Nome de bebê masculino: 100 ideias + 5 dicas de como escolher

Encontrar um bom nome de bebê masculino é um dilema que povoa os pensamentos de mães e pais que estão esperando a chegada de um novo membro do sexo masculino na família.

Afinal, não basta ser um nome bonito ou até mesmo diferente, é preciso que a escolha conquiste os pais. Pois, reflete o desejo da família e dar boas-vindas a criança e será o futuro nome do bebê pelo resto de sua vida.

E na hora de escolher o nome do bebê qualquer fonte de inspiração é bem-vinda. Desde nomes estrangeiros, até nomes de artistas de cinema, cantores, ídolos admirados pela família ou mesmo um nome que homenageie um ancestral familiar.

Então, confira agora 100 opções de nome de bebê e 5 dicas de como escolher.

100 ideias de nomes de bebê masculino

A lista de nomes a seguir tem nomes de bebê masculino, populares no Brasil. Mas, também nomes de bebê masculino, estrangeiros, alguns nomes diferentes, nomes de bebês masculinos diferentes e raros, e até nomes masculinos compostos.

E, para facilitar, está em ordem alfabética. Então, aproveite!

  1. Aloísio
  2. Anderson
  3. André
  4. Alan
  5. Alexandre
  6. Argus
  7. Arthur
  8. Augusto
  9. Baltasar
  10. Bernardo
  11. Brayan
  12. Bruno
  13. Caio
  14. Calebe
  15. Carlos
  16. Cauê
  17. Cesar
  18. Christian
  19. Daniel
  20. Danilo
  21. Dario
  22. Davi
  23. Davi Luiz
  24. Diego
  25. Diogo
  26. Edgar
  27. Edos
  28. Eduardo
  29. Elijah
  30. Emanuel
  31. Enrico
  32. Érick
  33. Fábio
  34. Fabricio
  35. Fernando
  36. Felipe
  37. Gabriel
  38. Guilherme
  39. Gustavo
  40. Hector
  41. Heitor
  42. Henry
  43. Hugo
  44. Isaac
  45. Ismael
  46. Jean
  47. Jesus
  48. João Pedro
  49. Joaquim
  50. Jeferson
  51. Jhoi
  52. Juliano
  53. Kevin
  54. Leandro
  55. Leonardo
  56. Leônidas
  57. Lucas
  58. Luiz Gustavo
  59. Luiz Felipe
  60. Marcos
  61. Marcelo
  62. Maurício
  63. Matheus
  64. Micael
  65. Miguel
  66. Milo
  67. Murilo
  68. Nathan
  69. Noah
  70. Olavo
  71. Otávio
  72. Otávio Augusto
  73. Otto
  74. Paulo
  75. Pablo
  76. Pedro Henrique
  77. Plínio
  78. Rael
  79. Rafael
  80. Ravi
  81. Renan
  82. Renato
  83. Renki
  84. Ricardo
  85. Rodrigo
  86. Ruan
  87. Samuel
  88. Sérgio
  89. Tadeu
  90. Tales
  91. Teodoro
  92. Thiago
  93. Thomas
  94. Vicente
  95. Victor
  96. Vinicius
  97. Yudi
  98. Yuri
  99. Zaniel
  100. Zion

Dicas de como escolher um nome de bebê masculino

Apesar de haver tantas opções de nome de bebê masculino, lindas a disposição dos futuros pais, fazer essa escolha pode ser difícil. Afinal, os pais podem não concordar com a escolha do nome e assim ficar em um impasse.

Além disso, é possível que os pais queiram, cada um, dar um nome diferente ou até mesmo fiquem em dúvida entre alguns nomes que gostem muito.

Se isso acontecer, ou se por qualquer outro motivo você ainda está indeciso sobre qual nome escolher, aproveite também as dicas de como escolher um nome de bebê masculino a seguir.

1. O nome ideal é aquele que tem um significado especial

Uma coisa comum de acontecer é que os pais queiram dar ao filho um nome de bebê masculino que ninguém tenha igual. Porém, a verdade é que o nome ideal é aquele que tem um significado especial para os pais e a família.

Portanto, se os pais gostam muito de um nome comum, como vários dos nomes populares apresentados na lista de hoje, porque não escolher?

Ou, se quer homenagear algum evento especial que marcou sua vida e sua gestação, ou ainda uma pessoa importante que já faleceu, essas são igualmente opções validas. Mesmo que o nome seja considerado comum.

Afinal, esse será o nome do seu bebê, e seu bebê será uma pessoa única, independente de qual nome ele tenha. E pode ter certeza também que seu filho vai amar crescer sabendo que seus pais lhe deram um nome com significado especial.

2. Considere futuros apelidos

Alguns nomes acabam sendo abreviados ao longo da vida e virando apelidos no dia a dia. Portanto, pense também na possibilidade de que isso ocorra com seu filho, e em como se sente com relação a isso.

Por exemplo, pode ser que Eduardo acabe virando Edu, ou Dudu. É claro que é impossível prever todas as possibilidades futuras de apelidos que seu filho possa ter. Mas, para muitos pais evitar certos apelidos óbvios, ou até desconcertantes, é uma questão relevante.

3. Um nome de bebê masculino que combine com o sobrenome

Pense também em como ficará o nome completo do seu filho. Além de escolher um nome que soe bem junto ao nome da família, outra detalhe importante aqui é verificar quantos homônimos seu filho terá.

Então, se o seu sobrenome é comum, como Silva, Santos ou Souza, pode ser mais interessante buscar um nome de bebê masculino que faça uma combinação mais exclusiva.

É possível fazer uma busca rápida no Google para verificar quantos homônimos o nome escolhido tem.

4. Pense bem antes de escolher um nome exótico

Dar um nome exótico ao seu filho pode parecer uma ótima ideia, mas é preciso levar dois fatores principais em consideração:

A Lei dos Registros Públicos, de âmbito federal, permite que cartórios em todo país recusem o registro de nomes que exponham a criança ao ridículo. E isso pode incluir alguns nomes exóticos;

Dar um nome exótico ao seu filho pode fazer com que ele seja alvo de brincadeiras de mau gosto e até de bullying no futuro.

Então, lembre-se disso na hora de escolher um nome de bebê masculino exótico. E considere que há possibilidade real de que o nome seja vetado na hora de fazer o registro civil da criança.

5. Teste várias possibilidades e repita em voz alta

Se depois de todas essas dicas a dúvida ainda persistir, que tal fazer uma lista com seus preferidos e testar as várias possibilidades repetindo cada um?

Imagine como seria chamar seu filho por aquele nome se ele já tivesse nascido e repita o nome em voz altas quantas vezes quiser. Então, preste atenção no que você sente e no que mais lhe agrada enquanto repete.

Concluindo

Não se esqueça também de que nomes fora de moda podem voltar. Portanto, aquele nome antigo, que ninguém parece mais usar, pode ressurgir a qualquer momento.

Além disso, vale a pena ter um cuidado especial ao escolher um nome de algum artista famosa ainda na ativa. Pois, celebridades são imprevisíveis, e por mais que ele seja admirado hoje, nunca se sabe o que ele pode fazer amanhã.

Nesse caso, a dica para não errar, pode ser optar pelo nome de uma celebridade, ou até mesmo personalidade social influente já falecida, que seja admirada.

Espero que tenha curtido as dicas de hoje. Qual nome de bebê masculino você prefere? Deixe seu comentário!

Nome de bebê masculino