Turismo Ambiental, o que é, quais os diferenciais e dicas de atividades

O turismo ambiental cresceu nos últimos anos como tendência para os viajantes. Especialmente durante a pandemia iniciada em 2020, onde muitas pessoas buscaram o aluguel de carros para ter mais contato com a natureza, evitando as aglomerações sociais.

Apesar de ter um termo semelhante ao turismo tradicional, pois ambos tem como objetivo as viagens para conhecer novos locais, o turismo ambiental apresenta diferenciais em suas atividades.

Por isso, neste artigo vamos abordar sobre o turismo ambiental, o que ele é, quais são os diferenciais e apresentar algumas dicas relacionadas a ele. 

Se você ficou interessado, continue conosco e aproveite a leitura!

O que é turismo ambiental?

O Ministério do Meio Ambiente define o turismo ambiental como a atividade que, de forma sustentável, usa o patrimônio cultural e natural de uma comunidade, mas preza pela sua conservação. 

Ou seja, as atividades do turismo ambiental promovem a vivência e o contato direto com a natureza, e a conservação do ambiente e da cultura local. 

E desta maneira, vai garantindo a satisfação de necessidades para o presente e também deixando um ambiente mais conservado para as futuras gerações.

Mas isso não quer dizer que o turismo ambiental também não pense no crescimento econômico da região. 

Pelo contrário, a ideia é promover o turismo sustentável, que valoriza as belezas naturais da região, mas conscientizando sobre a importância dos cuidados com a natureza. 

Qual é a diferença entre turismo ambiental e turismo tradicional?

Quando se pensa em turismo, os primeiros elementos que costumam vir à cabeça são arrumar as malas, viajar de carro ou avião e conhecer locais novos. Mas no turismo ambiental esse processo é diferenciado. 

Porque no turismo tradicional, é comum as pessoas buscarem agências para conhecer as opções de pacotes de viagens. E desconhecem o turismo ecológico e suas diferentes alternativas. 

A diferença entre ambos é que no turismo ambiental o turista tem um contato direto com a natureza, em uma vivência maior. Já no tradicional, este contato mais próximo não costuma acontecer.

O foco do turismo ambiental é repassar informações e dicas sobre a natureza, dando uma abertura maior para que os turistas conheçam a  cultura local e aprendam sobre educação ambiental. 

Qual é a relação entre turismo e o meio ambiente?

No turismo ambiental, há uma forte relação com o meio ambiente. Porque como o turismo é um dos setores mais presentes na sociedade, carrega consigo mais do que uma atividade econômica, mas também responsabilidade social em sua atuação. 

Portanto, o turismo pode impactar de maneira positiva no meio ambiente. Entretanto, muitas discussões apontam que o turismo predatório ainda é prejudicial. 

Mas a atividade turística não pode ser apontada como a principal causa para a destruição do meio ambiente. Contudo, a preocupação em criar ações para garantir a conservação deve ser incluída no turismo. 

E quando bem gerido, o turismo ajuda de forma importante a conservar o meio ambiente, porque promove a renda local, ao transformar os recursos naturais em áreas de visitação.

 O turismo ambiental também aumenta a qualidade de vida das comunidades que vivem nas regiões visitadas.

Quais são os benefícios gerados pelo turismo sustentável? 

A atividade sustentável do turismo ambiental o coloca como tendência para que sejam investidos ações de conservação dos recursos naturais e culturais existentes nas comunidades onde os turistas vão. 

Para ser considerada uma atividade de turismo ambiental, é preciso que alguns critérios sejam obedecidos. São eles: 

  • respeitar as comunidades locais;
  • respeitar os limites das condições naturais;
  • promover o envolvimento econômico efetivo das comunidades locais;
  • conservar o meio ambiente e a interação educacional do assunto.

Com as atividades de ecoturismo, o turista é capaz de incorporar na própria vida todas as experiências sobre consciência de preservação da natureza e dos patrimônios que ali estão, sem interferir no modo de vida das comunidades. 

Quais as principais atividades do turismo ecológico?

O turismo ambiental envolve diversos tipos de atividades, que promovem um grande encontro entre o turista e a natureza. Conheça abaixo quais são as principais. 

Acampamento

O acampamento permite que o turista se hospede  em meio a natureza. Para isso, é preciso ter  equipamentos apropriados, como barracas e uma estrutura de luz e banheiro. 

Mas para os mais ousados, há o acampamento selvagem, que não envolve nenhuma estrutura de suporte além da própria natureza.

Caminhada

Sejam em trilhas ou campos abertos, a caminhada é uma atividade do turismo ambiental que não exige tantos equipamentos adequados para realizá-la. Mas claro que roupas confortáveis, sapatos adequados e uma garrafa de água são indispensáveis!

Cavalgada

Alternativa para a caminhada, a cavalgada são os passeios a cavalo que acontecem em campos abertos. É outra excelente forma de contemplar a natureza sem prejudicar o meio ambiente.

Ciclismo

Praticado em grupo de de forma solitária, o ciclismo exige um equipamento necessário incluindo a bicicleta, itens de proteção, principalmente se for em um terreno mais difícil. É uma forma mais radical de contemplar a natureza.

Escalada

Quem optar por fazer escalada deve ter um certo condicionamento físico. Além disso, a presença de um profissional é muito importante para evitar os riscos de acidentes. 

Rapel

No rapel, os turistas descem montanhas, quedas d’águas e rochas, com suporte de uma corda e outros equipamentos de segurança. No caminho,  contemplam paisagens incríveis. 

Espeleoturismo

Esta é uma atividade do turismo ambiental onde os turistas exploram cavernas e grutas, conhecendo a história dos locais. 

Mergulho

Nesta atividade, os visitantes exploram o mundo embaixo d’água. E mesmo quem não tem experiência com mergulho pode curtir a natureza, porque profissionais orientam como praticar de forma segura. 

Montanhismo

Realizada em regiões de montanhas, a atividade inclui um conjunto de ações, como caminhada, escalada, cavalgada, entre outras.

Descida de Bote

Em um bote de borracha, os turistas descem rios e corredeiras. Essa é uma atividade do turismo ambiental muito procurada. 

Dicas para fazer o turismo ambiental

Algumas práticas podem ser adotadas por quem deseja fazer turismo ambiental, respeitando a natureza e aproveitando da melhor forma as belezas e os recursos naturais que os locais oferecem. 

Assim, veja algumas dicas para fazer turismo ambiental:

  • respeite a natureza e a cultura local;
  • de preferência para a economia local;
  • use formas de transporte mais sustentáveis;
  • valorize cada experiência;
  • preserve o meio ambiente com pequenos gestos.

Mais do que nunca, o turismo ambiental é uma maneira necessária para garantir não apenas a economia local, como também preservar o meio ambiente e proporcionar a conscientização coletiva sobre a importância dos cuidados com a natureza.

Turismo Ambiental