A multiplicação básica de números do 1 ao 10 é chamada de tabuada e, desde que o mundo é mundo, segue sendo um dos principais temas das aulas de matemática no ensino fundamental. Entretanto, com o passar do tempo, ficou claro que fórmulas decoradas não são tão eficazes. Assim, como ensinar tabuada de modo que a criança aprenda efetivamente sem a memorização pela repetição?
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Centro de Aprendizagem em Avaliação e Resultados para o Brasil e a África Lusófona, durante o tempo de aulas remotas na pandemia, as crianças tiveram mais dificuldades para aprender matemática do que língua portuguesa. Esse dado gera um alerta para que os professores encontrem novas estratégias para apresentar os conceitos e aplicar as lições.
É muito comum que crianças em idade escolar não tenham muita afinidade com a Matemática e tenham esta como a pior matéria de todas. Desta forma, quando os estudantes são incentivados a decorar as fórmulas básicas, como no caso da tabuada, o estímulo ao aprendizado é ainda menor.
Portanto, é possível encontrar maneiras de ensinar tabuada de forma lúdica e incentivar o aprendizado real das multiplicações. Quer saber como? Continue acompanhando este artigo e descubra como ensinar multiplicação de forma lúdica!
Como ensinar tabuada de forma lúdica?
O aprendizado da matemática no ensino fundamental é um desafio para muitas crianças. Assim, quando chega a hora de ensinar tabuada, os professores devem pensar em formas criativas e lúdicas de passar este conhecimento para os pequenos.
Isso porque é fundamental que a criança entenda os motivos pelos quais ela precisa aprender aquele conteúdo e se sinta interessada pelo assunto. Desta maneira, jogos matemáticos e brincadeiras são excelentes ferramentas para ensinar tabuada.
Para ajudá-lo a saber como ensinar tabuada de forma lúdica, preparamos algumas sugestões. Confira!
Dominó da multiplicação – como ensinar multiplicação de forma lúdica
Um simples jogo de dominó pode se tornar uma ótima ferramenta para ensinar tabuada de forma lúdica para as crianças. Para fazer isso, desenhe em uma cartolina ou papelão as peças do jogo e, na parte de cima, escreva números de sua escolha.
Na parte de baixo, escreva operações de multiplicação que resultarão nos produtos escritos na parte superior de outras peças.
Assim, na hora de brincar, ensine as regras do dominó comum para as crianças e as instrua sobre como fazer neste, da seguinte maneira: o lado em que estão escritas as operações 1×4, 2×2 e 4×1, por exemplo, deve ser combinado com o lado de outra peça em que está escrito o número 4.
Quebra-cabeça da multiplicação
Outra dica de como ensinar tabuada de forma lúdica é este quebra-cabeça da multiplicação. Para fazê-lo, basta selecionar um desenho simples, imprimi-lo e recortá-lo em nove peças exatamente do mesmo tamanho.
Em outro papel, desenhe um retângulo do mesmo tamanho da ilustração impressa e reparta-o igualmente em nove partes do mesmo tamanho. Então, escreva em cada espaço deste retângulo uma operação de multiplicação.
Nas peças do desenho, escreva os resultados das operações na parte correspondente à operação, de modo que, ao montar o quebra-cabeças, estes combinem entre si e formem a ilustração completa.
É interessante imprimir vários modelos com desenhos e operações diferentes e distribuí-los entre grupos de crianças. Assim, conforme os alunos montam os quebra-cabeças, podem trocar com os colegas para que o aprendizado seja ainda mais instigante.
Atividades de multiplicação para imprimir
As folhas de atividades impressas e distribuídas entre os alunos como dever de casa ou exercícios em sala de aula continuam sendo uma aposta eficaz de como ensinar tabuada, uma vez que estas costumam contar com desenhos familiares aos pequenos e propostas criativas e lúdicas.
Desta maneira, é possível utilizar esse tipo de atividade de matemática em sala de aula com as crianças do ensino fundamental para ensinar as operações básicas de multiplicação.
Estas foram apenas algumas dicas de como ensinar tabuada de forma lúdica para crianças. Há, ainda, diversas outras maneiras criativas e divertidas de passar esse conhecimento aos pequenos para desenvolvimento da carreira.
O importante é que os alunos entendam a importância de aprender e a aplicabilidade desse aprendizado em seu dia a dia. Assim, é sempre muito útil apresentar a eles exemplos práticos de como a tabuada é usada no cotidiano.