Remédio de febre infantil: Os 3 mais indicados para baixar a febre

Neste texto, falaremos sobre remédio de febre infantil, listamos os três, que geralmente são mais indicados pelos pediatras para baixar a febre na criança.

Um alerta logo no início do texto, os três que sugerimos aqui, na maioria das vezes, são os mais indicados, mas pode ser que seu caso seja especial, por isso, nada melhor do que consultar um especialista.

Uma dica, nem sempre é necessário remédio de febre infantil industrializado para baixar a febre da criança, às vezes, remédios ou estratégias caseiras são suficientes para baixar a febre da criança.

Aliás, nem toda febre precisa de remédio, os especialistas afirmam que a febre é um mecanismo, criado pelo corpo para combater algum estado de anormalidade do organismo, uma infecção, inflamação, reação a medicamentos, nascimento dos dentes e etc.

Por outro lado, as crianças, principalmente os bebês, além de baixar a febre, pode precisar de algum outro tratamento, afinal, a febre é um sinal de que algo está fora do normal no corpo, por isso, diante da necessidade de tratamentos adicionais, insisto, na maioria das vezes, a melhor opção é procurar um especialista.

Vamos ao que interessa, afinal, você veio até aqui para saber sobre remédio de febre infantil, e quer um texto o mais objetivo possível, não é mesmo? Mas as recomendações introdutórias são indispensáveis, principalmente quando se trata da saúde das crianças.

1 – Paracetamol

O paracetamol é de longe o remédio que na maioria das vezes é o mais indicado para as crianças. É o mais seguro deles, com menos contra-indicações ou efeitos colaterais. Existem opções que podem ser usadas a partir do primeiro dia de vida e o melhor, tem sabor, seu filho vai tomar sem reclamar. Encontrado nas versões Bebê, Criança (xarope) e gotas.

2 – Dipirona

Dipirona também é indicado para baixar a febre das crianças, mas se comparado com o paracetamol, os efeitos colaterais da dipirona são maiores.  Algumas pessoas são alérgicas a este medicamento.  É mais eficaz contra febre alta. Existe nas versões gotas, com sabor desagradável, e xarope, com sabor bem aceito pelas crianças.  Pode ser usado a partir dos 3 meses.

3. Ibuprofeno

O Ibuprofeno também é um remédio indicado para baixar a febre infantil, mas assim como a dipirona, possui algumas contra-indicações e não deve ser usado sem orientação médica. Existe também nas versões gotas e xarope e as crianças aceitam muito bem o seu sabor. Pode ser usado a partir dos 6 meses.

Importante

  1.  Leia sempre a bula do remédio para conferir a dose correta. As doses variam conforme a apresentação (xarope ou gotas) e concentração do medicamento.
  2.  Tenha sempre o peso atualizado da criança. Se não souber o peso atual, use o último peso que lembra.
  3.  Nunca dê mais do que a dose indicada, nem arredonde para mais (por exemplo, dar 5 mL do xarope quando a dose recomendada era de 4 mL). As medicações para crianças são calculadas por peso e doses maiores que o recomendado podem causar mais efeitos colaterais ou intoxicações.
  4.  Nunca medique a criança com o mesmo remédio antes do intervalo recomendado. Dar medicamentos em excesso pode causar intoxicação.

Dicas finais sobre remédio de febre infantil

Apesar de já alertado no texto, não custa frisar que, apesar de na maioria dos casos, os remédios para febre infantil aqui listados serem os mais recomendados, consulte um pediatra, pode ser que o seu caso necessite de solução específica.

Além disso, antes de partir para um remédio de febre infantil, talvez seja possível, no seu caso, diminuir a febre com chás que aumentam a transpiração, existem diversas ervas que estimulam a transpiração e isso auxilia na diminuição da temperatura do corpo, por exemplo:

  • gengibre;
  • hortelã;
  • camomila.

Cuidado também com indicações de chás. Eles não devem ser dados para crianças menores de 6 meses e diversos chás são contra-indicados para crianças. Gengibre não é recomendado para menores de 2 anos.   Além dessas, existem outras ervas e estratégias, por exemplo, você pode dar um banho na criança, colocar uma toalha no rosto, no peito e na nuca.

Você pode também fazer uma combinação de estratégias e chás, mas lembre, isso só se a temperatura não estiver tão alta, se a temperatura estiver acima de 38 graus, ou acompanhada de outros sintomas, é melhor procurar um especialista.

E por fim, compartilhe esse texto em suas redes sociais, salve no Pinterest, afinal, você não sabe quando vai precisar dessas dicas. E não deixe de comentar, que remédio de febre infantil você costuma dar para seus filhos? Estamos ansiosos por seus comentários.

Remédio de febre infantil