O parto natural, considerado o parto normal, é aquele que ocorre através da vagina sem intervenção da epidural. Significa o fim da gravidez e ocorre normalmente entre a 37a e a 40a semana de gestação. Mas como se preparar para o parto normal?
Para ajudar você a entender mais sobre como se preparar para o parto normal, nós preparamos o artigo de hoje sobre o assunto. Quer saber mais? Então acompanhe agora mesmo!
Como se preparar para o parto normal?
Para se preparar para um parto natural, recomenda-se que a mulher conheça uma série de técnicas que a ajudem a diminuir a dor, algumas das quais devem ser realizadas no momento do parto. As mais utilizadas são:
- O hipnoparto, que consiste em tentar alcançar um estado de hipnose durante o parto.
- Usar imagens visuais para relaxar e diminuir os nervos. Uma das mais úteis é pensar no rosto do seu bebê.
- Olhar nos olhos do seu parceiro dando a mão.
- Dar longas caminhadas dias antes do parto. Caminhar pode ajudar o parto a ocorrer de forma mais fácil.
- Fazer yoga, pois as posturas e respirações desta técnica podem ser muito úteis no momento do parto.
Quer o parto seja com ou sem epidural, recomenda-se ter assistido a aulas de preparação para o parto para conhecer as condições desta fase final da gravidez e saber o que será enfrentado, tanto emocional como fisicamente.
Além disso, para se preparar corretamente, é preciso deixar tudo pronto antes, desde a bolsa de maternidade até pensar como deve ser a saída da maternidade. Isso irá relaxar você durante o parto, fazendo com que tudo se torne mais fácil.
O parto passo a passo
Agora que você já sabe como se preparar para o parto normal, vamos ver como acontece o parto normal passo a passo:
Dilatação
Uma vez que o momento do parto já tenha começado com a ruptura da água, a mulher começa a dilatar: a vagina alarga-se para facilitar a passagem do bebê.
As contrações ajudam a preparar o colo do útero para que ocorra a dilatação. Quando se chega aos 10 cm, a dilatação está completa.
Empurrar
A próxima etapa do parto é a de empurrar, também conhecida como trabalho de parto. A grávida deve fazer esforços muito fortes de expulsão.
As contrações e o próprio impulso do bebê ajudam a sair a cabeça. As fontanelas, parte superior da cabeça do bebê, permitem que a cabeça se deforme para passar pelo estreito canal uterino.
Nascimento
Quando a cabeça está fora, o médico retira rapidamente os restos de sangue e líquido amniótico do nariz e da boca para que o bebê não tenha dificuldades ao respirar. Nos empurrões posteriores, os ombros e o resto do corpo sairão. Agora o bebê já nasceu.
As contrações continuam uma vez que a criança nasceu para expulsar a placenta. Isso não causa praticamente dor em comparação com a passagem do bebê.
Vantagens do parto normal
De um modo geral, podemos dizer que uma das principais vantagens do parto normal é que, ao não utilizar técnicas invasivas como as próprias da cesariana, existem menos riscos para a saúde da mãe e do bebê.
Além disso, a recuperação após o nascimento é mais rápida e confortável para a mãe em comparação com as mulheres que deram à luz por cesariana.
Por outro lado, o parto normal não deixa cicatrizes no abdômen (na cesariana é feito um corte no abdômen que depois é fechado com pontos ou grampos), embora seja comum que, a nível vaginal, sejam necessários pontos de sutura devido ao possível rasgo produzido pela saída do bebê.
Em relação ao parto sem epidural, muitas mulheres consideram-no “mais real”. Este tipo de parto interpreta o nascimento como uma fase da vida preciosa e da qual se deve sentir completamente a cada instante.
Uma vez terminado o parto, a mulher sente-se muito realizada e, apesar da dor sofrida, a maioria das mulheres insiste que repetiria a experiência.
Pronto! Agora você já sabe como se preparar para o parto normal, bem como as vantagens que traz para a mãe e para o bebê.