

Avalie com cuidado os preços e as coberturas oferecidas. Com certeza você encontrará uma boa opção.

Ah! E às vezes, o seu próprio cartão de crédito (claro, se você tiver um), pode disponibilizar um bom seguro para você. Por isso, vale a pena entrar em contato com seu banco para saber se há essa possibilidade.

Item 3: documentos e vacinas

Fazer uma viagem, principalmente para o exterior, requer alguns documentos e, dependendo do destino, vacinas também.

Portanto, ao fazer o seu planejamento de viagem, procure se informar sobre estes itens – e claro, obtenha-os.

Sem os documentos e as vacinas necessárias você não poderá viajar.

Item 4: reservas

Outro item de suma importância para você incluir em seu planejamento de viagem, são as reservas, por exemplo, de hospedagem, passeios, bilhetes, ingressos, restaurantes, etc.

Isso porque, elas garantem mais segurança, tranquilidade e comodidade para a sua viagem.

Portanto, não esqueça de fazê-las antes de partir rumo ao destino, ok?

E caso a sua viagem seja para um destino no exterior, há uma outra reserva que, talvez, você tenha que fazer: a do estacionamento.

Isso porque, se você for com seu veículo até o aeroporto no dia da viagem, você precisará deixá-lo em algum lugar – e como sabemos, a rua não é a melhor opção.

Então, por exemplo, se o seu voo parte de São Paulo, é recomendado buscar por um estacionamento próximo aeroporto Guarulhos para reservar uma vaga e, assim, deixar o seu carro.

Item 5: roteiro

Para aproveitar ao máximo o destino que você irá, é essencial que você monte um roteiro.

Então aqui, neste quinto item, é de suma importância que você faça pesquisas na internet (principalmente em blogs e canais no YouTube), para encontrar as melhores atrações, os melhores passeios e assim por diante.

Faça uma lista de tudo o que você deseja fazer durante a sua viagem.

Observação: só tenha cuidado para não exagerar. Inclua em seu roteiro um número realista de atividades para fazer por dia. Seja coerente, ok?

Item 6: bagagem

Chegando mais próximo do dia da sua viagem, é hora de montar as malas.

E para não errar neste item, é fundamental que você verifique, alguns dias antes de embarcar, como estará o clima no destino. Muito calor? Muito frio…?

Isso porque, dessa forma você poderá escolher roupas e acessórios da maneira mais assertiva e adequada – o que pode deixar a sua bagagem mais leve e com mais espaço (o que é bom para as tradicionais “comprinhas”).

E claro, além de levar peças para você vestir/usar, você precisa levar: um kit de medicamentos básicos, produtos de higiene, carregadores para dispositivos eletrônicos e adaptadores de tomada (caso o seu destino fique no exterior).

Item 7: pesquisas

Por fim, o sétimo item que você precisa incluir em seu planejamento de viagem, são as pesquisas.

Aqui, é de suma importância que você se informe ao máximo sobre o local que estará indo, e não só sobre os lugares para conhecer e os passeios para fazer, mas também sobre a cultura local, os costumes, os hábitos, as leis, as regras, as curiosidades, entre outros aspectos.

Quanto mais você souber a respeito do destino que estará indo, mais preparado você chegará e mais proveitosa será a sua viagem.

Portanto, conheça o seu destino melhor!

Planejamento de Viagem