Método BLW: como alimentar o bebê

O método BLW (Baby Led Weaning), é um grande passo na vida do bebê, onde ele diminui a amamentação e passa a se alimentar com comidas sólidas, pegando com as mãos.

Nesse método é o bebê quem decide o que e quanto quer comer em cada refeição. Defensores deste método dizem que traz diversos benefícios em relação ao modelo tradicional, como mais autonomia, melhor aceitação, maior variedade de alimentos, formação de um hábito alimentar mais saudável e menor risco futuro de obesidade.

Os alimentos são cortados em tiras ou pedaços e o bebê come sozinho, ajudando-o assim em sua coordenação motora, a sua conexão com a comida e a interação com a família, já que ele passa a fazer as refeições na mesa.

Quando começar

Esse método deve ser aplicado a partir dos 6 meses. Se você for aplicar o método BLW, deve evitar papinhas, sucos ou purês, fornecendo as frutas e legumes em pedaços para o bebê experimentar e comer.

Você perceberá que seu bebê está pronto para praticar esse método se ele já conseguir se sentar sem apoio, sustentar bem a cabeça e o pescoço e segurar firme os alimentos com as mãos, sabendo levar até a boca.

A alimentação deve ser sempre supervisionada por um responsável, para evitar engasgos com pedaços muito grandes.

Benefícios do método BLW para o bebê

Os principais benefícios são:

  • Estímulo da coordenação motora: o bebê fica mais ágil com os movimentos de pegar o alimento e levar até a boca
  • Aceitação de mais alimentos: a criança interage direto com as refeições, sendo mais participativo e já se acostuma a comer na mesa junto com a família.
  • Estímulo da fala: pois os músculos da boca e do maxilar se desenvolvem melhor quando o bebê mastiga os alimentos
  • Prevenção de sobrepeso e obesidade: o bebê já vai começar a reconhecer quando está saciado e vai parar de comer sozinho. Também são utilizados mais frutas e legumes nessa fase, sem alimentos gordurosos.

Deixe o bebê à vontade, mesmo que ele se suje com a comida, e também deixe que ele coma no seu próprio tempo, sem pressão.

Você pode fazer vegetais, cereais, proteínas e dar frutas para o bebê comer nesse método. Os alimentos não podem estar muito cozidos nem muito moles, nem as frutas muito maduras, pois pode dificultar que o bebê pegue a comida na mão.

Cozinhe os alimentos duros como maçã e pepino para evitar engasgos. Ofereça os alimentos no tamanho igual ou maior que o tamanho do punho do bebê.

Mesmo sem dentes o bebê consegue triturar os alimentos, pois tem força na gengiva.

Se ele recusar os alimentos experimente diferentes combinações, texturas e formas de encorajamento.

Não deixe que o bebê se distraia também com tv, brincadeiras, barulhos, para que ele foque somente na comida no momento da refeição.

É preciso paciência para introdução do método, não há certo ou errado, melhor ou pior, cada criança e cada família tem o seu ritmo.

Passo a passo para a Introdução Alimentar BLW

1. Baixe o aplicativo BLW Brasil App

É um aplicativo gratuito, e o primeiro e único aplicativo do Brasil que ensina como fazer a abordagem BLW. Foi feito para ajudar os pais e até médicos a fazerem essa forma de introdução alimentar. Nesse app há cardápios, fotos, vídeos e várias receitas para quem está começando no método.

2. Espere os 6 meses para começar

Como já dissemos, antes dos 6 meses o bebê só precisa de leite materno ou fórmula.

3. Manobra de Heimlich

O risco do bebê se engasgar com leite, papinha ou alimentos sólidos são os mesmos. Se ocorrer algum engasgo é necessário que você saiba o que fazer nesse momento.

4. Aprenda como oferecer alimentos

Coloque o alimento no céu de sua boca e veja se consegue comê-los sem utilizar os dentes. Assim você saberá o ponto perfeito para oferecer o alimento ao seu bebê.

5. Deixe o bebê estar no controle

Deixe que o bebê pegue a comida na mesa ou no prato e coloque sozinho na boca, dessa forma ele conseguirá entender qual quantidade ele deve consumir. É importante também que ele esteja com fome, ou seja, de nada adianta dar uma mamadeira pra ele antes de colocá-lo sentado para comer.

6. Coloque o bebê sempre sentado

Nunca deixe o bebê inclinado para trás ou deitado. Deixe-o sentado reto para que ele consiga engolir o alimento com mais facilidade.

7. Coma junto com o bebê

Bebês aprendem muito através da observação e acabam imitando os movimentos de quem está por perto. Deixe que ele foque na comida, não fique colocando a mão para ajudar” nem interfira muito na sujeira. Deixe que ele fique bem à vontade.

8. Aproveite essa fase

Tire fotos, filme o bebê comendo, aproveite essa fase. Tudo passa muito rápido e é importante que você participe ativamente dessa nova conquista do seu filho.

Agora que você já conhece o Método BLW, conte sobre ele para sua rede de contato.

E se você tem alguma opinião sobre o Método BLW, conte aqui nos comentários.

Método BLW