Sair na frente da concorrência é o principal objetivo de qualquer negócio dentro do mercado B2B, ainda mais diante de um cenário extremamente competitivo.
Para isso, é necessário saber todas as estratégias para crescer e se destacar em seu respectivo nicho.
De acordo com o Entre Utilidades no modelo de mercado B2B, abreviação de business to business – ou, em tradução literal para a nossa língua, de empresa para empresa.
Ao se utilizar dessa estratégia, devemos ter em mente que não vamos apenas modificar o cliente final e o público de nosso produto, como também modificamos os preços, o marketing e toda a logística.
Não só isso, mas é importante adotarmos estratégias para sair na frente da concorrência, como por exemplo, a criação de lista de empresas por CNAE.
Diante de inúmeros desafios para fazer com que o seu negócio cresça dentro do mercado B2B.
A maior dúvida deve ser compreender o que são essas estratégias, como sair na frente da concorrência e fazer com que a sua empresa se destaque diante de tantas outras.
Para isso, fique por dentro das estratégias mais utilizadas para crescer!
Construa um plano estratégico
![Construa um plano estratégico Construa um plano estratégico](https://babyou.com.br/wp-content/uploads/2021/12/Construa-um-plano-estrategico.jpg)
Antes de tomar qualquer decisão dentro do mercado de modelo business to business, é necessário elaborar um plano estratégico, com o objetivo principal de sair na frente da concorrência e crescer de acordo com seus acertos e erros presentes no cenário.
Entretanto, o primeiro passo para começar a elaborar tal plano estratégico é perguntar: quem é o meu cliente?
Já que, neste modelo, uma empresa se comunica com outra, com o principal objetivo de atrair leads qualificados e os transformar em clientes fiéis, estabelecer quem é o seu cliente ideal, e qual é o público-alvo que o serviço ou produto que a sua empresa oferece é essencial para se ter uma base sólida, de modo a estabelecer um plano estratégico para se seguir.
Quando se tem definida esta base, é ideal que se saiba a total complexidade em que as vendas são feitas dentro do mercado B2B.
Tudo isso por conta de que, as vendas neste método, são mais racionais e o tempo de negociação é maior.
Há fatores essenciais para a redução da dificuldade de se fechar uma venda neste modelo, como tempo, equipe e dinheiro investido no negócio.
Entretanto, tudo isto é em vão, caso o empreendedor não saiba como sair na frente da concorrência e crescer com destaque dentro do nicho estabelecido. Existem dicas cruciais na hora de dar início a negociação, são elas:
- Compreender bem as necessidades do seu cliente
- Analisar a concorrência de forma crítica
- Manter uma equipe colaborativa unida e bem estruturada, para alcançar todas as metas e objetivos estabelecidos em conjunto no início.
Porém, mesmo que essas dicas sejam extremamente importantes para o bom andamento do seu negócio.
Não são elas que irão determinar o seu sucesso!
Há diversas estratégias e tendências atuais no mercado B2B, que devem ser seguidas ou, ao menos, analisadas para que o seu negócio possa sair na frente da concorrência e ganhar o destaque que merece.
Crie uma Lista de Empresas por segmento
A primeira estratégia para sair na frente da concorrência é a elaboração de uma lista de empresas por segmento.
Mas, o que é uma lista de empresas por segmento? Por que criar ela?
Uma lista de empresas por segmento, ou também conhecidas como lista de empresas por CNAE nada mais é do que a separação de diversos negócios em grupos específicos de forma organizada.
Ou seja, cada empresa será organizada conforme a sua área de atuação, o seu nicho de mercado e outras características em comum entre elas.
Ao nos depararmos com um mercado repleto de novos empreendimentos e que se torna cada vez mais competitivo, observamos a necessidade de separar cada empresa em determinados grupos, com características e nicho de mercado em comum, para organizar estratégias de venda e de marketing específicas a cada uma delas e, assim, sair na frente da concorrência.
Dessa forma, além de ser possível criar inúmeras estratégias de marketing e de prospecção ativa de clientes, a elaboração de uma lista de empresas por segmento também otimiza todo o processo de vendas da sua empresa e a própria gestão interna dela.
Vendamarketing
Outra forma de sair na frente da concorrência e ganhar destaque dentro do seu nicho de mercado é através da estratégia de Vendamarketing.
Bastante adotada atualmente, que promete trazer excelentes resultados para o crescimento da sua empresa!
A vendamarketing é a fusão, ou melhor, o alinhamento entre as equipes de vendas e de marketing.
De forma que ambos tenham uma boa comunicação entre si, fluxo de dados bidirecional e o compartilhamento do conjunto de entregas.
O principal ponto desta união é que, dessa forma, trabalha-se com todo o caminho percorrido pelo cliente: desde sua atração pelo marketing, a realização da venda e o pós-vendas.
Para realizar a união destes dois processos, basta estabelecer um funil de vendas e tratar em conjunto de todas as etapas:
- a atração através do marketing;
- a captação dos leads qualificados;
- iniciar o processo de venda;
- e manter um bom relacionamento com o cliente.
De certa forma, esta é uma maneira bem prática para sair na frente da concorrência, que gera bons resultados e diversos benefícios para a sua empresa.
Como por exemplo, a geração de leads mais qualificados, melhora o custo benefício e encurta todo esse ciclo de vendas, tornando-o mais otimizado.
Por fim, a junção destes dois processos e das suas respectivas equipes, assim como suas táticas e estratégias de forma que ambos os processos trabalhem de forma mútua.
É uma excelente maneira de sair na frente da concorrência e se destacar no mercado, através da otimização do seu processo de venda e de gestão interna.
Estruturação de processos no Bizagi
Outra grande estratégia para sair na frente da concorrência é através da estruturação de processos de negócios.
Com o principal objetivo de identificar oportunidades para melhorar os processos internos da empresa, assim como a agilidade, eficiência e a organização do seu negócio, a modelagem de processos é uma excelente alternativa.
Bom, a estruturação de processos é uma técnica que consiste na documentação, elaboração de projetos e otimização de todos os processos internos envolvidos em uma empresa.
Tudo isso é feito através da elaboração de um esquema visual, onde se observa os estágios e o fluxo de todos os processos presentes em determinada empresa.
Os benefícios desta estratégia são nítidos: melhora na eficiência, agilidade e a padronização do seu negócio. Ficou interessado?
A plataforma do Bizagi é a ideal para estruturar os processos da sua empresa e fazer ela sair na frente da concorrência com a qualidade que ela merece!
O Bizagi apresenta uma interface extremamente fácil de usar, que simplifica todo o processo de mapeamento sem que você precise conhecer os detalhes técnicos.
É grátis e apresenta inúmeros recursos para aprender mais a respeito. Quer sair na frente da concorrência? Conheça o Bizagi!
Conclusão
Por fim, há inúmeras estratégias e fatores para sair na frente da concorrência dentro do mercado B2B.
Entretanto, quando todos estes estão estabelecidos de forma prévia em conjunto com uma série de metas e objetivos, a trajetória para o sucesso se torna mais rápida.
Bons negócios,
Abraço!