Atividades de alfabetização – 5 ideias lúdicas

Está em busca de atividades de alfabetização lúdicas, que ensinem as crianças em fase de alfabetização, enquanto elas se divertem?

Não há como negar que aprendemos com maior facilidade quando enquanto nos divertimos. E com as crianças não é diferente.

Afinal, a atividade lúdica chama a atenção dos pequenos, pois apresenta um contexto atrativo, onde a criança é convidada a ter uma experiência de ensino diferente. Portanto, o aluno aprende muitas vezes sem perceber que está estudando.

Logo, essas atividades são uteis aos mais diversos tipos de contextos pedagógicos. Inclusive, para alfabetizar.

Foi pensando nisso que resolvemos trazer no artigo de hoje 5 ideias lúdicas de atividades de alfabetização.

Acompanhe.

1. Atividades de alfabetização – Contação de histórias

A alfabetização é um processo que vai além da aquisição da escrita e da habilidade de leitura. Pois, envolve aspectos relativos a correta interpretação do uso da língua em diferentes situações, aspectos afetivos, sociais e o próprio desenvolvimento cognitivo infantil.

A contação de histórias é uma das melhores atividades de alfabetização justamente porque é capaz de trabalhar todos esses aspectos de uma forma lúdica. E ainda trabalha diversos elementos próprios da estrutura dos textos literários, como o narrador, personagens, cenários, entre outros.

Confira outros benefícios da contação de histórias:

  • Estimula a criatividade e a curiosidade;
  • Ajuda a formar o hábito da leitura;
  • É um momento de entretenimento e descanso mental.

Para isso, é possível ler para a criança, enquanto elas acompanham a história no livro junto com você. Ou até mesmo inventar uma história do zero junto com elas.

2. Atividades de alfabetização – a brincadeira do Stop

O jogo do Stop é muito popular entre as crianças em idade escolar. No entanto, essa brincadeira que as crianças já gostam também é uma das melhores atividades de alfabetização.

A brincadeira funciona assim:

  • Sorteie uma letra do alfabeto;
  • Defina as colunas a serem preenchidas (ex. animal, cor, cidade, nome próprio, etc);
  • A criança que terminar primeiro deve gritar “stop”, e apresentar suas palavras.
  • As crianças devem preencher cada coluna com uma palavra que inicia com a letra sorteada.

Essa atividade é perfeita para crianças que dominaram o básico da escrita e da leitura. É ideal para ampliação de vocabulário e para trabalhar ortografia, gramática e até conjuntos.

3. Cantar músicas e escrever a letra

Essa é uma das atividades de alfabetização que você pode adaptar. Pois, se a criança já souber escrever você pode pedir para anotar a letra da música. Mas, caso ainda não saiba bem, é possível ficar com a parte do canto.

Cantar é uma forma lúdica de aprender, já que as músicas podem ensinar muitas coisas, assim como livros, além de serem importantes para o aspecto emocional.

Para realizar a atividade escolha uma música adequada a faixa etária e cante junto com a turma. Você pode escrever a letra no quadro para ajudar, caso queira. E depois pedir para os alunos copiarem.

4. Atividades de alfabetização – jogo da forca

O jogo da forca é outro velho conhecido de qualquer pessoa. Afinal, a maioria de nós já jogou isso em algum momento da vida para passar o tempo e se divertir.

Mas, além de divertido, também é uma ótima ideia para escolher de atividades de alfabetização.

Para brincar com a turma, escolha uma palavra, faça o desenho da forca no quadro e comece o jogo. Cada criança tem o direito de dizer uma letra que acredite estar na palavra. Se uma criança errar, ou acertar, passe para a próxima. Assim, todos podem brincar.

Lembre-se: sempre que alguém erra você adiciona uma parte do boneco enforcado na brincadeira. Porém, quando a criança acertar, posicione a letra no lugar certo da palavra.

Ganha quem completar a palavra, e você pode brincar quantas vezes quiser.

Essa é uma atividade que estimula a criatividade, o raciocínio, a inteligência e a cognição infantil.

5. Caça palavras

Nada melhor que um bom caça palavras para divertir qualquer pessoa em momentos de tédio. Mas, essa é uma também uma excelente ideia de atividades de alfabetização. Pois, trabalha vocabulário, gramatica e ainda estimula o desenvolvimento do raciocínio.

Para isso, escolha um caça palavras adequado a faixa etária da turma e imprime uma cópia para cada aluno. Depois, é só distribuir aos alunos e pedir que encontrem todas as palavras.

Você ainda pode deixar tudo mais divertido organizando uma pequena competição para ver quem termina primeiro. E até levar um pequeno mino, como um bombom, para a criança que ganhar.

Conforme os alunos forem concluindo peça para colorem o caça palavras no caderno como registro da atividade realizada em classe.

Dicas finais

O melhor sobre todas as atividades de alfabetização de hoje é que você também pode realizar todas elas com seus filhos em casa.

Portanto, são ótimas ideias para momentos de lazer com as crianças, ou até para complementar os estudos em casa.

Curtiu as dicas? Comente!

Atividades de alfabetização