Sair na frente da concorrência é o principal objetivo de qualquer negócio dentro do mercado B2B, ainda mais diante de um cenário extremamente competitivo.
Para isso, é necessário saber todas as estratégias para crescer e se destacar em seu respectivo nicho.
De acordo com o Entre Utilidades no modelo de mercado B2B, abreviação de business to business – ou, em tradução literal para a nossa língua, de empresa para empresa.
Ao se utilizar dessa estratégia, devemos ter em mente que não vamos apenas modificar o cliente final e o público de nosso produto, como também modificamos os preços, o marketing e toda a logística.
Não só isso, mas é importante adotarmos estratégias para sair na frente da concorrência, como por exemplo, a criação de lista de empresas por CNAE.
Diante de inúmeros desafios para fazer com que o seu negócio cresça dentro do mercado B2B.
A maior dúvida deve ser compreender o que são essas estratégias, como sair na frente da concorrência e fazer com que a sua empresa se destaque diante de tantas outras.
Para isso, fique por dentro das estratégias mais utilizadas para crescer!
Construa um plano estratégico
Antes de tomar qualquer decisão dentro do mercado de modelo business to business, é necessário elaborar um plano estratégico, com o objetivo principal de sair na frente da concorrência e crescer de acordo com seus acertos e erros presentes no cenário.
Entretanto, o primeiro passo para começar a elaborar tal plano estratégico é perguntar: quem é o meu cliente?
Já que, neste modelo, uma empresa se comunica com outra, com o principal objetivo de atrair leads qualificados e os transformar em clientes fiéis, estabelecer quem é o seu cliente ideal, e qual é o público-alvo que o serviço ou produto que a sua empresa oferece é essencial para se ter uma base sólida, de modo a estabelecer um plano estratégico para se seguir.
Quando se tem definida esta base, é ideal que se saiba a total complexidade em que as vendas são feitas dentro do mercado B2B.
Tudo isso por conta de que, as vendas neste método, são mais racionais e o tempo de negociação é maior.
Há fatores essenciais para a redução da dificuldade de se fechar uma venda neste modelo, como tempo, equipe e dinheiro investido no negócio.
Entretanto, tudo isto é em vão, caso o empreendedor não saiba como sair na frente da concorrência e crescer com destaque dentro do nicho estabelecido. Existem dicas cruciais na hora de dar início a negociação, são elas:
- Compreender bem as necessidades do seu cliente
- Analisar a concorrência de forma crítica
- Manter uma equipe colaborativa unida e bem estruturada, para alcançar todas as metas e objetivos estabelecidos em conjunto no início.
Porém, mesmo que essas dicas sejam extremamente importantes para o bom andamento do seu negócio.
Não são elas que irão determinar o seu sucesso!
Há diversas estratégias e tendências atuais no mercado B2B, que devem ser seguidas ou, ao menos, analisadas para que o seu negócio possa sair na frente da concorrência e ganhar o destaque que merece.
Crie uma Lista de Empresas por segmento
A primeira estratégia para sair na frente da concorrência é a elaboração de uma lista de empresas por segmento.
Mas, o que é uma lista de empresas por segmento? Por que criar ela?
Uma lista de empresas por segmento, ou também conhecidas como lista de empresas por CNAE nada mais é do que a separação de diversos negócios em grupos específicos de forma organizada.
Ou seja, cada empresa será organizada conforme a sua área de atuação, o seu nicho de mercado e outras características em comum entre elas.
Ao nos depararmos com um mercado repleto de novos empreendimentos e que se torna cada vez mais competitivo, observamos a necessidade de separar cada empresa em determinados grupos, com características e nicho de mercado em comum, para organizar estratégias de venda e de marketing específicas a cada uma delas e, assim, sair na frente da concorrência.
Dessa forma, além de ser possível criar inúmeras estratégias de marketing e de prospecção ativa de clientes, a elaboração de uma lista de empresas por segmento também otimiza todo o processo de vendas da sua empresa e a própria gestão interna dela.
Vendamarketing
Outra forma de sair na frente da concorrência e ganhar destaque dentro do seu nicho de mercado é através da estratégia de Vendamarketing.
Bastante adotada atualmente, que promete trazer excelentes resultados para o crescimento da sua empresa!
A vendamarketing é a fusão, ou melhor, o alinhamento entre as equipes de vendas e de marketing.
De forma que ambos tenham uma boa comunicação entre si, fluxo de dados bidirecional e o compartilhamento do conjunto de entregas.
O principal ponto desta união é que, dessa forma, trabalha-se com todo o caminho percorrido pelo cliente: desde sua atração pelo marketing, a realização da venda e o pós-vendas.
Para realizar a união destes dois processos, basta estabelecer um funil de vendas e tratar em conjunto de todas as etapas:
- a atração através do marketing;
- a captação dos leads qualificados;
- iniciar o processo de venda;
- e manter um bom relacionamento com o cliente.
De certa forma, esta é uma maneira bem prática para sair na frente da concorrência, que gera bons resultados e diversos benefícios para a sua empresa.
Como por exemplo, a geração de leads mais qualificados, melhora o custo benefício e encurta todo esse ciclo de vendas, tornando-o mais otimizado.
Por fim, a junção destes dois processos e das suas respectivas equipes, assim como suas táticas e estratégias de forma que ambos os processos trabalhem de forma mútua.
É uma excelente maneira de sair na frente da concorrência e se destacar no mercado, através da otimização do seu processo de venda e de gestão interna.
Estruturação de processos no Bizagi
Outra grande estratégia para sair na frente da concorrência é através da estruturação de processos de negócios.
Com o principal objetivo de identificar oportunidades para melhorar os processos internos da empresa, assim como a agilidade, eficiência e a organização do seu negócio, a modelagem de processos é uma excelente alternativa.
Bom, a estruturação de processos é uma técnica que consiste na documentação, elaboração de projetos e otimização de todos os processos internos envolvidos em uma empresa.
Tudo isso é feito através da elaboração de um esquema visual, onde se observa os estágios e o fluxo de todos os processos presentes em determinada empresa.
Os benefícios desta estratégia são nítidos: melhora na eficiência, agilidade e a padronização do seu negócio. Ficou interessado?
A plataforma do Bizagi é a ideal para estruturar os processos da sua empresa e fazer ela sair na frente da concorrência com a qualidade que ela merece!
O Bizagi apresenta uma interface extremamente fácil de usar, que simplifica todo o processo de mapeamento sem que você precise conhecer os detalhes técnicos.
É grátis e apresenta inúmeros recursos para aprender mais a respeito. Quer sair na frente da concorrência? Conheça o Bizagi!
Conclusão
Por fim, há inúmeras estratégias e fatores para sair na frente da concorrência dentro do mercado B2B.
Entretanto, quando todos estes estão estabelecidos de forma prévia em conjunto com uma série de metas e objetivos, a trajetória para o sucesso se torna mais rápida.
Bons negócios,
Abraço!