acompanhamento médico e odontológico na infância

Porque realizar o acompanhamento médico e odontológico na infância

Para ter uma vida saudável e qualificada, durante todas as etapas, como a infância, adolescência e fase adulta, é fundamental cuidar da saúde, tanto do corpo como da mente e também dos dentes, por exemplo, com um acompanhamento médico e odontológico.

Esses são especialistas responsáveis por cuidar da saúde física e dos dentes, respectivamente. Você pode encontrar esses profissionais em diferentes espaços, tais como:
  • Hospitais públicos e particulares;
  • Postos de saúde;
  • Clínicas odontológicas;
  • Consultórios de odontologia.

Além disso, existem opções variadas para aderir esse tipo de acompanhamento, principalmente em centros privados.

Você pode, por exemplo, pagar pelas consultas individuais, seja com médicos ou com dentistas, ou então contratar convênios e planos de saúde, para que você tenha atendimento sempre que necessário.

Por que é importante ter esse acompanhamento?

Nas fases de transição, especialmente da idade infantil para a adolescência, e da adolescência para a fase adulta, é natural que as pessoas passem por diferentes mudanças corporais, que podem acabar afetando diretamente a saúde.

Por isso, acompanhar como está a sua saúde, englobando a mente, corpo e dentes, durante toda a vida, mas principalmente nessas fases, é muito importante, justamente para verificar se tudo está correndo de acordo com os conformes.

Crescimento

O crescimento, por exemplo, é um fator que influencia muito na postura, nas articulações, na estrutura corporal e também na formação da arcada dentária.

Se existe algum problema nesse processo de crescimento, seja atraso ou um avanço muito significativo, principalmente durante a pré-adolescência, pode acabar acarretando em certos problemas, como danos na estrutura da arcada dentária.

Por isso, ter um acompanhamento hospitalar e odontológico pode garantir que esses problemas sejam identificados rapidamente.

Em caso de má formação ou problemas no alinhamento dos dentes, pode ser necessário algum tipo de tratamento, como o uso de lente de contato dental.

Maior qualidade de vida

Com uma saúde física e bucal bem cuidada, você certamente terá uma qualidade de vida muito melhor.

Com essa qualidade, alcançada através dos cuidados de rotina, mas também com a ajuda de acompanhamento de saúde e odontológico, você pode ter uma vida mais ativa, conseguindo realizar as atividades diárias com maior facilidade, sem sofrer com cansaço.

Evitar doenças

Ter um acompanhamento hospitalar e odontológico de qualidade, ao longo da vida toda, também pode ser fundamental para evitar uma série de doenças, que podem acometer as pessoas que estão com a imunidade baixa ou que dão brecha para que a saúde seja afetada.

Os cuidados com a saúde bucal, por exemplo, podem ser essenciais para evitar cáries, doenças gengivais e outros problemas.

Hábitos ruins, alinhados com a precariedade nos cuidados da saúde bucal, podem gerar também, por exemplo, manchas nos dentes, sendo necessário sessões de clareamento dental para recuperar a qualidade dos dentes.

Sorriso mais bonito

Com o atendimento de odontologia de qualidade desde a infância, você pode realizar procedimentos ao longo da vida que qualificam seu sorriso.

Tratamentos de aparelhos dentários, como o aparelho invisivel, por exemplo, podem ajudar a reestruturar os dentes, fazendo correções no posicionamento na arcada dentária e alinhando o sorriso.

Por conta das tecnologias envolvidas nesse tipo de procedimento e dos resultados positivos que eles trazem para os pacientes, os dentistas acabam optando, entre outros tantos, pelo uso de aparelhos para ajustes importantes na formação da arcada dentária.

Existem outros tipos de aparelho odontológico, como o móvel e o fixo, porém, cada vez mais os dentistas optam pelo aparelho dental invisivel, justamente pela qualidade, descrição e eficiência desse instrumento.

Recomendações importantes

Para finalizar, os profissionais que trabalham nessas áreas, como em hospitais e clínicas odontológicas, podem te auxiliar, durante toda a vida, a estabelecer cuidados importantes para qualificar sua saúde.

Médicos, por exemplo, podem passar recomendações importantes de práticas que você deve ter para evitar uma série de doenças, sempre levando em conta sua estrutura corporal, como altura e peso.

No caso de dentistas, você também pode receber informações importantes de como cuidar dos dentes, ou seja, quais procedimentos rotineiros você deve ter para manter a qualidade da saúde bucal, como escovar os dentes, utilizar fio dental e ter hábitos mais saudáveis.

Além disso, esses especialistas podem realizar procedimentos variados que trabalham em prol de melhorar sua saúde bucal.

Se você perguntar em uma clínica, por exemplo, quanto custa lente de contato dental, você pode receber todas as informações necessárias sobre esse tipo de procedimento, como funciona, quais são os benefícios, as consequências, as recomendações, etc.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe da Networkflow, especializada em materiais para network, empreendedorismo e dicas para a saúde e qualidade de vida.