Quantos litros de água devemos beber por dia? Saiba como fazer o cálculo!

Embora a internet dissemine quantos litros de água devemos beber por dia, é importante ficar atento. Cada organismo possui uma necessidade e precisa ter seu “padrão” respeitado para não desenvolver nenhum problema de saúde.

Imagine só: uma pessoa adulta, com problemas de diabetes e hipertensão. Ao lado, uma criança saudável, sem nenhum tipo de doença crônica. Certamente esses são dois padrões de corpos, que possuem diferentes necessidades de ingestão de água.

Na hora de fazer o cálculo da quantidade de líquido ingerido diariamente, sabemos que a litragem não será a mesma.

Por isso, neste artigo vamos mostrar quantos litros de água devemos beber por dia, a considerar cada especificidade do corpo humano

Se você ficou interessado no assunto, continue aqui e acompanhe! Boa leitura. 

Afinal, quantos litros de água devemos beber por dia?

Não existe um número exato de quantos litros de água devemos beber por dia. Grande parte dos especialistas e até mesmo portais na internet divulgam que a média é de 2 litros, sem considerar ingestão de refrigerantes ou outros produtos industrializados.

Realmente esse é um número universal, que pode garantir o mínimo de saúde para o nosso corpo. Porém, vamos imaginar uma pessoa bastante alta, com cerca de 1,90 de altura. A perda de líquidos certamente é maior que alguém mais baixo, não é mesmo?

O corpo transpira mais, exige mais líquido para corrente sanguínea, entre outras funções inatas ao organismo. Assim percebemos que não existe um padrão de consumo.

As pessoas precisam avaliar uma série de fatores, como altura, peso, doenças crônicas e afins. É importante também ir a um médico ou nutricionista para conversar sobre esse assunto.

Como calcular quantos litros de água devemos beber por dia?

Especialistas afirmam que, para ter uma base média de quantos litros de água devemos beber por dia, é preciso calcular de acordo com o nosso peso corporal.

A cada 1kg é necessário tomar cerca de 35ml de água. Fazendo os cálculos, uma pessoa com 60kg precisa ingerir em média 2,1 litros diariamente. 

Em uma outra ocasião, quando a pessoa pesa cerca de 80kg, esse valor aumenta e passa para 2,8 litros por dia. 

Precisamos colocar também ocasiões de problemas crônicos. Pessoas que possuem diabetes sentem mais sede e necessitam ingerir mais água para manter a saúde em dia. Por isso, um especialista é fundamental para realizar o acompanhamento.

O cálculo que fazemos em casa é apenas para manter um padrão de ingestão de água em dia. Ao tomar menos do que isso, as chances de desenvolver uma doença até mesmo grave são maiores.

Por que saber quantos litros de água devemos beber por dia?

Ter uma noção de quantos litros de água devemos beber por dia é importante para não ingerirmos menos que o esperado

É inviável pessoas adultas, por exemplo, que tomam menos de 1 litro de água diariamente. Além de desenvolver problemas urinários, pode até mesmo afetar a circulação da nossa corrente sanguínea.

Existem também aquelas pessoas que passam o dia todo trabalhando e deixam de lado essa atividade básica. Se elas soubessem como esse comportamento pode fazer mal à saúde, certamente pensariam duas vezes antes de deixar de lado.

Uma dica interessante é adicionar alarmes no celular, que tenham mensagens sobre os melhores horários para ingerir um copo d’água. Além de criar um gatilho de urgência, grava também em nossa memória sobre a importância de tomar líquido durante o dia.

Quais problemas desenvolvemos por ingestão de água?

Mas, afinal, quais são os problemas desenvolvidos no nosso organismo pela falta de ingestão de água? De fato são muitos. Citamos alguns como agravamento da diabetes ou piora na hipertensão.

Porém, além desses dois, nós precisamos ficar atentos sobre quantos litros de água devemos beber por dia também pelas seguintes situações:

Pedra nos rins

Quem já teve pedra nos rins, sabe: é uma dor imensa. O cálculo renal, como também é chamado, se desenvolve pela falta de ingestão de água e também por outros problemas no organismo.

Em geral, são pequenas pedras que ficam instaladas nos rins, que podem causar muitas dores e infecções. Algumas pessoas vão até mesmo à sala cirúrgica para tirar o cálculo e assim não desenvolver um problema maior.

Falta de concentração

Sim, é isso mesmo! Se você ainda não sabe quantos litros de água devemos beber por dia, é melhor procurar agora mesmo essa informação. A falta de concentração também está ligada à quantidade de líquidos que circulam no nosso organismo.

Quando ingerimos pouca água, menos sangue é produzido pelo corpo. Essa diminuição causa moleza e até problemas de concentração. Por isso é muito comum pessoas que gostam de estudar estarem sempre acompanhadas de uma garrafinha.

Pele ressecada

Por último, mas não menos importante, a pele ressecada. Se você é uma daquelas pessoas que passam inúmeros hidratantes, busca sempre fazer a skin care em dia, mas o rosto e corpo continuam com aspecto envelhecido e enrugado, saiba que pode ser falta de água.

Se você não sabe quantos litros de água devemos beber por dia, corra agora mesmo e faça o seu cálculo! Só com essa média, já é possível garantir alguns cuidados básicos com o organismo. Assim, o ressecamento da pele pode ser diminuído aos poucos.

É importante destacar que a ajuda de um profissional é extremamente essencial também. 

Quais cuidados na hora de beber água todos os dias?

Concluímos até aqui, então, que a ingestão de líquidos não é uma besteira sobre o nosso corpo. Saber quantos litros de água devemos beber por dia é fundamental para regular o organismo e manter a saúde em dia.

Substituir por outras bebidas, como Coca-cola, Del Valle ou até mesmo AdeS é um erro fatal. Embora sejam líquidos, eles estão repletos de produtos químicos e reduzem a capacidade do corpo de captar o que é necessário.

Mantenha sempre um copo de água ao seu lado. Procure investir em bons purificadores, já que líquidos de procedência duvidosa também podem ocasionar situações problemáticas. 

Enfim, seja consciente e mantenha a sua saúde em dia. Beba água.

Quantos litros de água devemos beber por dia