Música para bebê dormir: 4 ideias para você

Procurando por música para bebê dormir e fazer seu filho adormecer com carinho e amor?

Uma boa música é capaz de acalmar e relaxar qualquer pessoa, especialmente as crianças. E quando o assunto é fazer o bebê dormir, uma boa canção de ninar é a preferência de muitos pais.

Muitos pais também sabem, pela própria experiencia, que uma boa canção de ninar pode ser a única coisa que funciona para acalmar o bebê naqueles momentos em que nada mais o faz dormir.

Mas, isso não é tudo. Afinal, esses momentos de intimidade também ficam registrados na memória afetiva da criança, e são parte importante da relação de confiança e amor do vínculo entre pais e filhos.

Em outras palavras, uma linda música para dormir, além de acalmar, contribui de forma positiva para o desenvolvimento afetivo da criança. Então, para ajudar a encontrar a música para bebê dormir certa para o seu pequeno, hoje eu preparei 4 ideias para sua inspiração.

1. Música clássica para bebê dormir

A música clássica é a escolha preferida de muitas famílias na hora de escolher a música para bebê dormir. E isso não é à toa, afinal os benefícios do estilo musical clássico para crianças já são conhecidos e estudados a algumas décadas pela ciência.

Isso é valido não apenas para ajudar a criança a dormir. Mas, como estimulo cognitivo que contribui para melhorar a inteligência e a concentração, além de acalmar e tranquilizar as pessoas.

Um exemplo disso é um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, no ano de 1990. Na ocasião, a pesquisa dividiu 36 adolescentes em dois grupos, e deu a um deles uma obra clássica de Mozart para escutar e, então, realizaram testes cognitivos.

O resultado da pesquisa demonstrou que os estudantes que ouviram a música clássica obtiveram melhor desempenho nos testes. Mas, para confirmar a tese de que a música clássica ajuda a dormir, o psicólogo Laszio Harmart realizou uma pesquisa em 2008.

Seu estudo concluiu que as pessoas que escutam música clássica antes de dormir não apenas adormecem com mais facilidade, como tem uma melhor qualidade de sono.

Para conferir as duas pesquisas na íntegra é só seguir os links: estudo da Universidade da Califórnia (em inglês) e pesquisa de Laszio Harmart .

Mas, para ir direto a sugestões de playlist de música clássica para bebê dormir é só clicar aqui: Youtube – música clássica para bebês.

2. Música para bebê dormir: as canções de ninar

As canções de ninar são músicas para bebê dormir que já embalaram gerações. Portanto, é muito provável que você tenha uma lembrança de alguma dessas canções na sua memória. E elas são ótimas opções para você cantar para seu filho também.

São exemplos de algumas canções de ninar populares:

Nana Neném

Êta, moleque feio
Que não queria ninar
Ele tinha uma chinela
Que servia pra acalmar
Nana, neném
Que a Cuca vem pegar
Papai foi na roça
Mamãe foi passear
Bicho-Papão, sai de cima do telhado
Deixa esse moleque dormir sossegado
Nana neném…
Brilha Estrelinha
Brilha, brilha, estrelinha
Quero ver você brilhar
Lá no alto, lá no céu
Num desenho de cordel

Brilha, brilha, estrelinha
Baila, linda bailarina

Brilha, brilha estrelinha…

Boi da cara preta

Boi, boi, boi
Boi da cara preta
Pega esse menino que tem medo de careta

Não, não, não
Não o coitadinho
Ele está chorando, porque ele é bonitinho!

Boi, boi, boi…

Sapo Cururu

Sapo cururu
Na beira do rio
Quando o sapo canta, ô maninha, é porque tem frio
A mulher do sapo
Deve estar lá dentro
Fazendo rendinha, ô maninha, para o casamento

Sapo Cururu…

Essas quatro canções para ninar são bem conhecidas em todo o Brasil. Porém, também existem outras como “Se Essa Rua Fosse Minha” e “O Cravo Brigou com a Rosa”. Para conferir mais opções dá uma olhada nessa lista do Youtube: canções de ninar populares.

3. Os clássicos da Disney de música para bebê dormir

As músicas da Disney estão entre os principais clássicos infantis. Portanto, muitas delas são boas opções para fazer seu bebê dormir. Afinal, elas são calmas, melodiosas e são pensadas para o público infantil.

Aqui vão alguns exemplos de clássicos da Disney de música para bebê dormir:

  • Disney Dumbo Meu Bebê (1941);
  • When You Wish Upon a Star, Pinóquio;
  • House at Pooh Corner, Ursinho Pooh;
  • Sentimentos são, de a Bela e a Fera;
  • Saber quem sou, Moana;
  • Vejo enfim a luz brilha, de Enrolados.

Mas, esses são apenas alguns exemplos, afinal os clássicos Disney existem a décadas e assim como as canções de ninar também já encantaram gerações.

Para ouvir essas e outras canções clássicas da Disney para fazer seu bebê dormir confira aqui: músicas da Disney.

4. Músicas relaxantes com sons da natureza

Outra dica de música para bebê dormir que não costuma falhar são as músicas relaxantes com sons da dureza. E os exemplos são vários:

  • Músicas relaxantes ao piano com sons de chuva;
  • Melodias calmantes com falta indígena e sons de pássaros;
  • Músicas instrumentos com sons de cachoeira;
  • Melodias para relaxar e dormir com sons do oceano, entre outras.

Então, se você quer variar o repertório musical do seu pequeno, essa é uma opção que vale a pena incluir. Aqui, nessa lista do Youtube, você encontra várias opções de música para bebê dormir com sons relaxantes da natureza.

Dicas finais: que tal improvisar?

Você sempre pode também improvisar uma linda e suave música para bebê dormir quando não tiver nenhuma dessas playlist a mão. Pois, nada melhor que a voz do papai ou da mamãe para fazer o bebê dormir seguro e feliz.

E com certeza esses momentos vão render memórias afetivas felizes e cheias de amor, tanto para os pais, quanto para os pequenos.

Essas foram as dicas de hoje, e como vimos há muitas boas opções de música para bebê dormir que você pode colocar seus filhos dormir e sonhar.

Curtiu as dicas? Aproveite para deixar seu comentário e compartilhe qual a sua música para bebê dormir preferida!

Música para bebê dormir