Bíblia da criança

Bíblia da criança: qual modelo escolher?

São centenas de opções de bíblia da criança, disponíveis para venda, e por esta razão, é quase uma tarefa impossível escolher aquele modelo que atende a todos os nossos interesses e especialmente os da criançada.

Afinal, qual a Bíblia ideal para os seus pequeninos? Qual editora é recomendável? A linguagem utilizada é simples? Será que é realmente própria para essa idade?

A escolha da bíblia da criança e dos livros infantis devem ter como base as características fundamentais de cada faixa etária, isto é, que seja adequada a cada um dos primeiros anos de vida da criança.

Uma criança de 2 anos, por exemplo, livros destinados a essa idade devem conter mais imagens do que textos, pois é nessa fase que as crianças começam a assimilar às imagens e os símbolos – então nada de confundir suas cabeças com um monte de textos que só vão atrapalhá-los na hora de entender a Palavra de Deus.

Já a fase que abrange as idades de 2 a 5 anos, é onde acontece o desenvolvimento da linguagem oral, a percepção do mundo e o relacionamento entre imagens e palavras, assim como o som e o ritmo.

Portanto, os livros destinados a essa idade, devem ter como base a audição. Neste sentido, a criança escuta os textos, enxerga as figuras e assimila o conteúdo em sua mente – de preferência aqueles livros que ofereçam histórias curtas e enredo simples.

E como você sabe, incentivar a leitura da Bíblia aos pequenos é uma etapa essencial, não só para a formação cristã da criança, como também humana.

Se tratando da Bíblia ou do livro infantil, é importante apostar naqueles produtos que tenham as páginas mais grossas – popularmente conhecido como livros cartonados –, o que facilita na hora do manuseio e impede que os bebês a rasguem.

E agora que você já sabe de tudo isso, a seguir, reunimos uma variedade de bíblias e livros infantis para você escolher e que podem ser encontrados facilmente em lojas online e até mesmo, físicas.

Vamos descobrir?

#1 – Bíblia da Criança – Você e Eu (Sociedade Bíblica do Brasil)

A bíblia da criança Você e Eu, conta com até 22 histórias bíblicas elaboradas especialmente para os bebês.

Ela possui uma narrativa bem leve e descontraída, além de apresentar uma série de dicas para os pais brincarem com os seus filhos de maneira carinhosa, enquanto os ensina sobre os ensinamentos de Cristo.

Seja aquele abraço apertado ao final de cada história, as cócegas e muito mais – tudo para você e seu pequenino se sentirem ainda mais conectados.

Sucesso garantido entre as crianças, ela também oferece capa almofadada e páginas em estilo cartonado.

#2 – Porções Especiais da Bíblia (Todo Livro)

A Porções Especiais da Bíblia é mais uma das excelentes opções para aqueles pais que querem aproximar os seus filhos da Palavra de Deus.

São diversas versões sobre algumas das passagens bíblicas mais famosas e também pouco mencionadas. Você encontrará histórias sobre os 10 mandamentos, o Salmo 23, o Sermão da Montanha, e assim por diante.

Todas elas com uma linguagem simples e lúdica para que as crianças aprendam enquanto se divertem.

#3 – Bíblia do Bebê – Histórias Bíblicas (Editora Ciranda Cultural)

Desenvolvida especialmente para os bebês, as histórias da bíblia da criança Histórias Bíblicas, foram selecionadas com o máximo de cuidado pelos autores, possuindo ilustrações fofas e totalmente coloridas.

Assim como a Porções Especiais da Bíblia, cada uma dessas histórias inclui atividades que podem ser realizadas ao lado dos seus filhos – por exemplo, na história da criação, onde se fecha os olhos para ficar no escuro e abre os olhos para ver a luz.

No decorrer desta Bíblia, você também encontrará pequenas orações ao final de cada citação, trazendo uma experiência ainda mais enriquecedora para a criança.

Da mesma forma, as páginas são produzidas em papel cartonado e bem fáceis de manusear.

#4 – Bíblia da Criança – Bíblia dos Meninos e das Meninas (Editora Mundo Cristão)

A Bíblia dos Meninos e das Meninas oferecem dois tipos de bíblias, tanto para os garotos, quanto para as garotas.

Apesar das versões serem um pouco distintas, o que muda mesmo é a cor e algumas histórias que podem ser encontradas enquanto folheia este material (contos sobre os homens de Deus para os meninos, e mulheres de Deus para as meninas).

Mas, em ambas versões você terá à sua disposição um livro repleto de histórias bíblicas e um dos mais extensos dessa lista, uma vez que essa Bíblia é direcionada para as crianças de 5 a 7 anos.

#5 – Bíblia das descobertas para os pequenos (Sociedade Bíblica do Brasil)

Como o próprio nome já diz, nesta Bíblia, as crianças encontrarão um acervo de histórias para descobrirem os ensinamentos da Palavra de Deus.

Como tal, cada conto tem uma lista de itens que os pequeninos devem descobrir onde estão na ilustração, assim, o aprendizado se torna maior, além delas desenvolverem mais rápido a área do cérebro responsável pela resolução de problemas.

Com ilustrações bem coloridas, além de uma capa almofadada e páginas bem grossas, você pode esperar seus filhos se divertirem com o máximo de qualidade possível.

#6 – Bíblia das Descobertas

Indicada especialmente para crianças de 7 a 11 anos que já desenvolveram o hábito da leitura, Descobertas oferece uma introdução lúdica para que os pequeninos possam ir se situando por conta própria sem a ajuda dos pais.

Além disso, nesta bíblia da criança você também encontra tirinhas que fazem um breve resumo do que será lido nas próximas páginas.

Diferente das outras opções listadas aqui, a Bíblia das Descobertas leva os leitores até a época em que as histórias se passaram. Também há um espaço exclusivo para estimular o debate em família, além de um vocabulário ao final do texto.

Conclusão

As sugestões de bíblia da criança que listamos aqui, te ajudará a escolher aquelas que mais se adaptam com o seu perfil e a dos seus filhos.

Mas, melhor que isso, é utilizar estes materiais para aproximar ainda mais os laços com o seu pequenino, por meio de histórias saudáveis, especiais e – acima de tudo – envolvidas em todo o amor de Cristo.

Se você curtiu as nossas dicas, não deixa de compartilhar este artigo com outras pessoas. Assim, mais pessoas conheceram estas sugestões e poderão compartilhá-las pro mundo. Que tal?

Grande abraço!